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quinta-feira, 31 de dezembro de 2020

O EXÍLIO DE PEDRO II: A NOITE DO GOLPE

 (*) Magali Nogueira Halamadh é professora.

Quando altas figuras da República são execradas pela opinião pública, por conta da Operação Lava Jato, oportuno é recordar como Dom Pedro II foi alijado do Poder, sem nenhuma culpa, sem nenhuma ação feita para ser castigado.

Madrugada de 15 de Novembro de 1889.

Paço de São Cristóvão ao longe se escutava o choro desesperador da Imperatriz Teresa Cristina e de sua filha Isabel, a princesa imperial, que gritava: 

"Sem meus filhos não parto do país!" (as crianças encontravam-se em Petrópolis).

O único que se mantinha calmo e tranquilo era Sua majestade Dom Pedro, que parecia esperar por este desfecho há muito tempo! Falava a todo instante: 

"Isso não é nada, tudo passará!"

Mas em seu íntimo sabia que ali repousava o final de seu martírio, sua carta de alforria, seria livre finalmente!

O Conde D'EU mais centrado, já sabe o que os espera; o EXÍLIO! Não haverá acordo, terá que deixar o país; tentará então um acordo com os militares; acordo esse que conseguirá, mas será veementemente rejeitado pelo imperador. Não irá aceitar uma moeda do solo brasileiro.

Na madrugada chuvosa, deixam o Paço, nesse momento Dom Pedro parece dar-se conta da gravidade da situação:

"NÃO SOU UM CRIMNOSO  FUJÃO PARA SAIR AS ESCONDIDAS!!!"

São acompanhados por poucos amigos... A esse degredo que durará até 1921, com a anistia do Banimento à Família Imperial.

No navio a tristeza é profunda, mas o assunto política nunca é abordado, apenas os literário, grandes serões à noite liderados por Sua Majestade. No entanto, a aflição se instala quando Pedro Augusto, neto mais velho do imperador (filho de sua caçula, a princesa Leopoldina), começa a surtar e delirar ao ponto de tentar assassinar o comandante do navio; trancam na cabine, só o avô o acalma, senta-se ao chão com o neto ao colo, e com ele chora... Sente-se culpado, alimentar a expectativas várias nesse rapaz de que ele ocuparia o trono brasileiro!! Uma cena extremamente triste, como relata a Baronesa de Loreto em suas memórias.

Na primeira parada em Portugal são ovacionados!!!Palácios e dinheiro são colocados à disposição da família, o imperador agradece, mas recusa gentilmente. A Imperatriz adoece, morre de tristeza... Suas últimas palavras...:

"Brasil terra abençoada!!!"

A família parte para a França, Dom Pedro passa a viver em um hotel três estrelas e a fazer o que sempre sonhou; LECIONAR!!!! Na Biblioteca de Paris; História; Geografia, Mineralogia; universitários se aglomeram para escutá-lo, aquele doce erudito de fala pausada e mansa, que tanto tem a oferecer a eles.

Seus companheiros, além dos universitários, são seus livros e nada mais; queixa-se do abandono... Adoece, pneumonia e em 5 de dezembro fecha para sempre seus lindos olhos azuis como os de sua mãe, Leopoldina. Findando-se assim uma vida doada à uma nação desde sua infância, foi-se com sua missão cumprida e alforriado dos grilhões que por meio século o prenderam à responsabilidade de tornar O Brasil uma das nações mais prósperas de sua época e vendo que esta mesma não agora estava amarrada a grilhões de uma REPUBLIQUETA FEITA às avessas em uma noite úmida com seu povo a dormir passivamente...

http://blogdosanharol.blogspot.com/2017/04/o-exilio-de-pedro-ii-noite-do-golpe-por.html

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Família Imperial expulsa do Brasil parte para o exílio

 

 

Quando altas figuras da República são execrados pela opinião pública, por conta da Operação Lava Jato, oportuno é recordar como Dom Pedro II foi alijado do Poder, sem nenhuma culpa,sem nenhuma ação feita para ser castigado

 

     Madrugada de 15 de Novembro de 1889.

     Paço de São Cristóvão ao longe escutava-se o choro desesperador da Imperatriz Teresa Cristina e de sua filha Isabel, a princesa imperial, que gritava: 

    "Sem meus filhos não parto do país!" (as crianças encontravam-se em Petrópolis).

     O único que mantinha-se calmo e tranquilo era Sua majestade Dom Pedro, que parecia esperar por este desfecho há muito tempo! Falava a todo instante: 

     "Isso não é nada, tudo passará!"

     Mas em seu íntimo sabia, que ali repousava o final de seu martírio, sua carta de alforria, seria livre finalmente!

     O Conde D'EU mais centrado, já sabe o que os espera; o EXÍLIO! Não haverá acordo, terá que deixar o país; tentará então um acordo com os militares; acordo esse que conseguirá, mas será veementemente rejeitado pelo imperador. Não irá aceitar uma moeda do solo brasileiro.

     Na madrugada chuvosa, deixam o Paço, nesse momento Dom Pedro parece dar-se conta da gravidade da situação:

     "NÃO SOU UM CRIMNOSO  FUJÃO PARA SAIR AS ESCONDIDAS!!!"

     São acompanhados por poucos amigos... A esse degredo que durará até 1921, com a anistia do Banimento à Família Imperial.

     No navio a tristeza é profunda, mas o assunto política nunca é abordado, apenas os literário, grandes serões à noite liderados por Sua Majestade. No entanto, a aflição se instala quando Pedro Augusto, neto mais velho do imperador(filho de sua caçula, a princesa Leopoldina), começa a surtar e delirar ao ponto de tentar assassinar o comandante do navio; trancam na cabine, só o avô o acalma, senta-se ao chão com o neto ao colo, e com ele chora...Sente-se culpado, alimentar a expectativas várias nesse rapaz de que ele ocuparia o trono brasileiro!! Uma cena extremamente triste, como relata a Baronesa de Loreto em suas memórias.

     Na primeira parada em Portugal são ovacionados!!!Palácios e dinheiro são colocados à disposição da família, o imperador agradece, mas recusa gentilmente. A Imperatriz adoece, morre de tristeza...Suas últimas palavras...:

     "Brasil terra abençoada!!!"

     A família parte para a França, Dom Pedro passa a viver em um hotel três estrelas e a fazer o que sempre sonhou; LECIONAR!!!! Na Biblioteca de Paris; História; Geografia, Mineralogia; universitários se aglomeram para escutá-lo, aquele doce erudito de fala pausada e mansa, que tanto tem a oferecer a eles.

     Seus companheiros, além dos universitários, são seus livros e nada mais; queixa-se do abandono... Adoece, pneumonia e em 5 de dezembro fecha para sempre seus lindos olhos azuis como os de sua mãe, Leopoldina. Findando-se assim uma vida doada à uma nação desde sua infância, foi-se com sua missão cumprida e alforriado dos grilhões que por meio século o prenderam à responsabilidade de tornar O Brasil uma das nações mais prósperas de sua época e vendo que esta mesma não agora estava amarrada a grilhões de uma REPUBLIQUETA FEITA às avessas em uma noite úmida com seu povo a dormir passivamente...


(*) Magali Nogueira Halamadh é professora. 

O ÚLTIMO RETRATO DE DOM PEDRO II FEITO DURANTE SEU EXÍLIO EM CANNES, FRANÇA 1891. ACERVO DO MUSEU IMPERIAL EM PETRÓPOLIS.

https://www.reddit.com/r/brasil/comments/8qbj60/o_%C3%BAltimo_retrato_de_dom_pedro_ii_feito_durante/

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CANGAÇO ECOS NA LITERATURA E CINEMA NORDESTINOS

 Por Francisco Pereira Lima 


Professora: Vera Figueiredo Rocha

A literatura presta uma imensurável contribuição ao estudo, pesquisa e divulgação da história e cultura nordestina, especialmente ao Cangaço, Coronelismo, Misticismo e temas afins.


No presente trabalho, a professora Vera Figueiredo Rocha faz uma análise séria, competente e esclarecedora das obras literárias: “Coiteiros”, de José Américo de Almeida; ”Cangaceiros” e “Pedra Bonita”, de José Lins do Rego; “O Cabeleira”, de Franklin Távora e “Sem Lei, nem Rei”, de Maximiano Campos; além dos roteiros dos Filmes: “O Cangaceiro”, de Lima Barreto; “Deus e o Diabo na Terra do Sol”, de Glauber Rocha; “Corisco e Dadá”, de Rosemberg Cariry e “Baile Perfumado” de Hilton Lacerda, Paulo Caldas e Lírio Ferreira. 

A autora utiliza uma responsável e lúcida exegese para extrair, dessas obras, os fatores condicionantes e características marcantes do fenômeno do Cangaço, como a seca, injustiças, ausência do Estado nos setores vitais da sociedade, a violência, vingança, crueldade, código de honra, sofrimento e traições.

É importante destacar que, a autora procurou ser fiel, nas suas análises na medida do possível, às construções e desenvolvimento dos textos e Roteiros das obras em epígrafe, mesmo que venha contrariar, em alguns momentos, seus próprios conceitos e de outros estudiosos do assunto. Como por exemplo, a afirmativa, nas obras analisadas, que Lampião praticou um cangaço de vingança, conceituação que não se coaduna com a convicção da grande maioria dos estudiosos deste fenômeno.

Numa leitura sistemática e criteriosa, podemos constatar que a autora procurou, com responsabilidade e competência, agregar ao seu trabalho, uma sólida fundamentação teórica, recorrendo a renomados escritores, como Gilberto Freyre, Roberto Damatta, S. Freud, Frederico Pernambucano, Gustavo Barroso, Antônio Amaury, E. J. Hobsbawan e Djacir Menezes, entre outros.

O Título da segunda parte “O Imaginário do Cangaço na Literatura do Nordeste”, sintetiza , com maestria, o núcleo desse extraordinário trabalho. Sua leitura contribui com o esclarecimento de muitos pontos complexos do fenômeno do cangaço.

Para finalizar as minhas observações e reflexões, chego à conclusão de que a literatura de cordel, a poesia dos poetas repentistas, os roteiros dos filmes e os romances, contribuíram para a formação do imaginário popular sobre a figura e as ações dos cangaceiros e a consequente construção do Herói e do mito, tratados na segunda e terceira parte desse trabalho, com muita lucidez.

Uma proveitosa leitura, a todos!
Francisco Pereira Lima (Prof. Pereira)

Nota: Como adqurir esta obra: Entre em contato com o professor Pereira lá de Cajazeiras, no Estado da Paraíba através deste e-mail: franpelima@bol.com.br

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"O PATRIARCA"

 Por Sálvio Siqueira


No dia 3 de setembro de 2016 será lançado, em Serra Talhada - Pe, mais uma obra prima da literatura sertaneja, intitulado 'O PATRIARCA', o livro nos traz a notória história do cidadão "Crispim Pereira de Araújo", que na história ficou conhecido como "Ioiô Maroto", contada pela 'pena' do ilustre amigo venicio feitosa neves

Crispim Pereira de Araújo (Ioiô Maroto) 

Sendo parente de Sinhô Pereira, chefe de grupo cangaceiro e comandante dos irmãos Ferreira, conta-nos o livro, a história que "Ioiô Maroto" foi vítima de invejas e fuxico. Após sua casa ter sido invadida por uma volante comandada pelo tenente Peregrino Montenegro, da força cearense.

Sinhô Pereira

Sinhô Pereira deixa o cangaço, não sem antes fazer um pedido para o novo chefe do bando, Virgolino Ferreira da Silva o Lampião e o mesmo cumpre o prometido.


Além da excelente narração escrita pelo autor, teremos o prazer e satisfação de vislumbrar rica e inédita iconografia.

Não deixem de ter em sua coleção particular, mais essa obra prima literária.

https://www.facebook.com/groups/545584095605711/675945445902908/?notif_t=group_activity&notif_id=1471274094349578

Adquira-o com:
 franpelima@blo.com.br

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BOA TARDE A TODOS MEUS QUERIDÍSSIMOS AMIGOS E SEGUIDORES.

Por Wasterland Ferreira

Desejo-lhes um Ano Novo feliz, próspero e repleto das bênçãos do Senhor Criador, além de produtivo e cheio de conquistas e realizações para todos.

São os meus sinceros votos!

Amistoso abraço!

Feliz 2021!!

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FOGO NO SERROTE

 FOGO NO SERROTE

Clerisvaldo B. Chagas, 31 de dezembro de 2020

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 2.442


No primeiro quarto do século XX, um dos montes que circundam Santana do Ipanema, chamava-se serrote do Gonçalinho. O motivo, nenhum escritor antigo falou sobre isso. É de se pensar em um morador por ali chamado Gonçalinho.  No segundo quarto do século XX, foi colocado quase no topo do monte, uma estátua grosseira do Cristo com braços abertos. Quem teria colocado aquele Cristo? Também não se tem registro. Falam que teria sido ação do interventor municipal do início dos anos 30, Frederico Rocha. Aliás, no túmulo da família Rocha no Cemitério Santa Sofia, tem um cristo semelhante que chama atenção de quem o visita. Parece de metal, mas a semelhança com o Cristo do serrote, parece ter sido construído pelo mesmo artesão.

Alguns dizem que o interventor não era católico e rejeitam a autoria da implantação por ele. Entretanto, sua família era muita religiosa e talvez seus pedidos, tenham feito com que o interventor tivesse colocado a estátua no monte. A partir daí, o povo esqueceu Gonçalinho e passou a denominar o acidente geográfico de serrote do Cristo. No último quarto do século XX, foi instalada uma torre para ajudar nas comunicações. A população deixou de lado o Cristo e passou a identificar o acidente como serra da micro-ondas, denominação essa que perdura até os presentes dias. Novas gerações vão chegando e, se houver ali outra novidade, naturalmente nova denominação será dada.

Recentemente uma das várias torres ali instaladas, após a primeira, citada acima, pegou fogo. Pegou fogo e assustou os moradores do novo bairro formado no sopé do serrote, o Santo Antônio. O fogo foi dominado

e restabelecida em algumas partes da Santana, a comunicação com celulares. Suspeita-se de vandalismo e o caso estar sendo investigado. Mas, pelo menos serviu para chamar atenção dos santanenses que andavam esquecidos dos seus patrimônios naturais.

SERROTE DO CRISTO (FOTO: ÂNGELO RODRIGUES).

       FELIZ ANO NOVO!!!



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CANGAÇO - POLÊMICAS DE 2020

 Por Aderbal Nogueira

https://www.youtube.com/watch?v=k8Dus0R1lBI&fbclid=IwAR0oBRI4Mk64dvjWSEd6jyMbP9or5Dz7Rtb75Zsk0Iizwca1844AIG7PJSA&ab_channel=AderbalNogueira-Canga%C3%A7o

Cangaço - Polêmicas de 2020 Link desse vídeo: https://youtu.be/k8Dus0R1lBI

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FELIZ ANO NOVO!

 Por João de Sousa Lima

Queria encerrar este período com a mensagem do grande filósofo Mário Sérgio Cortella...

Vale a pena refletir...

Por Cortella:

"Tu vais andando com a tua xícara de café... E de repente alguém te empurra fazendo com que tu derrames café por todo o lado.

Por que tu derramaste o café?

Porque alguém me empurrou!

✔Resposta errada!

Derramaste o café porque tu tinhas café na caneca.

Se tu tivesse chá... Tu terias derramado chá.

O que tu tiveres na xícara é o que vai se derramar.

Portanto... Quando a vida te sacode o que tiveres dentro de ti... Tu vais derramar.

Tu podes ir pela vida fingindo que a tua caneca é cheia de virtudes, mas quando a vida te empurrar, tu vais derramar o que na verdade existir no teu interior.

Sempre sai a verdade à luz.

Então, terás que perguntar a si mesmo. O que há na minha caneca?

Quando a vida ficar difícil... O que eu vou derramar?

Alegria... Agradecimento... Paz... Bondade... Humildade?

Ou raiva... Amargura... Palavras ou reações duras?

Tu escolhes!

Agora... Trabalha em encher a tua caneca com gratidão... Perdão... Alegria... Palavras positivas e amáveis... Generosidade... E amor para os outros.

O que estiver na tua caneca, tu és o responsável.

E olha que a vida sacode.

Às vezes sacode forte.

Sacode mais vezes do que podemos imaginar..."

"Você é o responsável pelo que tem na sua xícara, o que tem nela ?"

Feliz Ano Novo!.

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O FUNESTRO EXEMPLO DE LAMPIÃO...

 Material do acervo do Giovane Gomes

O funesto exemplo de Lampeão anima outros bandoleiros a lhe seguir o exemplo surge aqui ou ali um outro bando dirigido por um scelerado qualquer commenttendo roubos e assisinos, espalhando o pavor e a morte por onde passam.

Surgiu agora, perto de Algodões, o grupo chefiado pelo bandido " Jararaca " ex-praça do Exército e que , dizem. Já ter feito parte do grupo de Lampeão do qual ministrou instrucção militar.

ortográfica da época.

Fonte: Relatório da Secretaria de Justiça do Estado de Pernambuco.

Dr Eurico Leão

https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste

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quarta-feira, 30 de dezembro de 2020

“PAJEÚ EM CHAMAS: O CANGAÇO E OS PEREIRAS”


Com 608 páginas, o trabalho literário conta a saga da família Pereira, cita importantes episódios da história do cangaço nordestino, desde as suas origens mais remotas, desvendando a vida de um mito deste mesmo cangaço, Sinhô Pereira e faz a genealogia de sua família a partir do seu avô, Crispim Pereira de Araújo ou Ioiô Maroto, primo e amigo do temível Sinhô Pereira.

A partir de uma encrenca surgida entre os Pereiras com uma outra família, os Carvalhos, foi então que o Pajeú entrou em chamas. Gerações sucessivas das duas famílias foram crescendo e pegando em armas.

Pajeú em Chamas: O Cangaço e os Pereiras põe a roda da história social do Nordeste brasileiro em movimento sobre homens rudes e valentes em meio às asperezas da caatinga, impondo uma justiça a seus modos, nos séculos XIX e XX.

Helvécio Neves Feitosa, autor dessa grande obra, nascido nos Inhamuns no Ceará, é médico, professor universitário e Doutor em Bioética pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (Portugal), além de poeta, escritor e folclorista. É bisneto de Antônio Cassiano Pereira da Silva, prefeito de São José do Belmonte em 1893 e dono da fazenda Baixio.

Sertões do Nordeste I

É o primeiro volume de uma série que trata dos Sertões do Nordeste. Procura analisar fatos relacionados à sociedade alocada no espaço em que se desenvolveu o ciclo econômico do gado, a partir de novas fontes, na maioria, inéditas.

Não se trata da monumentalização da história de matutos e sertanejos, mas da utilização de uma ótica sustentada em elementos esclarecedores capaz de descontrair algumas das versões oficiais acerca de determinados episódios perpassados nos rincões nordestinos.
Tentando se afastar do maniqueísmo e do preconceito para com o regional, o autor inicia seus estudos a partir de dois desses sertões, os Inhmauns e os Cariris Novos, no estado do Ceará, sendo que, ao longo de nove artigos, reunidos à feição de uma miscelânea, desenvolve importantes temas, tentando esclarecer alguns pontos intrincados da história dessa gente interiorana.

É ressaltado a importância da visão do sertão pelo sertanejo, sem a superficialidade e generalidade com que esta parte do território vem sendo freqüentemente interpretada pelos olhares alheios, tanto de suas próprias capitais quanto dos grandes centros econômicos do País.

Após a apresentação das obras literárias, a palavra foi facultada aos presentes, em seguida, houve a sessão de autógrafos dos autores.

Quem interessar adquirir esta obra é só entrar em contato com o professor Pereira através deste e-mail: 
franpelima@bol.com.br
Tudo é muito rápido, e ele entregará em qualquer parte do Brasil.

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LIVRO "LAMPIÃO A RAPOSA DAS CAATINGAS"

 


Depois de onze anos de pesquisas e mais de trinta viagens por sete Estados do Nordeste, entrego afinal aos meus amigos e estudiosos do fenômeno do cangaço o resultado desta árdua porém prazerosa tarefa: Lampião – a Raposa das Caatingas.

Lamento que meu dileto amigo Alcino Costa não se encontre mais entre nós para ver e avaliar este livro, ele que foi meu maior incentivador, meu companheiro de inesquecíveis e aventurosas andanças pelas caatingas de Poço Redondo e Canindé.

O autor José Bezerra Lima Irmão

Este livro – 740 páginas – tem como fio condutor a vida do cangaceiro Lampião, o maior guerrilheiro das Américas.

Analisa as causas históricas, políticas, sociais e econômicas do cangaceirismo no Nordeste brasileiro, numa época em que cangaceiro era a profissão da moda.

Os fatos são narrados na sequência natural do tempo, muitas vezes dia a dia, semana a semana, mês a mês.

Destaca os principais precursores de Lampião.
Conta a infância e juventude de um típico garoto do sertão chamado Virgulino, filho de almocreve, que as circunstâncias do tempo e do meio empurraram para o cangaço.

Lampião iniciou sua vida de cangaceiro por motivos de vingança, mas com o tempo se tornou um cangaceiro profissional – raposa matreira que durante quase vinte anos, por méritos próprios ou por incompetência dos governos, percorreu as veredas poeirentas das caatingas do Nordeste, ludibriando caçadores de sete Estados.
O autor aceita e agradece suas críticas, correções, comentários e sugestões:

(71)9240-6736 - 9938-7760 - 8603-6799 

Pedidos via internet:

franpelima@bol.com.br

Mastrângelo (Mazinho), baseado em Aracaju:
Tel.:  (79)9878-5445 - (79)8814-8345

Clique no link abaixo para você acompanhar tantas outras informações sobre o livro.
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A CASA DE BARRO-BATIDO

 Crônica de Conrado Matos

Eu vou relatar nesta minha crônica como as pessoas do sertão levantavam suas casas de taipa. Começo pela forma de construção.

Vinham primeiro os buracos que eram feitos com cavadores. Depois ele levantava os troncos de madeiras, chamados colunas. Usava o serrote para fazer aquelas cavas, usando um lápis grafite para medir o tamanho da cava a ser feita. As cavas na ponta da madeira dos troncos eram para se encaixarem certinhas com as madeiras das laterais de cima. Usava grandes pregos para fixá-las e deixá-las seguras para não cair alguma madeira. Antes dos caibros, era usada uma grossa madeira para fazer a cumeeira, uma madeira que fica fixada nas colunas centrais. A cumeeira fica no alto, bem no centro da casa, para sustentar os caibros e as ripas. Veja bem, eu não sou um carpinteiro, apenas relato aqui o que vi, quando menino.

Colocadas as colunas e a cumeeira era a vez dos caibros e das ripas. Em seguida, colocava as telhas. E para fechar toda casa vinha com várias varas finas que eram amarradas com cipó para construir as paredes de barro. O piso era feito de barro batido com grande pilão. Alguém vai batendo o pilão no chão até ficar bem duro e o mais nivelado possível para evitar desníveis ou barrocas. Dificilmente evitaria os desníveis do piso.

As portas, as janelas e os batentes eram feitos de madeira. Eram utilizadas aquelas fechaduras de um aço escuro nas portas. Nas janelas, usavam as tramelas. Lembram? Costumavam colocar um pau cruzado pelo meio da porta ou da janela, fixado no caixão por uma grande abraçadeira, para dar mais segurança a casa. Embora, ladrões, nesta época de 1970, no mínimo, existiam somente os de galinha. Raramente existia ladrão que arrombava portas de casa. Tinha, também, ladrão de animais. Alguns roubavam jegues, cavalos, gados e cabras. Podia saber de ladrão de roça que roubava milho, melancia, abóbora e macaxeira.

Pois bem, para terminar a construção da casa de taipa, no interior, principalmente, onde vivi em Nossa Senhora de Lourdes/Sergipe, convidava os amigos, o que era conhecido como digitório, uma união de pessoas, para ajudar a preparar o barro e fazer a parede, enchendo os espaços entre as varas internas e externas que estavam amarradas nos troncos com cipó. As varas eram para não deixar o barro cair, formando a parede.

Para finalizar esta etapa final da construção da casa de taipa existia todo um ritual, abatia um bode ou um porco para oferecer aos amigos, regado com pinga e sanfoneiro. O sanfoneiro era o primeiro a ficar de porre. O porco era cozinhado dentro daquelas grandes latas antigas de querosene Jacaré, num fogo a lenha, que era improvisado no meio da rua. Cozinhava feijão, fava e tinha farinha à vontade. O porco era cozido com tudo, com enormes toras de toucinho. Encerrado tudo, continuava o sanfoneiro fazendo a festa para comemorar a casa nova.

Após alguns dias quando o barro já estava todo sequinho, o dono tomava posse da residência. Pintava a porta de azul, colocava um Coração de Jesus atrás da porta ou um olho de boi. Eu nunca vi uma dessas casas cair.

Uma pergunta: agora, onde estava o segredo da casa bem feita? Para mim, no amor e no carinho que todos os colaboradores tinham para construí-la. Fazer com amor é fazer bem feito. A nossa casa interior é para ser bem feita o melhor possível. Amor próprio, construímos com simplicidade e com muita vontade de acrescentar na alma somente grandeza. Nessa época o que existia ainda era o amor por tudo que fazia, desde a família, os amigos e a educação. Viva o amor!

Conrado Matos - Psicanalista, Poeta e Filósofo. Especialista em Educação em Gênero e Direitos Humanos pela Universidade Federal da Bahia/Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas UFBA.

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ESTADÃO (SP) - 29/07/1973 LAMPIÃO AINDA É HERÓI (Do correspondente em Salvador)

Trinta e cinco anos depois de morto, Lampião é reverenciado pelos nordestinos com o mesmo entusiasmo com que reverencia o Padim Ciço, Antônio Conselheiro, Corisco, Antônio Silvino e Frei Damião (este ainda vivo), entre outras personalidades cujo misticismo, capacidade de liderança ou trabalho em favor dos mais humildes os consagraram na admiração popular.

A figura de Lampião foi reverenciada ontem no cemitério das Quintas de Lázaro, em Salvador, para onde se deslocaram seus antigos companheiros de cangaço, amigos e descendentes de cangaceiros que participaram de seu grupo. A 28 de julho de 1938, Lampião tombava na fazenda Angicos, estado de Sergipe, enquanto sua cabeça e a de sua mulher eram conduzidas a Maceió, como prova da façanha dos policiais.

UM HOMEM SEM ESTIGMAS

“O Lampião não possuía nenhum estigma de criminalidade. Era um homem normal” – continua afirmando, como há 35 anos, o professor Arnaldo Silveira, que a 5 de agosto de 1938 examinou a cabeça de Virgulino Ferreira e de Maria Bonita. Ele tinha sido incumbido de confeccionar uma matriz das duas cabeças, para possíveis reproduções, mas encontrou-as quase em pedaços. Trazidas de Angicos para Maceió dentro de uma lata cheia de cachaça, as cabeças estavam praticamente esfaceladas. O médico teve de fazer uma restauração, recorrendo à madeira para os enxertos.

“Eles usavam cabelos compridos e os soldados fizeram uma trança para conduzir as duas cabeças à presença das autoridades” – lembra o professor Arnaldo, que afirma ter sido obrigado a recompor inclusive a cabeleira de Lampião e de Maria Bonita, utilizando-se de cabelos de outras pessoas. Quanto a Maria Bonita, Arnaldo Silveira lembra que as fortes contrações dos músculos faciais indicam que ela foi degolada antes de vir a morrer. Durante cinco anos essas cabeças ficaram em poder dele, até que foram entregues ao museu do Instituto Médico Legal Nina Rodrigues, onde ficaram até 6 de fevereiro de 1969, quando foram enterradas, juntamente com a cabeça de Corisco, no cemitério das Quintas do Lázaro.

O professor acha que a decisão de enterrar as cabeças dos cangaceiros foi acertada, mesmo porque elas não têm mais nenhuma utilidade para a ciência.

Enquanto ficaram em poder dele, as cabeças conservaram até a cor natural da pele, pois o professor empregava, na época, um processo que ele chama de ítalo-alemão, que consistia em injetar parafina nos tecidos, provocando sua desidratação. “Quando as cabeças foram para o museu – conta Arnaldo Silveira – passaram a ser conservadas por outro processo e perderam totalmente suas características.

RESISTÊNCIA

Entende ainda o professor Arnaldo que Lampião foi um homem de resistência física excepcional, pois mesmo sem o olho direito, tuberculoso de um pulmão e passando privações de todo o gênero, poderia ter vivido muitos anos se não fosse morto pela polícia. Ele acredita que “Lampião matava por necessidade, tinha que amedrontar a polícia para poder viver, e à sombra de seu nome muitas maldades foram feitas no sertão”.

Fim.

"Penso que, enquanto o Nordeste, principalmente o Sertão, continuar sendo sinônimo de abandono, de penúria, de seca, de violência, de injustiça, de descaso, de discriminação, de ignorância, de preconceito, a figura de LAMPIÃO continuará sendo para muitos, expressão de revolta, indignação, irresignação e desespero; brado, por justiça, de um povo cuja vida ainda hoje é marcada pelas cores e pelos tons do sofrer".

Antônio Corrêa Sobrinho

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LUTO!

 Por Cícero Aguiar Ferreira

Faleceu hoje dia 30/12/20 em Buritis, Rondônia, FLAVIANO PEREIRA, filho de Antonio Pereira de Siqueira e de Maria Pereira de Aguiar.

Neto: Simplício Pereira de Aguiar e de Josefa Pereira de Aguiar, Enéas Pereira de Siqueira e de Maria Conceição de Assis.

Bisneto: Cel. José Pereira de Aguiar e de Jacintha Océlia Pereira da Silva, Alexandre Pereira da Silva Nunes e de Clara Maria de Siqueira, Mariano Barbosa da Silva e de Jacinta Océlia da Silva.

Trineto: Joaquim Pereira da Silva (Joaquim da Carnaúba) e de Severina Pereira de Aguiar, Josefa Pereira da Silva (Dona Zefinha do Serrote) e de Joaquim Nunes da Silva.

Tetra neto: José Pereira da Silva (Patriarca da maior parte da família Pereira do Pajeú) e de Jacintha Océlia de Santo Antônio, João Pereira da Silva e de Antônia Isabel de Sá, Aniceto Nunes da Silva e Antônia Lourenço do Aragão.

Flaviano Pereira era primo legítimo de minha mãe.

Meus sinceros sentimentos

Cicero Aguiar Ferreira.

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ENCONTRO CANDEEIRO, VINTE E CINCO E BULHÕES

Por Aderbal Nogueira
https://www.youtube.com/watch?v=PbH5u7PRGNU&ab_channel=AderbalNogueira-Canga%C3%A7o

Os ex-cangaceiros Candeeiro e Vinte e Cinco e o filho de Corisco, Sílvio Bulhões narram fatos interessantes do tempo do cangaço. Esse vídeo foi doado por Elisa Loiola, filha de Candeeiro, para os meus arquivos. Vídeo gravado em 1997.

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MINHA TERRA NATAL

 Por Dr. Lima

Eu nasci em Campo Grande

No pé da Serra Cuó

Dormia em uma rede

Que minha mãe fez de cipó

Comia preá assado

Pegado em um quixó.


Tomava banho nas águas

No Rio de Upanema

Brincava na cachoeira

Ao canto da siriema

De longe eu escutava

No galho de uma Jurema.


Brincava em cavalo de talo

Corria atrás das ovelhas

Para botar no chiqueiro

Que era coberto de telhas

Vez por outra eu encontrava

Um exame de abelhas.


Nunca me sai da lembrança

As festas de Senhora Santana

As fogueiras de São João

Comer fruta e chupar cana

Quase morria de medo

Quando via uma cigana.


Dr. Lima

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UMA AVENTURA DE AMOR

 Clerisvaldo B. Chagas, 30 de dezembro de 2020

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 2.441

A família Gonzaga dominou Santana do Ipanema no início do Século XX. Mandou na política local até, aproximadamente, 1915, quando apoiou o padre Manoel Capitulino para a municipalidade. Capitulino tinha uma irmã casada com um membro daquela família originária do pé da serra da Camonga, à cerca de 3 quilômetros do Centro da cidade. O padre, que se dedicava mais à política do que a igreja, chegou a ser governador em exercício e foi quem elevou a vila à cidade em 1921. Pois bem, segundo o saudoso comerciante Evilásio Brito, que possuía na cabeça muitas histórias acumuladas, um dos membros da família Gonzaga proporcionou um episódio, digno de folheto de cordel.

Chegando à cidade baiana de Curaçá, apaixonou-se por uma mulher e por ela foi correspondido. Resolveu pedir a amada em casamento, mas o pai, homem ignorante da época e rodeado de capangas, disse para o Gonzaga: “Essa mulher não serve para casar”, dando a entender que ela não era mais virgem. Gonzaga, então se fez de despachado e combinou com a amada uma fugida para Alagoas. Marcaram o dia e a hora. Gonzaga retornou ao seu pé de serra.  No dia aprazado, Gonzaga voltou à Bahia. Atravessou o São Francisco e combinou com o canoeiro, uma espera às margens do rio para a travessia do casal.  Adiante encontrou nos pastos de uma fazenda, vários cavalos pastando. A chuva caía naquela hora e os animais viraram-se contra a chuva, com apenas a exceção de um deles.

Gonzaga foi ao criador e falou em comprar um dos cavalos. O homem aceitou vender e no campo mostrou os melhores.  Gonzaga, então, disse: “Só me serve aquele” e apontou para o animal que enfrentara a chuva com a cara. Acertou as contas e seguiu viagem. Roubou a sua paixão levando-a na garupa do potro até encontrar o rio São Francisco. A capangada seguia seu rastro sob as ordens do coronel, pai da mulher. Na beira do rio, o canoeiro não estava no ponto combinado. “E agora?” indagou seu amor. “Agora é nadar”. Ajeitou os arreios e penetrou na água fazendo o animal nadar e vadeou o rio sem problema algum. Em Alagoas, marchou para o seu refúgio no sopé da serra da Camonga.

A capangada refugou no São Francisco e não se soube depois de nenhuma outra perseguição.

A história é ou não é parecida com folheto de cordel?

SERRA DA CAMONGA, REFÚGIO DOS GOZAGA (FOTO: B, CHAGAS).

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