Seguidores

quarta-feira, 6 de março de 2024

“LANÇAMENTO DO MOSSORÓ CIDADE JUNINA 2024, PELO EXCELENTÍSSIMO DR. ALLYSON LEANDRO BEZERRA SILVA, M.D. PREFEITO DE MOSSORÓ, ÀS 18HS NO DIA 06.03. 2024 (quarta-feira),” EM ATO SOLENE, NO FESTEJADO AMBIENTE DO HOTEL THERMAS DE MOSSORÓ,

          1481522002230_PastedImage

“LANÇAMENTO DO MOSSORÓ CIDADE JUNINA 2024, PELO EXCELENTÍSSIMO DR. ALLYSON LEANDRO BEZERRA SILVA, M.D. PREFEITO DE MOSSORÓ, ÀS 18HS NO DIA 06.03. 2024 (quarta-feira),” EM ATO SOLENE, NO FESTEJADO AMBIENTE DO HOTEL THERMAS DE MOSSORÓ, CREDENCIADO NA CATEGORIA DE MUITAS ESTRELAS NA ÁREA GASTRONÔMICA, ALÉM DE SAUDÁVEL ACOMODAÇÃO E ATENDIMENTO-BINÔMIO DE PERFEIÇÃO EM HOTELARIA. 

  

 MOSSORÓ-RN, 05 de março de 2024 - OFÍCIO. Nº 011/2024.

  

RECEBES ESTE EXPEDIENTE PORQUE A ASCRIM O(A)VALORIZA E RESPEITA, PELO ALTO NÍVEL DE QUEM TEM O PRESTÍGIO DE SER ASSIM CONSIDERADO(a) ! 

        

“REVERENCIAL DO PRESIDENTE E VICE-PRESIDENTA EXECUTIVOS DA ASCRIM ao “LANÇAMENTO DO MOSSORÓ CIDADE JUNINA-MCJ 2024”!

CONSAGRADA – ENTRE TANTAS LIGADAS AO DIGNIFICANTE DESENVOLVIMENTO CIVILIZATÓRIO -, COMO UMA DAS MAIORES FESTAS DO GÊNERO NO PAÍS – JÁ COMENTADA EM MUITOS PAÍSES EUROPEUS, NO CATÁLOGO TURÍSTICO INTERNACIONAL, O TRANSCURSO DO MOSSORÓ CIDADE JUNINA 2024”, AGUARDADA ANUALMENTE NO INÍCIO DE JUNHO, EXALTA OS GRANDES FEITOS HISTÓRICOS DE MOSSORÓ-RN, TENDO POR FOCO A VALORIZAÇÃO E PRESERVAÇÃO DAS TRADIÇÕES CULTURAIS DO POVO MOSSOROENSE, ENALTECENDO OS PROFUNDOS ASPECTOS RELIGIOSOS – ALVO DOS EVENTOS PROTAGONIZADOS PELOS FILHOS DA TERRA DO PAÍS DE MOSSORÓ, EM TODOS OS ÂMBITOS CULTUADOS NO PERÍODO JUNINO ! 

 OS DETALHES ALUSIVOS AO RIQUÍSSIMO CABEDAL DA “MCJ 2024” SERÁ ANUNCIADA OFICIALMENTE PELO EXCELENTÍSSIMO DR. ALLYSON LEANDRO BEZERRA SILVA, M.D. PREFEITO DE MOSSORÓ, ÀS 18HS NO DIA 06.03. 2024 (quarta-feira), EM ATO SOLENE, NO FESTEJADO AMBIENTE DO HOTEL THERMAS DE MOSSORÓ, CREDENCIADO NA CATEGORIA DE MUITAS ESTRELAS NA ÁREA GASTRONÔMICA, ALÉM DE SAUDÁVEL ACOMODAÇÃO E ATENDIMENTO, BINÔMIO DE PERFEIÇÃO EM HOTELARIA !   

ENFATIZAMOS NOSSO CONTÍNUO INCENTIVO DE RECONHECIMENTO E DE ELEVADA ESTIMA E DE ALTA CONSIDERAÇÃO ÀS INSTITUIÇÕES, À EXEMPLO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE MOSSORÓ QUE SEMPRE SE PREOCUPA EM PROMOVER ATIVIDADES NOTABILIZADAS PELA ÊNFASE CULTURAL, EM DEFESA DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO DO SEU POVO, EMBASADO NAS PERSPECTIVAS DE PROGRESSO ECONÔMICO E SOCIAL !


É  PRAXE DESTA PRESIDÊNCIA, QUANDO OFICIALMENTE CONVIDADO/COMUNICADO (VIA EPISTOLAR OU ELETRÔNICA), TEMPESTIVAMENTE(3 DIAS CORRIDOS), DIGNAR-SE RESPONDER, EM TEMPO HÁBIL, ÀS ECLÉTICAS MENSAGENS  DO(A)S EXCELENTÍSSIMO(A)S PRESIDENTE(A)S E ENTUSIASTAS DIRIGENTES DE ENTIDADES CULTURAIS/LITERÁRIAS E INSTITUIÇÕES GOVERNAMENTAIS, EXEMPLO QUE NOTABILIZA O VIÉS DE UM(A) DIRIGENTE INTELECTUAL CORRESPONDER A ESSE ECLETISMO, PORQUE SABE A DIFERENÇA ENTRE O LIAME DA PARTILHA E DO PRESTÍGIO QUE ASCENDE E CRESCE, NO INTERCÂMBIO DOS QUE RESPEITAM OS ABNEGADOS DEFENSORES DA CULTURA MOSSOROENSE.  

    DESTA FORMA, AGRADECENDO AO EXCELENTÍSSIMO DR. ALLYSON LEANDRO BEZERRA SILVA, M.D. PREFEITO DE MOSSORÓ, PELO ESPECIAL CONVITE, DESTACA-SE ATRIBUIR MESMO VALOR DE PARTILHA, DIZENDO QUE É UMA GRANDE HONRA CONFIRMAR QUE NOS FAREMOS REPRESENTAR OFICIALMENTE ÀS 18HS NO DIA 06.03. 2024 (quarta-feira).


“LANÇAMENTO DO MOSSORÓ CIDADE JUNINA 2024, PELO EXCELENTÍSSIMO DR. ALLYSON LEANDRO BEZERRA SILVA, M.D. PREFEITO DE MOSSORÓ, ÀS 18HS NO DIA 06.03. 2024 (quarta-feira),” EM ATO SOLENE, NO FESTEJADO AMBIENTE DO HOTEL THERMAS DE MOSSORÓ, CREDENCIADO NA CATEGORIA DE MUITAS ESTRELAS NA ÁREA GASTRONÔMICA, ALÉM DE SAUDÁVEL ACOMODAÇÃO E ATENDIMENTO-BINÔMIO DE PERFEIÇÃO EM HOTELARIA.  

Transmissão ao vivo no canal do youtube: youtube.com/@prefeiturademossoro

     

PORTANTO, REPASSO O ASSUNTO DO ALVO CONVITE(ANEXO) DE IGUAL MODO, POR CÓPIA,  AS EXCELENTÍSSIMAS AUTORIDADES GOVERNAMENTAIS,  ACADÊMICOS DA ASCRIM E POTENCIAIS CANDIDATOS A ACADEMICOS DA ASCRIM E ACADEM, ILUSTRES PRESIDENTES DE ENTIDADES CULTURAIS E DIRIGENTES DE INSTITUIÇÕES RELIGIOSAS, GOVERNAMENTAIS, PÚBLICAS, PRIVADAS E MAÇÔNICAS,  JORNALISTAS E COMUNICADORES, POR SER DO INTERESSE, CLARO, DOS MESMOS, TOMAREM CONHECIMENTO E DIGNAREM-SE, DO SEU MISTER, CONFIRMAR SUAS PRESENÇAS, JUNTAMENTE COM AS EXCELENTÍSSIMAS FAMÍLIAS CONSORTES.    

    NESTA SINTONIA, UM CONVITE PARA PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS CULTURAIS E A CONFIRMAÇÃO, INTERCAMBIADOS ENTRE PARTICIPANTES E ENTIDADES SINGULARES, MERECE E FUNCIONA COMO UM “FEEDER”, EVIDENTE, REPASSADO A TODOS OS ACADÊMICOS E INTEGRANTES DE SEUS CORPOS ADMINISTRATIVOS/SOCIAIS, PELO SEU PRÓPRIO DIRIGENTE, CUJO ESSE FEEDBACK ALIMENTA, NATURALMENTE O FERVOR E A CONSIDERAÇÃO EM QUE SINGRAM OS INTELECTUAIS E SERVIDORES   DESSAS PLÊIADES.  

      CONVOCANDO OS ACADÊMICOS DA ASCRIM E ACADEM PARA ESSE MAGNO EVENTO, COMUNICO, AOS QUE COMPARECEREM E SE IDENTIFICAREM COMO TAIS NA SESSÃO SOLENE SUPRAMENCIONADA, DEVEM DIGNAR-SE CUMPRIR, NO QUE FOR POSSÍVEL, O RIGOR OBRIGATÓRIO ESTATUTÁRIO DE USO DO UNIFORME OFICIAL (VESTE TALAR), CONSOANTE NORMA ESTATUTÁRIA, ATRIBUTO DIGNITÁRIO DO DECORO INTELECTUAL E ORGULHO DA MORAL QUE ASSIM OS IDENTIFICA, ENTRE OS PARES, EM ATIVIDADES CULTURAIS DESSA GRANDEZA.  


SAUDAÇÕES ASCRIMIANAS,


FRANCISCO JOSÉ DA SILVA NETO 

-PRESIDENTE EXECUTIVO DA ASCRIM ACADEM- 


MARIA GORETTI ALVES DE ARAÚJO 

-PRESIDENTA EXECUTIVA INTERINA DA ASCRIM- 

 

P.S.: 1. CONSIDERANDO A ESSÊNCIA DA HUMANIDADE INTELECTUAL, INSERIDA NA REPRESENTATIVIDADE DE TODOS SEGMENTOS SOCIAIS ABAIXO RELACIONADOS, ENCAMINHA-SE ESTA CÓPIA ORIGINAL, EM CARÁTER PESSOAL DIRETO AOS  INSIGNES DIGNITÁRIOS: 

 

P.S.-2): EVENTUALMENTE – EM RESPOSTA À TRANSMISSÃO DE CONVITE - RECEPCIONAMOS MENSAGENS QUE NOS SÃO ENVIADAS PELOS SIGNATÁRIOS DOS EMAILs DESTINATÁRIOS, AS QUAIS ENVIAMOS PARA OS PATROCINADORES DOS EVENTOS, ATRAVÉS DO NOSSO MALOTE DIGITAL OFICIAL DA ASCRIM-MADA .  

P.S.-3): ESTA É UMA CÓPIA ORIGINAL, ENCAMINHADA, OFICIALMENTE, EM CARÁTER PESSOAL DIRETO PARA O(A)S:  

EXCELENTÍSSIMO(A)S PRESIDENTES, DIRIGENTES E AUTORIDADES DE ENTIDADES GOVERNAMENTAIS, JURÍDICAS, MAÇONICAS E MILITARES.   

REVERENDÍSSIMO(A)S PRESIDENTES, DIRIGENTES E AUTORIDADES DE ENTIDADES RELIGIOSAS.  

MAGNÍFICOS REITORES E AUTORIDADES DE UNIVERSIDADES.  

EXCELENTÍSSIMO(A)S PRESIDENTES DE ENTIDADES E INSTI

TUIÇÕES PÚBLICAS E PRIVADAS.  

EXCELENTÍSSIMO(A)S PRESIDENTES DE ENTIDADES CULTURAIS E INSTITUIÇÕES CONGENERES.  

ILUSTRÍSSIMO(A)S DIRIGENTES DE INSTITUIÇÕES FILANTRÓPICAS, EDUCACIONAIS E DE CIDADANIA.  

ILUSTRÍSSIMO(A)S JORNALISTAS E COMUNICADORES.  

ACADÊMICO(A)S DA ASCRIM.  

POTENCIAIS CANDIDATO(A)S A ACADÊMICO(A)

==============================================================


De: Cultura - PMM <cultura@prefeiturademossoro.com.br>
Enviado: segunda-feira, 4 de março de 2024 13:48
Para:   <planesilva@msn.com>; SILVA NETO <asescritm@hotmail.com>; 
Assunto: CONVITE
 
WhatsApp Image 2024-03-04 at 11.17.54.jpeg

Aguardamos confirmação de presença.

Enviado pela ASCRIM

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

TRADUZINDO PARA VOCÊ.

Clerisvaldo B, Chagas, 5 de março de 2023

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 3.022 

Até quase o final do século passado, o povo sertanejo alagoano usava bastante as palavras bogó, cabaça, aió e trempe. Você da capital sabe traduzir? Então, mãos à obra:

Bogó é uma bolsa de couro com boca estreita e dura. Serve para transportar água em viagens. Quanto mais quente é o tempo mais a água esfria. Por ser pesado estando cheio, é mais apropriado para ser transportado por animais como o cavalo, o burro, o jumento... Foi muito usado por vaqueiros e cangaceiros.

MUNDO ENCANTADO ENTRE JARAMATAIA E SERROTE DO JAPÃO (FOTO: B. CHAGAS).

Cabaça fruto do cabaceiro, duro e cortado ao meio tem inúmeras serventias. Inteira, tem a mesma função do bogó e que também foi muita usada pelos cangaceiros e forças volantes, na caatinga.  Também é usada em nome masculino como cabaço que se tornou pejorativo para a virgindade da mulher. O primeiro documento de Santana do Ipanema, menciona o rio dos cabaços, atualmente conhecido como Capiá, o mais importante do Alto Sertão alagoano.

Trempe é a junção de três pedras, fogo no centro, à lenha ou a carvão, geralmente no solo limpo onde será colocada a panela – a maioria de barro – para cozinhar a comida. Em algumas regiões do Nordeste a trempe também era chamada tucuruba, nome indígena, cuja diferença era que as tucurubas tinham o fogo no chão escavado, num buraco. Cangaceiros usaram muito as tucurubas.

Aió bolsa de tecido especial, entrançado, para ser pendurado na cabeça do animal cavalar, com ração, notadamente de milho. Foi muito usado por homens humildes do sertão, a tiracolo como se fosse uma bolsa de couro atual. Esses indivíduos eram discriminados e chamados com desprezo de “cabra de aió”. Isto é, sem confiança, sem caráter. Essa expressão foi muita usada pelos coronéis sertanejos – fazendeiros ricos, arrogantes e assassinos, cujos títulos vinham de patentes da Guarda Nacional, criada pelo padre Diogo Feijó. Assemelha-se às expressões: “cabra ruim”, “cabra peste”, “cabra safado” e “cabra de peia”.

Assim continua o terreno fértil sertanejo em aberto para os pesquisadores deste mundo encantado.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

SÃO BENEDITO

Clerisvaldo B. Chagas, 1 de março de 2023

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 3.019

Nunca faltou tinta no mundo, mas a Igreja de São Benedito, em Maceió, sempre foi escura e nem sabemos por que. Situada ali no Comércio, defronte a, então, Secretaria de Educação, imediações da Praça Deodoro, sempre teve aquele aspecto de esquecida e discreta. Ali passei inúmeras vezes nas minhas andanças pela capital. Foi onde faleceu o ex-dirigente de Santana do Ipanema, ainda no tempo de vila, padre Capitulino, filho de Piaçabuçu, pároco de Santana, depois dirigente, substituto interino do governador Fernandes Lima, por alguns meses. Na época da vila quem mandava era a família Gonzaga, quando a irmã do padre casou com um deles. Padre Capitulino, terminou substituindo os Gonzaga, na política e fazia as duas funções em Santana do Ipanema.

Dividido pela opinião pública por ser um padre politiqueiro, estava quase sempre ausente do município. Foi ele que no ano de 1900, realizou a primeira reforma da Igreja de Senhora Santana. Com o governador afastado por problemas de saúde, Capitulino assumiu o cargo e que aproveitou para elevar à condição de cidade, a vila de Santana do Ipanema. Depois se dedicou somente à carreira sacerdotal e veio a falecer na igreja de São Benedito. Fora um ataque fulminante de coração, quando se preparava para celebrar a missa. Sua visita à Santana do Ipanema, como governador, é registrada no livro de cônicas do brilhante escritor santanense, Oscar Silva, “Fruta de Palma”.

Mas voltando a igreja de São Benedito e que tem sua marca na história santanense. Quando as igrejas pararam de receber defuntos, somente foi permitido receber cadáveres naquele templo. E na observação do início, sempre nos deparamos com aquela igreja escura por fora e por dentro, apesar da sua localização privilegiada na capital.  Acho que chegamos a um ponto em que havia muitas igrejas, poucos padres e verbas escassas, problemas esses que também notamos em nossa região. Porém, a Igreja de São Benedito, ali nas proximidades da Praça Deodoro, continua resistindo. E apesar de ser uma igreja discreta, somente notada por que já a conhece, é aberta a todos os devotos do santo e a todos aqueles que dela sempre precisaram para suas orações diárias ou visitas esporádicas de robustecimento da fé.

http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2024/02/sao-benedito-clerisvaldo-b.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

FERREIRA DA GAZETA

 Por: José Mendes Pereira


José Ferreira Filho

José Ferreira Filho nasceu em Mossoró, no dia 15 de Agosto de 1946.  Quando criança fez de tudo para adquirir o sustento,  como por exemplos: levar feira, mala, dar recados, vender guloseimas, bombons e outros.
            
Começou a trabalhar em jornal muito jovem, e no dia 10 de Junho de 2010, havia completado  cinquenta anos no ramo gráfico. Era uma das suas paixões, e jamais deixou de fazer um bom trabalho; tinha interesse pelo jornalismo.
           
Iniciou lá na tipografia   derretendo  o chumbo para alimentar as linotipos, e posteriormente tornou-se tipógrafo, fazendo chapas, distribuindo tipos nas caixetas, paginando o jornal.
            
Na continuidade dos seus trabalhos, foi oferecida a oportunidade de aprender a operar os linotipos, máquinas que eram muito difíceis o seu manejo para  principiantes, mas ele sendo inteligente, logo passou a ser um dos operadores profissionais de uma delas,  e foi um grande linotipista.   
            
Após sua saída do jornal "O Mossoroense" foi para a "GAZETA DO OESTE", a convite de seu fundador, Canindé Queiroz, em 1982.

Canindé Queiroz - ex-prefeito de Mossoró
           
E no dia  30 de Abril de 1982, foi nomeado chefe das oficinas da gráfica. Mas  como ainda tinha um acordo com o jornal "O Mossoroense", tomou posse somente no "Jornal Gazeta do Oeste", no dia 02 de Junho de 1982. Ele foi o autor da série "Nossos Valores". Devido ter trabalhado muitos anos na "Gazeta do Oeste", foi alcunhado por Ferreira da Gazeta".
            
Nos anos setenta, ele e eu trabalhamos juntos na Editora Comercial S/A., nos dias de hoje extinta. Era uma empresa que dominava duas emissoras, "Rádio Difusora de Mossoró" e "Rádio Difusora de Areia Branca", sendo que esta última foi desativada, não sei, talvez por não estar com a documentação legal. E uma rede de cinemas, "Cine Caiçara de Mossoró", "Cine Jandaia de Mossoró" e "Cine Miramar de Areia Branca".
            
No período em que nós trabalhávamos juntos, José Ferreira já era linotipista, e eu fazia as confecções manuais das chapas, isto é, juntando letras por letras para fazer as composições.
            
Posteriormente José Ferreira saiu da "Editora Comercial S/A.", e eu que já havia aprendido a operar a linotipo, passei a ser o linotipista da empresa, quando fazia as composições de orçamentos de diversas prefeituras do Alto Oeste potiguar.

Dr. Vingt-un Rosado Maia e sua esposa dona América Fernandes

Além disso, eu fazia linotipicamente a composição dos livros da "Coleção Mossoroense", uma Fundação criada pelo Dr. Vingt Rosado Maia, sendo que esta dá oportunidade a diversos autores de livros, tanto a profissionais como a principiantes.

FERREIRA - ARTISTA

José Ferreira Filho não só foi jornalista, como também foi um dos melhores seresteiros de Mossoró e da região. Gostava de divertir o seu público em diversas casas de Shows. Tanto era amante do jornalismo como também da música.
          
Em anos remotos, na década de sessenta, eu residia na "Casa de Menores Mário Negócio", uma instituição que dava assistência a menores, sob o domínio do "SAM" -  Serviço de Assistência ao Menor", que foi substituído pela "FEBEM", e José Ferreira Filho era casado com uma senhora irmã da Vice-diretora desta instituição.
          
Como eu ainda aos dezoito anos achava bonito o toque de violão, tomei emprestado o seu, para que eu pudesse aprender algumas notas (coisa que nunca eu aprendi, e dos piores violonistas eu sou o pior), mas por má sorte quebrei o seu amado e zeloso violão.

Ferreira, viúva Marlete e sua filha Milena

Os dias foram se passando e eu com vergonha de falar para ele o que tinha acontecido com o seu instrumento, fiquei na moita. Ele me mandou um recado para que eu fosse devolvê-lo. Não havia outro jeito, contei o que tinha acontecido. Mas ele foi  compreensivo e me pediu que eu mandasse consertá-lo, isso acontecia com qualquer um.
            
Procurei um carpinteiro de primeira categoria, e mandei consertá-lo. Dias depois eu fui entregá-lo. Não sei se foi apenas para me agradar, mas o serviço feito pelo carpinteiro foi elogiado por ele.
           
Os tempos se passaram e perdemos por completo o contato. Anos depois eu soube que ele estava fazendo serestas por essa Mossoró e região. E posteriormente, o encontrei e lhe fiz a seguinte pergunta:
            
- Ferreira quando você descobriu que é cantor?
            
Ele me respondeu o seguinte:
            
- Para falar a verdade Mendes, nem eu mesmo sei. Comecei a me apresentar por aí, o público tem gostado e eu continuo fazendo as minhas serestas.
            
José Ferreira foi sem dúvida um dos melhores seresteiros do Rio Grande do Norte. José Ferreira Filho, ou Ferreira da Gazeta, faleceu no dia 17 de Agosto de 2010, vítima de problemas pulmonares.

PALAVRAS DO POETA ANTÔNIO FRANCISCO.


"Em um momento que quase cheguei a falecer, Ferreira fez um poema pedindo a Deus para não me levar. 
Hoje tenho certeza que o céu levou meu amigo, porque estava precisando de pessoas boas por lá”.
 
Antônio Francisco Teixeira de Melo (Mossoró, 21 de outubro de 1949) é um cordelista potiguar. É filho de Francisco Petronilo de Melo e Pedra Teixeira de Melo. Graduado em História pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Poeta popular, cordelista, xilógrafo e compositor, ainda confecciona placas.
          
Aos 46 anos, muito tardiamente, começou sua carreira literária, já que era dedicado ao esporte, fazia muitas viagens de bicicleta pelo Nordeste e não tinha tempo para outras atividades. Muitos de seus poemas já são alvo de estudo de vários compositores do Rio Grande do Norte e de outros estados brasileiros, interessados na grande musicalidade que possuem.
           
Em 15 de Maio de 2006, tomou posse na Academia Brasileira de Literatura de Cordel, na cadeira de número 15, cujo patrono é o saudoso poeta cearense Patativa do Assaré. A partir daí, já vem sendo chamado de o “novo Patativa do Assaré”, devido à cadeira que ocupa e à qualidade de seus versos.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

A EXTINTA EDITORA COMERCIAL S/A, TALVEZ, AINDA GUARDA ALGUNS ÁLBUNS FOTOGRÁFICOS DO SEU PASSADO, DA RÁDIO DIFUSORA DE MOSSORÓ E DOS CINEMAS CINE CAIÇARA, CINE JANDAIA E CINE MIRAMAR DE AREIA BRANCA.

  Por José Mendes Pereira

Escritor Kydelmir Dantas

Meu amigo professor, poeta, escritor, pesquisador do cangaço, de Luiz Gonzaga e do Trio Mossoró Kydelmir Dantas de Oliveira, há alguns anos você me pedia nomes de cantores que teriam passados pelo cine Caiçara de Mossoró, e eu enviei alguns da minha lembrança, incluindo Renato e seus Blue Caps, Coronel Ludugero, Orquestra Casino de Sevilla e outros. 

Antonio Pereira de Melo - Coronel Pereira era um amigão muito humano.

Eu havia lhe prometido fazer apanhado com o meu amigo radialista coronel Pereira, mas ele me falava que iria fazer um levantamento da sua lembrança. Não o fiz exigência, porque ele vinha com problemas de saúde. e infelizmente, o coronel Pereira faleceu, pois era quem mais sabia sobre cantores que fizeram shows no cine Caiçara de Mossoró. Além de operador de áudio da Rádio Difusora, posteriormente foi locutor, e operador de filme no Cine Caiçara.

José Maria Madrid é o que tem bigode

Este último grupo de cantores, falo sobre o pseudônimo que ganhou o locutor José Maria Neto (Madrid), que apresentou o grupo "Orquestra Casino de Sevilla da Espanha" ao público que lotava o palco do Cine Caiçara, e  no grupo, existe ou existia (não tenho certeza da sua permanência aqui na terra), um jovem com o nome de José Maria Madrid. - Leia um pouco sobre a sua morte clicando no link abaixo. 

http://josemendespereirapotiguar.blogspot.com/2015/11/morte-do-radialista-jose-maria-madrid-e.html

Orquestra Casino de Sevilla.

Este material do link abaixo, eu o escrevi no dia 2 de novembro de 2015, e com grande credibilidade, porque, José Maria Madrid era meu amigo de cana, e foi adepto nosso na mesma sociedade, além de Antônio Pereira de Melo, coronel Pereira. 

José Maria Madrid - Componente da Orquestra Casino de Sevilla - Google

Quando a orquestra "Casino de Sevilla" foi embora de Mossoró, o locutor José Maria que antes era "Neto", passou a ser chamado artisticamente pelos seus colegas de emissora José Maria Madrid, deixando de lado o Neto. 

José Mendes Pereira e seu primo Júlio Batista Pereira. Ponte de Trem em Mossoró-RN.

José Maria faleceu no dia 20 de dezembro de 1994, vítima de uma tragédia que aconteceu nesta cidade, na ferrovia que liga Mossoró/Sousa-PB, no quilômetro 756, próximo ao Sítio Bom Jesus, quando ele foi esmagado por uma locomotiva. Logo após foi sepultado no Cemitério São Sebastião, município de Mossoró-RN. Pouca gente que o conheceu após 1965, não sabia o seu nome verdadeiro. 

Orquestra Casino de Sevilla. Espanhola.

Mas o que me fez recordar o tempo da sociedade de cinemas de Mossoró, rádio, cinemas  e editora, a qual eu fiz parte como gráfico dela, foi para falar sobre alguns registros perdidos de cantores que se apresentaram em épocas distantes no Cine Caiçara de Mossoró. 

Eu acredito que na editora, em um quartinho sob a escada que fazia chegar aos estúdios da rádio Difusora, sala de áudio, escritório, discoteca e sala de operar películas do Cine Caiçara, estão guardados muitos arquivos da Rádio Difusora, pois era lá que eram arquivadas todas as fotografias em álbuns da sociedade.

Falo, porque trabalhei naquela empresa durante 12 anos, e eu conhecia tudo que era recolhido e guardado em baixo da escada. A porta sempre permanecia fechada, e a gente só a abria quando necessitava de algo.

Neste Prédio funcionava a sociedade: Editora Comercial, Rádio Difusora e Cine Caiçara.

Como você sabe, o prédio do Cine Caiçara já não existe mais, porque os herdeiros venderam para uma imobiliária, e foi feito um outro que recebeu o mesmo nome do cinema "CAIÇARA". Mas a parte da extinta Editora e Rádio Difusora continua intacta, por isso, acredito que lá no quartinho estão guardados os registros da sociedade, muito embora, algumas fotografias estejam em péssimos estado de conservação. 

Cine Miramar de Areia Branca. - Da mesma Sociedade de Mossoró.

Quando a rádio foi vendida ao grupo do ex-governador "Aluísio Alves" eu ainda era funcionário de lá, e tudo continuava no quartinho em seu devido lugar, porque, era arquivo dos proprietários da sociedade, e não da Rádio Difusora. Sendo assim, nada foi entregue ao novo grupo.

Cine Jandaia de Mossoró - Da mesma Sociedade de Mossoró.

Mas, quem sabe! Depois que a Editora Comercial S/A. fechou as suas portas, possa ser que alguém fez limpeza nos cômodos, e tudo tenha sido jogado no cesto de lixo. Mas o prédio continua adormecido sem contato com ninguém. 

Certa vez, alugaram uma parte do escritório térreo, mas talvez não deu certo, continua fechada.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com