Por Adauto Silva
https://www.youtube.com/watch?v=7mm1aSf5N6Q&ab_channel=AdautoSilvahttp://blogdomendesemendes.blogspot.com
Por Adauto Silva
https://www.youtube.com/watch?v=7mm1aSf5N6Q&ab_channel=AdautoSilvahttp://blogdomendesemendes.blogspot.com
Medeiros Braga, economista, autor e membro da Academia Brasileira de Literatura de Cordel, explica a história que está sendo resgatada em Feira de Santana, Bahia, sobre Lucas da Feira, escravo, rebelde, vingador e mártir. O depoimento foi gravado na CCHLA - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, da Universidade Federal da Paraíba, em João Pessoa, por ocasião do 1° Congresso de Psicologia Ambiental e Relações Pessoa-Ambiente.
Texto e imagem: Julio Menezes Silva
https://www.youtube.com/watch?v=BJJQzKNU6_s
http://blogdomendesemendes.blogspot.com
Clerisvaldo B. Chagas, 29 de setembro de 2020
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica: 2.389
Contam que em 1635, o capitão Baltazar de Abreu Cardoso era dono de todas aquelas terras. Indo visitá-las, foi atacado por uma serpente. Sendo devoto de Nossa Senhora, apelou para a santa e no mesmo instante surgiu um lagarto que atacou a cobra, enquanto o capitão empreendeu a fuga. Depois Baltazar vendeu toda a sua terra, construiu uma capela no penhasco e seu patrimônio serviu para as administrações da igrejinha. A capela ficou conhecida como “A igreja de Nossa Senhora do Alto do Penhasco”. Aquela ermida foi sendo modificada através dos tempos, chegando a possuir torres com 27 sinos vindos de Portugal.
Atualmente possui toda a estrutura para devotos e turistas, lanchonetes, banheiros, lugar para eventos culturais. Pode-se se chagar até ali através de bondinho aéreo, vans e automóveis, mas só chega até o estacionamento, tendo que enfrentar a pé 382 degraus. Do penhasco da igreja de Nossa Senhora da Penha, avista-se uma das mais belas paisagens do Rio de Janeiro e a própria igreja faz parte dessa visão surreal da “Cidade Maravilhosa”.
Ir ao rio e não conhecer o penhasco é grande frustração, sendo pela parte religiosa ou apenas pelo cenário magnífico que o lugar representa. Inclusive, os 382 batentes foram construídos por um casal, cuja senhora não conseguia engravidar até que fez uma promessa em visita à igreja. Engravidou com um ano depois e no ano seguinte construiu a escadaria.
Penha, Penha, vima aqui ME AJOELHAR.
*Rangel Alves da Costa
Rostand Medeiros (Natal, Rio Grande do Norte, 27 de outubro de 1967) é um escritor e pesquisador brasileiro.[1]
Carreira[editar | editar código-fonte]
Rotand Medeiros tem um trabalho dedicado à história do seu Estado e da Região Nordeste do Brasil.
Em 2008 foi coautor do livro “Os Cavaleiros dos Céus: A Saga do voo de Ferrarin e Del Prete” , que conta a história do primeiro voo sem escalas entre a Europa e a América Latina, realizado em 1928 pelos pilotos italianos Arturo Ferrarin e Carlo del Prete [2].
É de sua autoria as biografias “João Rufino-Um visionário de fé” (2011), sobre o criador de um importante grupo industrial brasileiro de torrefação de café, nascido na cidade de São Miguel (Rio Grande do Norte) [3], “Fernando Leitão de Morais-Da Serra dos Canaviais a Cidade do Sol” (2012) [2] e “Eu não sou herói – A História de Emil Petr” (2012), este último sobre um veterano norte-americano da Segunda Guerra Mundial, navegador de bombardeiro B-24, que viveu no Rio Grande do Norte [4].
Em 2014 recebeu da Secretaria Extraordinária de Cultura do Rio Grande do Norte a Medalha de Mérito Deífilo Gurgel[5]. Em 2016 se tornou membro do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte - IHGRN [6] .
No ano de 2015 foi um dos produtores e participou das filmagens do documentário de longa-metragem "Chapéu Estrelado", com direção de Sílvio Coutinho [7]. Esse filme, lançado em 2017, é baseado em uma pesquisa que Rostand Medeiros realizou em 2010, quando percorreu o mesmo caminho trilhado pelo bando de Lampião (cangaceiro), no episódio da invasão do Rio Grande do Norte para atacar a cidade de Mossoró em junho de 1927 [8].
Em 2017 a Academia Norte-Riograndense de Letras lhe outorgou a medalha Mérito Acadêmico Agnelo Alves. [9]
Em 2019 lançou o livro “Sobrevoo: Episódios da Segunda Guerra Mundial no Rio Grande do Norte”, onde resgatou a história de um desastre aéreo ocorrido em 10 de maio de 1944 com um hidroavião Consolidated PBY Catalina da US Navy, próximo a cidade de Riachuelo (Rio Grande do Norte) [10]. No 75° ano desse episódio, ocorreu uma cerimônia organizada pelo Consulado dos Estados Unidos de Recife e a Prefeitura Municipal de Riachuelo, em memória dos aviadores que morreram nesse acidente [11]. Ainda em 2019, como fruto de uma parceria com o Ministério Público Federal do Rio Grande do Norte, lançou o livro “Lugares de Memória – Edificações e estruturas históricas utilizadas em Natal durante a Segunda Guerra Mundial” [12].
Em 2020 foi coautor do livro "Jandaíra - História e Cavernas Potiguares", sobre a história e as cavidade naturais do município de Jandaíra (Rio Grande do Norte) e lançou o livro "1927 – O caminho de Lampião no Rio Grande do Norte", obra onde detalha a pesquisa realizada sobre o caminho utilizado pelos cangaceiros de Lampião no ataque a Mossoró [13].
Para adquiri-lo entre em contato com o autor através deste g-mail:
Se não conseguir contato com o escritor veja através deste e-mail abaixo,
se o professor Pereira lá de Cajazeiras, no Estado da Paraíba, está credenciado.
Mas é quase certeza que ele está vendendo esta obra.
franpelima@bol.com.br
http://blogdomendesemendes.blogspot.com
Por Volta Seca
Escritas por João de Sousa Lima
https://www.facebook.com/photo?fbid=3465581060129354&set=a.2502193496468120
http://blogdomendesemendes.blogspot.com