Seguidores

quinta-feira, 11 de novembro de 2021

ASCRIM/ACADEM PRESIDENCIA ” “LANÇAMENTO DO LIVRO OUTONIAS”, AUTORIA DA ESCRITORA, POETISA, SRA. DULCE CAVALCANTE, ”: OF. Nº 051/2021.NC: Estou compartilhando o arquivo 'DULCE' com você

 1481522002230_PastedImage

ASCRIM/ACADEM PRESIDENCIA  “LANÇAMENTO DO LIVRO OUTONIAS”, 

AUTORIA DA ESCRITORA, POETISA, SRA. DULCE CAVALCANTE, : OF. Nº 051/2021. 

 

MOSSORÓ-RN, 10 de Novembro de 2021.      

  

“Quando nos propomos apoiar um evento cultural, na melhor brevidade, nos reportamos com dignidade e honra !    

  

“RECEBES ESTE EXPEDIENTE PORQUE A ASCRIM O(A)VALORIZA E RESPEITA, PELO ALTO NÍVEL DE QUEM TEM O PRESTÍGIO DE SER ASSIM CONSIDERADO(A).”      

      

        REENVIADO A PEDIDOS 

 

“RECEBES ESTE EXPEDIENTE PORQUE A ASCRIM O(A)VALORIZA E RESPEITA, PELO ALTO NÍVEL DE QUEM TEM O PRESTÍGIO DE SER ASSIM CONSIDERADO(A).”     

     

Quando nos enviam e recebemos um convite, na melhor brevidade, nos reportamos com dignidade e honra !    

    

   É PRAXE DESTA PRESIDÊNCIA, QUANDO OFICIALMENTE CONVIDADO/COMUNICADO (VIA EPISTOLAR OU ELETRÔNICA), TEMPESTIVAMENTE(3 DIAS CORRIDOS), DIGNAR-SE RESPONDER, EM TEMPO HÁBIL, AS ECLÉTICAS DIVULGAÇÕES  DOS EXCELENTÍSSIMOS PRESIDENTES E ENTUSIASTAS DA LITERATURA, EXEMPLO QUE NOTABILIZA O VIÉS DE UM DIRIGENTE INTELECTUAL CORRESPONDER A ESSE ECLETISMO, PORQUE SABE A DIFERENÇA ENTRE O LIAME DA PARTILHA E DO PRESTÍGIO QUE ASCENDE E CRESCE, NO INTERCÂMBIO DOS QUE RESPEITAM OS ABNEGADOS DEFENSORES DA CULTURA MOSSOROENSE.    

   NESTA SINTONIA, UMA DIVULGAÇÃO DE EVENTOS CULTURAIS/SOLENES E A CONFIRMAÇÃO, PERMUTADA, RECÍPROCA DOS PARTICIPANTES E ENTIDADES SINGULARES, MERECE E FUNCIONA COMO UM “FEEDER”, EVIDENTE, REPASSADO A TODOS OS ACADÊMICOS E INTEGRANTES DE SEUS CORPOS ADMINISTRATIVOS/SOCIAIS, PELO SEU PRÓPRIO DIRIGENTE, CUJO ESSE FEEDBACK ALIMENTA, NATURALMENTE, O FERVOR E A CONSIDERAÇÃO EM QUE SINGRAM OS INTELECTUAIS E SERVIDORES   DESSAS PLÊIADES.    

     

   DESTA FORMA, AGRADECENDO A OPORTUNIDADE IMPAR DE PRESTIGIARMOS A SESSÃO SOLENE de  

 

“LANÇAMENTO DO LIVRO OUTONIAS”, 

AUTORIA DA ESCRITORA, POETISA, SRA. DULCE CAVALCANTE,  

ACADÊMICA DA AFLAM. 

DIA 12.NOVEMBRO(SEXTA-FEIRA).2021, ÀS 19:3OHS 

LOCAL: FANTASTIC BUFETT  

RUA VICENTE FERNANDES, 298 – NOVA BETANIA 

(PROX. NOGUEIRÃO) 

CEP 59607-260 

 

HONRA-NOS CONFIRMAR PRESENÇA, FAZENDO-NOS REPRESENTAR PELA VICE-PRESIDENTA DA ASCRIM, MARIA GORETTI ALVES DE ARAÚJO. 

 

   DESEJAMOS SUCESSO POR MAIS UMA EDIÇÃO DE LIVRO AUTORAL: “OUTONIAS” ! A DESTREZA LITERÁRIA DA SRA. DULCE, COM CERTEZA, NOS BRINDARÁ COM   OUTRAS PUBLICAÇÕES. BONS LIVROS, SÃO ESTÍMULOS, SEMENTEIRAS DA LITERATURA  IMPORTANTES NAS BIBLIOTECAS !  PARABENS ! 

  

        PORTANTO, REPASSAMOS, COM SATISFAÇÃO, O ASSUNTO DO ALVO CONVITE, DE IGUAL MODO, POR CÓPIA, A0S INSIGNES DIGNITÁRIOS ELENCADOS NO “POST SCRIPTUM”, -OS QUE DISPONIBILIZARAM, GENEROSAMENTE, SEUS ENDEREÇOS ELETRÔNICOS, POR SER DO INTERESSE, CLARO, DOS MESMOS-, TOMAREM CONHECIMENTO E DIGNAREM-SE, DO SEU MISTER, CONFIRMAR SUAS HONRADAS PRESENÇAS, SE ADMITIDOS, JUNTAMENTE COM AS EXCELENTÍSSIMAS FAMÍLIAS CONSORTES.      

    CONVIDANDO OS ACADÊMICOS E POTENCIAIS CANDIDATOS DA ASCRIM E DA RECÉM FUNDADA ACADEMIA DE ESCRITORES MOSSOROENSES-ACADEM, SOLICITAMOS COMPARECEREM E SE APRESENTAREM COMO TAIS NO EVENTO SUPRAMENCIONADO, DEVEM USAR, RESPECTIVAMENTE, TRAJE A ALTURA, ATRIBUTO SIGNATÁRIO DO DECORO INTELECTUAL E ORGULHO DA MORAL QUE ASSIM OS IDENTIFICA, ENTRE OS PARES, EM ATIVIDADES CULTURAIS DESSA GRANDEZA.    

     

SAUDAÇÕES ASCRIMIANAS,  

  

FRANCISCO JOSÉ DA SILVA NETO  

-PRESIDENTE DA ASCRIM E ACADEM  

  

MARIA GORETTI ALVES DE ARAÚJO  

-VICE-PRESIDENTA INTERINA DA ASCRIM-  

 

P.S.: 1. SOLICITA-SE ENVIAR, TEMPESTIVAMENTE, NOVO LINK CASO HAJA ALTERAÇÃO ! 

  

P.S.: 2. CONSIDERANDO A ESSÊNCIA DA HUMANIDADE INTELECTUAL, INSERIDA NA REPRESENTATIVIDADE DE TODOS SEGMENTOS SOCIAIS ABAIXO RELACIONADOS, ENCAMINHA-SE ESTA CÓPIA ORIGINAL, EM CARÁTER PESSOAL DIRETO AOS  INSIGNES DIGNITÁRIOS:    

EXCELENTÍSSIMO(A)S PRESIDENTES, DIRIGENTES E AUTORIDADES DE ENTIDADES GOVERNAMENTAIS, JURÍDICAS, MAÇONICAS E MILITARES.    

REVERENDÍSSIMO(A)S PRESIDENTES, DIRIGENTES E AUTORIDADES DE ENTIDADES RELIGIOSAS.    

MAGNÍFICOS REITORES E AUTORIDADES DE UNIVERSIDADES.    

EXCELENTÍSSIMO(A)S PRESIDENTES DE ENTIDADES E INSTITUIÇÕES PÚBLICAS E PRIVADAS.    

EXCELENTÍSSIMO(A)S PRESIDENTES DE ENTIDADES CULTURAIS E INSTITUIÇÕES CONGÊNERES.    

EXCELENTÍSSIMO(A)S PRESIDENTES DE ENTIDADES EDUCACIONAIS E INSTITUIÇÕES CONGÊNERES.    

ILUSTRÍSSIMO(A)S DIRIGENTES DE INSTITUIÇÕES FILANTRÓPICAS, EDUCACIONAIS E DE CIDADANIA.    

ILUSTRÍSSIMO(A)S JORNALISTAS E COMUNICADORES.    

DIGNOS ACADÊMICO(A)S DE ENTIDADES CULTURAIS E INSTITUIÇÕES CONGÊNERES.    

DIGNOS ACADÊMICO(A)S DA ASCRIM E DA ACADEM.    

DIGNOS POTENCIAIS CANDIDATO(A)S A ACADÊMICO(A)S DA ASCRIM E DA ACADEM 


De: ACADEMIA DOS ESCRITORES MOSSOROENSES-ASCRIM ASSOCIAÇÃO DOS ESCRITORES MOSSOROENSES-ASCRIM <asescritm@hotmail.com>
Enviado: quarta-feira, 10 de novembro de 2021 07:41
Para: ACADEMIA DOS ESCRITORES MOSSOROENSES-ASCRIM ASSOCIAÇÃO DOS ESCRITORES MOSSOROENSES-ASCRIM <asescritm@hotmail.com>
Assunto: Estou compartilhando o arquivo 'DULCE' com você
 
CONVITE LANÇAMENTO LIVRO DA ACADÊMICA AFLAM, ESCRITORA DULCE CAVALCANTE 

Enviado pela ASCRIM


MAS SERÁ O BENEDITO ?

 Por Miguel Magalhães

Benedito Meia-Légua, que assombrou os escravagistas anos antes da abolição

Seu nome original era Benedito Caravelas e viveu até 1885, um líder nato e bastante viajado, conhecia muito do nordeste. Suas andanças conferira-lhe a alcunha de "Meia-légua". Andava sempre com uma pequena imagem de São Benedito consigo, que ganhou um significado mágico depois.

Ele reunia grupos de negros insurgentes e botava o terror nos fazendeiros escravagistas da região, invadindo as Senzalas, libertando outros negros, saqueando e dando verdadeiros prejuízos aos racistas.

Contam que ele era um estrategista ousado e criativo, criava grupos pequenos para evitar grandes capturas e atacavam fazendas diferentes simultaneamente. A genialidade do plano era que o líder de cada grupo se vestia exatamente como ele.

Sempre que um tinha o infortúnio de ser capturado, Benedito reaparecia em outras rebeliões. Os fazendeiros passaram a crer que ele era Imortal. E sempre que haviam notícias de escravos se rebelando vinha a pergunta "Mas será o Benedito?"

O mito ganhou força após uma captura dramática. Benedito chegou a São Mateus (ES) amarrado pelo pescoço, sendo puxado por um capitão do mato montado a cavalo. Foi dado como morto e levado ao cemitério dos escravos, na igreja de São Benedito.

Noutro dia, quando foram dar conta do corpo, ele havia sumido e apenas pegadas de sangue se esticavam no chão. Surgiu a lenda que ele era protegido pelo próprio São Benedito. Por mais de 40 anos ele e seu Quilombo, mais do que resistiram, golpearam o sistema escravocrata.

Meia-Légua só foi morto na sua velhice, manco e doente. Ele dormia em um tronco oco de árvore. Esconderijo que foi denunciado por um caçador. Seus perseguidores ficaram a espreita, esperando Benedito se recolher. Tamparam o tronco e atearam fogo.

Seu legado é um rastro de coragem, fé, ousadia e força para lutar , ainda hoje é representado em encenações de Congada e Ticumbi pelo Brasil. Em meio as cinzas encontraram sua pequena imagem de São Benedito.

Todo dia 1 De Janeiro, o cortejo de Ticumbi vai buscar a pequena imagem do São Benedito do Córrego das Piabas e levar até a igreja em uma encenação dramática para celebrar a memória de Meia-Légua.

https://www.facebook.com/photo?fbid=4472776579507366&set=gm.3303014039919751

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

RESENHA DO CANGAÇO - LAMPIÃO: DUAS VIDAS, DUAS MORTES?

Por Lemuel Rodrigues


Resenha apresentada no Canal HISTORIA ATUAL, no YouTube, capitaneado pelo professor doutor Lemuel Rodrigues, ex-Presidente da SBEC - Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço.

No programa comenta a obra "Lampião, o invencível: duas vidas, duas mortes – o outro lado da moeda", de José Geraldo Aguiar. O autor defende a tese de que Lampião não morreu em 1938 na Grota do Angico, e sim em agosto de 1993 no estado de Minas Gerais.

https://cariricangaco.blogspot.com/2021/10/resenha-do-cangaco-lampiao-duas-vidas.html

http://blogodmendesemendes.blogspot.com

MÉDIO SERTÃO E BACIA LEITEIRA

 Clerisvaldo B. Chagas, 11 de novembro de 2021

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 2.611

Já falamos aqui sobre o Alto Sertão Alagoano e, agora falaremos sobre o chamado Médio Sertão e Bacia Leiteira de Alagoas. As dúvidas sobre os assuntos são constantes, mas chegou a hora dos esclarecimentos. Fazem parte do considerado Médio Sertão Alagoano as cidades: Santana do Ipanema, Dois Riachos, Olivença, Olho d’Água das Flores, Carneiros, Senador Rui Palmeira, Poço das Trincheiras, Maravilha e Ouro Branco.

Quanto à Bacia Leiteira de Alagoas, abrange uma área de 2.782.90 Km2 e é composta por 11 municípios destaques na produção de leite. São eles: Cacimbinhas, Major Izidoro, Batalha, Belo Monte, Jacaré dos Homens, Jaramataia, Minador do Negrão, Monteirópolis, Olho d’Água das Flores, Palestina e Pão de Açúcar. É bom saber que a área possui 8.657 agricultores familiares, 357 famílias assentadas e 12 comunidades quilombolas.

Veja que nem todos os municípios do Médio Sertão pertencem à Bacia Leiteira. Mas também a Bacia Leiteira não é só formada por municípios do Médio Sertão.

Veja também que cidades como Minador do Negrão, Cacimbinhas e São José da Tapera não estão incluídas como Médio ou Alto Sertão. No caso, não temos conhecimento dos critérios usados nessa classificação.

A central da Bacia Leiteira de Alagoas São os município de Major Izidoro, Batalha e Jacaré dos Homens. Isso não quer dizer que muitos outros municípios sertanejos que oficialmente não fazem parte de Bacia, não produzam leite. Todos os municípios vivem da agricultura e da pecuária leiteira.

MAJOR IZIDORO (CRÉDITO: IBGE).


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CANGAÇO FENÔMENO SOCIAL

O cangaço foi um fenômeno social que assolou o Nordeste brasileiro por muitos anos, deixando um rastro gigantesco de sangue, mortes e muito sofrimento.

Esse caótico acontecimento teve diversos envolvidos. Entre eles cangaceiros, forças volantes, coiteiros, coronéis, mulheres, políticos, padres, jornalistas, rastejadores e infelizmente muitas vítimas ...

Independente do seu entendimento e opinião sobre o cangaço, nosso papel é propagar e preservar de forma imparcial essa história.

O CANGAÇO ETERNO não visa eternizar ou fazer a apologia aos crimes cometidos, mas sim passar de forma ética e coerente os fatos relacionados ao tema que tanto gostamos e estudamos.

Por fim, de geração em geração propagar essa dura história que marcou tantas famílias, pois se não buscarmos um estudo sério, as próximas gerações aprenderão de forma sensacionalista e sem cabimento algum o CANGAÇO...

Att : Helton Araújo

 https://www.facebook.com/photo/?fbid=1221678701663925&set=gm.573342803921169

http://blogdomendesemendes.blogspot.com