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domingo, 8 de outubro de 2023

O CANGAÇO QUER SABER:

 Por Sálvio Siqueira‎ O Cangaço


Aonde se localiza o monumento mostrado na fotografia abaixo, o que aconteceu quem foram as vítimas e em qual data?

Disse o escritor José Bezerra Lima Irmão:


Sálvio Siqueira, essa capela, ao que me parece, indica o local onde Sabino Gomes, Jararaca e outros cabras mataram Francisco Canela, Sebastião Trajano e Bartolomeu Costa Dias (Bartolomeu Paulo), no dia 12 de junho de 1927, nas imediações do sítio Caburé, entre Serrote dos Leites e Umarizal (que na época do fato se chamava Gavião).


Nesse mesmo dia, os cangaceiros prenderam o coronel Antônio Gurgel, fazendeiro do brejo do Apodi, ex-prefeito de Natal, figura importante de Mossoró.

Fonte: facebook

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QUEM É O HOMEM DA FOTO ABAIXO?

 Por Sálvio Siqueira


Este é o soldado volante que operou a metralhadora que atingiu o "Diabo Louro" (Corisco). 

Os projéteis da rajada da metralhadora abriram seu abdômen, na tarde do dia 25 de Maio de 1940. Consequentemente, levando Corisco à morte. Trata-se de José Pereira, seu nome de "guerra" MURUNDU.

Fonte principal postagem do pesquisador Adauto Silva, no grupo "O Cangaço", em__ de maio de 2014.

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LOCAL ONDE ASSASSINARAM JESUÍNO BRILHANTE

 Por Sálvio Siqueira

 Foto Pôla Pinto

Este lugar é tido como o local que o assassino ficou de tocaia e atirou no cangaceiro Jesuíno Brilhante. Muitos foram os autores/escritores que escreveram algum trabalho sobre Jesuíno Brilhante.

Para Câmara Cascudo, ele, Jesuíno Brilhante,”(...) "foi o cangaceiro gentil-homem, o bandoleiro romântico, espécie matuta de Robin Hood, adorado pela população pobre, defensor dos fracos, dos velhos oprimidos, das moças ultrajadas, das crianças agredidas (...). 

Jesuíno Brilhante era baixo, espadaúdo, ruivo, de olhos azuis, meio fanhoso, ficava tartamudo quando zangado. Homem claro, desempenado, cavaleiro maravilhoso, atirador incomparável de pistola e clavinote, jogava bem a faca e sua força física garantia-lhe sucesso na hora do "corpo a corpo". Era ainda bom nadador, vaqueiro afamado, derrubador e laçador de gado.

Sua pontaria infalível causava assombro, especialmente porque Jesuíno, ambidestro, atirava com qualquer das mãos(...)”. A imagem corporal acima narrada pelo escritor do 'Cangaceiro Romântico', é totalmente diferente daquela do ator que o interpreta na produção cinematográfica.

Fonte prioncipal: oestenews-heroismo.blogspot.com(Postado por PORTAL TERRAS POTIGUARES às 05:56, quarta-feira, 2 de dezembro de 2009)

Fonte: facebook

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O COVEIRO - A SEPULTURA...........E, o CEL..ZÉ RUFINO ( fato real )

 


"Moço! Ontem um doutor esteve aqui querendo notícia da sepultura do Coroné Zé Rufino. Eu disse a ele que isso não existe. Não tem sepultura que se ache não. Acontece que nem eu, nem o velho Celso, que deve ter sepultado ele, sabía, na época, que o homem era tão bom e famoso da época dos grandes cangaceiros. Aqui é cidade pequena, mas que cresceu com cemitério pequeno. Se a família não pede conta, a gente usa de novo a cova e enterra por cima daqueles que estão ali mesmo. Tá cheio de gente enterrado em cima um dos outros aqui. Se tivessem me avisado, tinha cuidado de dar a ele uma sepultura boa. Mas ninguém avisou.

(Depoimento do COVEIRO... MANOEL DE APRÍGIO).

MATERIAL DO ACERVO DO PESQUISADOR GEZIEL MOURA. 
Amplie as imagens.






Fonte: facebook
Página: Voltaseca

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NORDESTINO – UMA MISTURA DE GENTE FORTE

 Por Alfredo Bonessi


Um povo forte ocupou o interior do nordeste brasileiro, mas não ultrapassou o Piauí, não  adentrou em  Minas Gerais, não chegou a Goiás, bem como  não se fixou nas cidades da orla marítima brasileira. São pessoas valentes,  determinadas, religiosas, de opinião, guerreiras por natureza. São imbatíveis quando lutam e só são vulneráveis na arte da guerra pela traição. Conhecem muito bem o terreno por onde passam e são superiores a ele - um terreno sedimentado por pedras e  coberto por uma vegetação emaranhada de galhos e espinhos, intransponível para seres comuns. Impressiona a resistência  física  dessas pessoas e até  não se  sabe de onde retiram tanta água  para suar, e que organismo  saudável é esse  que  metaboliza   um  bocado de farinha, uma porção de queijo, um pedaço de rapadura, transformando-os em combustível  suficiente para   vencer longas distancias a pé, por debaixo de um sol abrasador

Supersticiosas e muito desconfiadas ficam atentas a tudo o que se passa ao seu redor.  Acreditam  no destino  e o culpam pela maioria das coisas ruins que lhes acontecem. Introspectivas e reservadas, por esse processo, na maioria das vezes,  conseguem descobrir o que as outras pessoas pensam e quais são as suas intenções.

Muito se tem escrito sobre elas   e muito ainda se há de escrever.

Alfredo Bonessi -
Grupo de Estudos do Cangaço do Ceará-GECC
Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço-SBEC

Enviado pelo pesquisador do cangaço Capitão Alfredo Bonessi

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EX-VOLANTE MANOEL CAVALCANTI DE SOUSA (Neco de Pautília)

 

Ex-volante Manoel Cavalcanti de Sousa (Neco de Pautília). Observação: Esse bravo militar faleceu no dia 29 de Maio de 2014, com 101 anos de idade. Veja O VÍDEO do Senhor NECO de Pautília dançando XAXADO.

https://www.youtube.com/watch?v=JPL-04Tw-Bs


Fonte da matéria : ( ? )

Fonte: facebook
Página: Voltaseca Volta

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‘RECANTO DA HISTÓRIA’ “...QUANDO A COLUNA PRESTES SANGROU UM SACERDOTE”

 Por Sálvio Siqueira‎ O Cangaço


“Região situada no Oeste do estado brasileiro da Paraíba, o Vale do Piancó foi um dos locais por onde a Coluna Prestes esteve em sua incursão. Para muitos seriam os "Cavaleiros da Esperança", mas para outros, essa corrente de cunho militar, liderada por Prestes e com ideias comunistas, era mais um grupo que abalaria a região com suas ideias más, quando com o poder em suas mãos, não faria nada para ajudar realmente a população pobre da região”.

Formada pela União das Colunas Paulistas e Rio Grandense a Coluna Prestes, conhecida assim popularmente, mas oficialmente com o nome de Coluna Miguel Costa – Prestes marchou por 674 dias percorrendo 24.947 Km, passando pelos seguintes estados: RS, PR, SC, SP, MT, MS, GO, TO, MA, PI, CE, PB, RN, PE, BA, MG e terminou na Bolívia em fevereiro de 1927 com um total de 53 combates vitoriosos (invictos), com um contingente variável de 1500 homens. Sua tática de guerrilha foi conhecida internacionalmente, como uma das mais prodigiosas façanhas militares da história de guerrilhas; não andavam com menos de 800 homens, consumindo em torno de 100 mil cavalos em sua jornada, não ficavam mais de 48 horas em um mesmo lugar o que dificultava a sua localização, devido a sua movimentação rápida. Passando por dois governos, um em sua formação Artur Bernardes (1922 – 1926) e outro na sua extinção Washington Luiz (1926 – 1930), mataram por volta de 600 soldados e sofreram perda de 70 oficiais guerrilheiros. Queriam, e assim foi decidido na reunião de 12 de abril de 1925, conscientizar a população do interior, predominantemente a rural, do domínio exploratório do governo, e difundir suas ideias para ter apoio popular, uma coisa básica em movimento revolucionário. Em seus objetivos, porém, tiveram que ter atitudes bruscas, como toda revolução, atitudes fortes, que podem prejudicar o movimento diante dos olhos do povo. Outro motivo que ajudou a prejudicar sua imagem frente à opinião pública, foi o fato de que ao adentrar em um vilarejo, roubavam cavalos, alimentos, armas, aterrorizavam a população... O principal nome dessa aterrorização foi o tenente João Cabanas, que depois de adoecer em fevereiro de 1925, não se seguiu mais com a Coluna. A Coluna Prestes entrou no Estado da Paraíba, vindo de Luiz Gomes-RN, até chegar no lugarejo de Várzea Cumprida, em Pombal- PB. A cidade de Piancó- PB, não constava no percurso da Coluna, tendo sido incluída de última hora uma vez que a polícia paraibana havia fechado quase todas as fronteiras do estado a passagem da Coluna. Em Piancó havia uma briga paroquial onde a oligarquia da família Leite que tentava expurgar o Deputado Estadual Padre Aristides da sua trajetória política, este último fortalecido pelo então aliado Governador do Estado, o Dr. João Suassuna (1924/1928).

* Por: José Romero Araújo Cardoso

“(...)Nas inúmeras conversas sobre a passagem da Coluna pelo desditado município paraibano, havia incontida emoção quando o velho combatente falava sobre o Padre Aristides Ferreira da Cruz, vigário e chefe político da cidade sertaneja literalmente arrasada em fevereiro do ano de 1926.


O Coronel Manuel Arruda de Assis informava que o Padre Aristides nasceu no então distrito pombalense de Lagoa. Quando de minha fixação no Estado do Rio Grande do Norte, efetivamente a partir do ano de 1998, fiquei sabendo por intermédio de informações fornecidas por dileto amigo de nome Raimundo Soares de Brito, verdadeiro arquivo vivo da cultura potiguar, que o Padre Aristides havia exercido o cargo de vigário em Caraúbas (RN).

Arruda narrava que o Padre Aristides era inimigo de muita gente em Piancó, mas que todos o respeitavam. O vigário andava com inseparável F. N. Brown na cintura, acompanhado de grupos de capangas, era metido em tudo que não prestava no sertão daquela época, viveu maritalmente com jovem da localidade, tiveram filhos, enfim, como dizemos no sertão, era mais desmantelado do que vôo de anum molhado ou galope de vaca amojada.

Quando os informes enviados de Pombal - PB, notificando sobre a passagem da Coluna Prestes por Malta –PB, chegaram em Piancó- PB, o Padre Aristides se animou em enfrentar, telegrafando para Júlio Lyra, o chefe de polícia de (João) Suassuna, comprometendo-se a conseguir dois mil homens em armas em quarenta e oito horas, prontamente aceito pelo governo do Estado. Não obstante os esforços, Padre Aristides não conseguiu reunir o número de homens prometido para a defesa(...)Quando a Coluna entrava em Piancó, descargas certeiras alvejaram cavalos e cavaleiros. Daí por diante fechou-se o tempo, quando intenso tiroteio transformou Piancó em praça de Guerra. Vinha de ambas as partes, mas com maior intensidade, devido ao número de componentes, disparado pelos integrantes do movimento tenentista originado no sul do País(...)O ódio que a Coluna Miguel Costa - Prestes passou a devotar ao piquete do Padre Aristides teve seu recrudescimento quando ato considerado de alta traição inflamou os ânimos acirradíssimos dos combatentes.

(O)Tenente Antônio Benício, delegado de Piancó,(solicita, através de sinais) para que levasse quatro fuzis e um cunhete de balas para o piquete dele, ao que "preá"(espécie de correspondente de guerra) retrucou com toda razão ser impossível furar as mil modalidades de ataque dos revoltosos(...)(O)Sargento Manuel Arruda de Assis(teve a idéia e ordenou que se erguesse uma bandeira branca, com isso tinha-se a chance de abastecer o piquete do Delegado)(...) o piquete do Padre Aristides aproveitou o momento de distração da Coluna Miguel Costa - Prestes para intensificar o tiroteio em direção ao grupo revoltoso. O resultado foi catastrófico, pois a Coluna teve muitos integrantes mortos e feridos(...)Daí em diante era ponto capital para os comandados pelo General Miguel Costa e pelo Capitão Luiz Carlos Prestes chegarem ao piquete do Padre Aristides Ferreira da Cruz(...)o Padre Aristides quando viu a coisa ficar preta mandou seu guarda-costa, de nome Rufino, subir no muro para ver o que acontecia. Rufino informou desesperado que a situação era periclitante, pois se fugissem morriam, se ficassem morriam do mesmo jeito(...)A luta era nos corredores, nas salas, em todo canto, quando uma ordem do comandante da investida, que calassem as baionetas de uma vez só, cessou a luta, enquanto o Padre Aristides pedia incessantemente garantias de vida para todos(...)Covardemente o comando da Coluna Miguel Costa - Prestes assegurou as garantias. Todos que estavam na casa, incluindo o Padre Aristides e o prefeito de Piancó- PB, o Sr. João Lacerda, bem como o filho deste, foram conduzidos a um barreiro e lá sangrados, um a um, e não fuzilados(...)Padre Aristides, sentindo-se mortalmente ferido, implorou para que não fizessem aquilo com ele, pois era um sacerdote católico. As humilhações foram intensificadas, pois o martírio do Padre Aristides Ferreira da Cruz e sua gente foi um episódio macabro patrocinado pela ignominiosa covardia, pela efetiva traição de membros de um movimento que se auto-intitulavam revolucionário, reformista, ou seja lá o que tenha sido ou digam ter sido, mas que não teve hombridade Enem humanismo para respeitar as vidas daqueles que já se achavam dominados e impossibilitados da mínima defesa(...)”.

(*) José Romero Araújo Cardoso. Geógrafo. Professor do Departamento de Geografia do Campus Central da UERN. Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente.

Fonte e foto www.portalpianco.com

Fonte: facebook

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A MORTE DO PADRE CÍCERO

 Por José Bezerra Lima Irmão


Excerto do capítulo 181 de Lampião – a Raposa das Caatingas.

José Bezerra é pesquisador do cangaço e de tudo o que diz respeito à história do Nordeste envolvendo as figuras fantásticas de Padre Cícero, Antônio Conselheiro, José Lourenço, Severino Tavares e Quinzeiro, e os trágicos episódios de Canudos, Caldeirão, Pau-de-Colher, Serra do Rodeador e Pedra Bonita do Reino Encantado ou Pedra do Reino. É autor do livro Lampião – a Raposa das Caatingas, uma biografia completa do Rei do Cangaço.

http://araposadascaatingas.blogspot.com.br

Na manhã de 20 de julho de 1934, aconteceu uma coisa terrível na Cidade Santa do Juazeiro: morreu o Padre Cícero Romão Batista.

Mais de quarenta mil pessoas haviam passado a noite em vigília. Quando se espalhou a dolorosa notícia – “Padim Ciço morreu!!!” –, teve início um espetáculo assombroso. As pessoas choravam, abraçadas umas às outras, rezando ou gritando como loucas, acotovelando-se, atropelando-se, esmagando-se na ânsia de chegar à casa do reverendo – as ruas não tinham como conter tanta gente.


A situação agravou-se quando os telegramas chegaram às cidades próximas. Logo, caminhões e mais caminhões superlotados começaram a despejar romeiros que vinham ao sepultamento do Pai dos Pobres. Uma verdadeira onda humana tomou a Rua São José, onde morava o Padre Cícero, invadindo todos os espaços, rompendo obstáculos, derrubando portas, passando por cima de tudo. O delegado de Juazeiro, vendo que a polícia era impotente diante da multidão sem controle, lavou as mãos com uma desculpa razoável:

"– O Padre Cícero era do povo e continua a ser do povo".

O caixão mortuário foi colocado numa janela, quase em posição vertical, num estrado de madeira, e durante o dia inteiro ficou ali, aberto, para que o corpo fosse visto pela multidão. Enquanto isso, milhares de pessoas continuavam a chegar a Juazeiro, a pé, a cavalo, de caminhão, de automóvel. Às quatro horas da tarde, ouviu-se um ronco nos céus, como um trovão prolongado – eram aviões do Exército que chegavam de Fortaleza com um barulho ensurdecedor, lançando-se de ponta para baixo em voos rasantes, passando a poucos metros do telhado da casa do Padre Cícero.


Àquela altura, a colmeia humana já ultrapassava a casa dos 60 mil. Ninguém se lembrava de comer ou beber. Não havia sequer uma casa de comércio aberta. O prefeito decretou luto oficial por três dias. Nas cidades vizinhas aconteceu o mesmo. A Bandeira do Brasil foi hasteada nas repartições públicas e em várias casas, com uma faixa negra, de luto.


A multidão passou a noite em frente à casa do Padre, rezando, chorando, lastimando-se.


No dia seguinte, às 7 horas, 9 padres, liderados pelo monsenhor Shoter, deram início ao cortejo, descendo com o féretro pela Rua São José em direção à Praça da Matriz, onde foi feita a encomendação do corpo pelo monsenhor Pedro Esmeraldo da Silva Gonçalves, acolitado pelos demais sacerdotes, representantes do clero que tanto criticara e combatera o injustiçado Santo do Juazeiro. Por volta das 10 horas, reiniciou-se o cortejo, levando o corpo para a capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Vencendo os guardas que tentavam proteger o féretro, a multidão apossou-se do caixão, e foi assim que o Padre Cícero chegou à sua última morada – o caixão, suspenso nos braços do povo, parecia flutuar no céu como uma pluma.


O Padre Cícero foi sepultado em frente ao altar da Capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – que ele chamava de Capelinha do Socorro.


Quando Lampião soube que o Padrinho havia morrido, ficou paralisado. Virgínio e Luís Pedro choraram. Lampião mandou comprar faixas de crepe, e durante oito dias todos os cangaceiros usaram uma tarja preta no braço, em sinal de luto. Como todo nordestino, ele não podia compreender como era possível que o Padrinho tivesse morrido, pois o Padre Cícero era considerado imortal, um santo, uma entidade divina.


E de fato o Padre Cícero é imortal. E é um santo. Representa um oásis de esperança na seca espiritual do mundo sertanejo, somente equiparável ao Padre-Mestre Ibiapina. 


Pessoas ignorantes e pesquisadores unilaterais ou apressados em suas conclusões, desconhecedores da História, que interpretam os fatos do passado com a visão do presente, pintam de negro sua alma cândida e simples. 


Tinha defeitos? Tinha, porque era humano, mas seus defeitos eram uma revelação de sua ingenuidade e boa-fé, e não de maldade, coisa que o seu coração desconhecia. 


Como disse muito apropriadamente Frederico Bezerra Maciel, “Padre Cícero é o Santo por excelência dos humildes, que nele depositam sua fé, esperanças, dele recebem o consolo, a segurança e a força da resignação cristã”.

Padre Cícero no caixão

O Padre Cícero é o Santo Padroeiro da Nação dos Nordestinos – canonizado pelo povo.

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Ilustrado por José Mendes Pereira
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A FUGA PELO DESERTO

Por Beto Rueda

O ano de 1931 assinalou a mais espantosa e dramática aventura de Lampião: seu homizio no Raso da Catarina. Magnífico, de uma beleza trágica, nos sertões baianos.

Acossado por diversas volantes policiais, soldados baianos, pernambucanos e alagoanos a adivinhar-lhe o rastro invisível, misterioso, desnorteante, fez desse pedaço de mundo o seu refúgio nesse período.

O cangaceiro Zé Baiano.

Lampião, estava agindo nas longas extensões que iam de Santo Antônio da Glória a Uauá e de Curaça a Jeremoabo, nessas terras de cactus e favelas.

Ninguém sabia do seu paradeiro. E já a lenda começava outra vez a cercar-lhe o nome, a audácia, a memória: morrera, desertara, fugira. As aves do céu testemunharam a sua desdita, agonizando de sede e fome.

Um dia, o tenente José Sampaio Macedo prendeu um sertanejo matuto, pobre, mas forte e inteligente. Não permitiu o oficial que o homem sofresse qualquer vexame por parte da tropa. Deixou-o à vontade, no meio da volante. Três dias depois, por livre e espontânea iniciativa, o caboclo disse: - Seu tenente, eu sei onde está Lampião!

A marcha no rumo indicada pelo prisioneiro foi penosa. Tenente e soldados afundaram no Raso a pé e como guia o rastejador Antônio Cassiano e o sargento de larga experiência e coragem de nome Luiz Mariano.

Passaram-se os dias sem novidade. De repente, ecoam no deserto, partidos de sobre uma pedra, sucessivos tiros de fuzil. Era uma sentinela avançada de Lampião que, avistando a volante, anunciava ao bando a sua aproximação. Estabelecera ele, em torno do seu acampamento, um cinturão de segurança.

A volante cerca o bando. O tenente Macedo foi atingido com um tiro no pé, o sargento Mariano e o guia Cassiano também são feridos. O fogo fechou-se rápido e nutrido.

O grupo cangaceiro recua, afundando mais e mais no Raso. Desaparece em poucos instantes debaixo de gritos e imprecações dos seus homens e dos soldados. No chão, o tenente Macedo contempla os despojos deixados pelo famoso cangaceiro: roupa, chapéus de couro, vestidos, pentes, tesouras, chales, agulhas, linhas...

Todos os objetos foram queimados por ordem do tenente que iniciou a sua longa jornada de volta. Perdera o oficial a dinâmica do pé. O sertanejo que lhe revelara o paradeiro de Lampião, foi carregado pelos ombros. Em uma rede regressou o sargento Mariano.

O Rei dos Cangaceiros já ia longe quando a volante retornou: dois bandos de avoantes ensanguentadas sobre o deserto do Raso da Catarina.

REFERÊNCIAS:

MACEDO, Nertan. Lampião. 3. ed. Rio de Janeiro: O Cruzeiro, 1970.

PRATA, Ranulfo. Lampião. 2. ed. São Paulo: Piratininga, 2010. (Fac-símile de 1934).

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VAI FAZER FESTA E PRETENDE CONTRATAR POETAS E VIOLEIROS PARA ANIMAREM A SUA SOLENIDADE?.

 Por José Mendes Pereira


Vai fazer festa em sua residência, em escola, na fazenda, no seu sítio..., e precisa de poetas e violeiros para animarem o seu evento, procura com urgência o poeta José Ribamar, que ele tem muitos amigos que além dele, são bons poetas e violeiros. 

Aqui o seu endereço eletrônico:

ribamarpoeta@outlook.com

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QUEBRA DE SEGREDO

Autor José Di Rosa Maria.


Você lê meu poema
De amor
Compreende o intuito
Da mensagem
Sente algo incomum
Dá-lhe prazer
Mas acaba fingindo
Que não sabe
Que o poema que lê
Sou eu
Em versos.

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