Por: José Mendes Pereira
Raimundo Soares de Brito, o Raibrito, como é conhecido no meio dos escritores e pesquisadores, nasceu na cidade de Caraúbas, no Estado do Rio Grande do Norte, no dia 23 de Abril de 1920. Na sua cidade natal, trabalhou como comerciante, e posteriormente passou a ser funcionário público.
Escreveu 50 títulos e ocupa a cadeira de número 4 da Academia Mossoroense de Letras (AMOL), da qual foi presidente.
Ao longo dos anos o escritor Raimundo Soares de Brito, colecionou recortes de jornais e documentos históricos; Também através do tempo, adquiriu o hábito de catalogar e guardar documentos. É um pesquisador autodidata, criando a maior hemeroteca do Estado do Rio Grande do Norte, o acervo virtual Raibrito, com o apoio da Petrobras e do Instituto Cultural do Oeste Potiguar (ICOP).
É sócio-fundador da Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço. Sócio-efetivo do Instituto Cultural do Oeste Potiguar (ICOP). Sócio-efetivo do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte (IHGRN).
De suas pesquisas nasceu um dos mais importantes registros sobre as ruas da cidade, o livro Ruas e Patronos de Mossoró. Em 1995 foi homenageado com o título Doutor Honoris Causa da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, e em 1997, com o diploma amigo da cultura.
No mês de Abril deste ano, Raimundo Soares de Brito comemorou 91 anos de vida. Por toda contribuição a história e a cultura local, Raibrito é um historiador que merece muitas homenagens, principalmente feitas pela Prefeitura Municipal de Mossoró. Mas essas homenagens talvez só serão feitas depois de sua partida para junto de Deus. Eu estou errado?!
Fonte de pesquisas: