Por José Mendes Pereira
Seguidores
sábado, 30 de outubro de 2021
NOVO LIVRO NA PRAÇA
LIVRO
Você que gosta de ler o tema cangaço procura com urgência os bons livros da escritora Luitgarde Oliveira Cavalcanti Barros, adquirindo com o professor Pereira, através destes endereços:
franpelima@bol.com.br ou pelo Whatsapp 83 9 9811 8286.
É uma escritora de nome e renome no que diz respeito ao estudo cangaceiro.
http://blogdomendesemendes.blogspot.com
LIVRO DA ESCRITORA E PESQUISADORA DO CANGAÇO VERLUCE FERRAZ
Descendente de Nazaré do Pico - em Floresta do Navio. Homenagem a Izaias Ferraz Nogueira, - Volante de Pernambuco.
https://www.facebook.com/groups/1995309800758536
http://blogdomendesemendes.blogspot.com
PEÇA LOGO ESTES TRÊS LIVROS
Por José Mendes Pereira
http://blogdomendesemendes.blogspot.com
INTERIOR DA IGREJA DE SÃO VICENTE DE PAULA, MOSSORÓ/RN.
Por Neilton Medeiros
Igreja da bunda redonda, como disse Lampião em 1927, quando tentou invadir Mossoro, foi derrotado e saiu corrido à procura de sombra nas terras do coiteiro Coronel Isaías Arruda, no Ceará, deixando para trás o cangaceiro Colchete morto, Jararaca baleado e levando alguns outros feridos.
https://www.facebook.com/photo/?fbid=1773937512817245&set=gm.1764442807097989
http://blogdomendesemendes.blogspot.com
CORONEL PETRONILHO DE ALCÂNTARA REIS, UM DOS PRIMEIROS CONTATOS DE LAMPIÃO NA BAHIA.
Acervo do Beto Rueda
Petro, como era chamado, foi chefe político em Santo Antônio da Glória(cidade hoje submersa pelas barragens do Rio São Francisco) e um dos maiores latifundiários do Estado, dono de extensas faixas de terras dentro do Raso da Catarina.
Fonte:
LIMA, João de Sousa. Lampião, o cangaceiro! sua ligação com os coronéis baianos, Raso da Catarina e outras histórias. Paulo Afonso: Fonte Viva, 2015.
https://www.facebook.com/photo/?fbid=4895630667114425&set=gm.3022073154748857
http://blogdomendesemendes.blogspot.com
FINALMENTE, QUEM MATOU LAMPIÃO NA GROTA DO ANGICO?
Por Iconografia da História
Tratado como Judas, vivendo no anonimato e com medo da morte. A história e as perturbações de Santo, o homem que matou Lampião e cortou sua cabeça com um punhal
Até pouco tempo atrás, a historiografia considerava João Bezerra da Silva como o homem que matou Virgulino Ferreira, o maior cangaceiro da história. Porém, ao realizar pesquisas mais aprofundadas, o especialista no fenômeno social Frederico Pernambucano de Mello descobriu que, na realidade, o autor do disparo que tirou a vida de Lampião, em 1938, foi Sebastião Vieira Sandes, o Santo, um soldado do pelotão de João Bezerra, que conhecia Lampião e sua esposa, Maria Bonita.
Santo foi coiteiro de Lampião e companheiro de costura. Chegou a ser amigo do cangaceiro e era chamado por sua esposa, Maria Bonita, de Galeguinho. Os coiteiros preparavam esconderijos e ajudavam os bandos do cangaço a fugirem da polícia.
A relação entre Santo e Lampião se rompeu quando o primeiro foi preso e torturado. Solto com a condição de entrar na "Volante", espécie de tropa especial treinada para caçar cangaceiros, Santo foi um dos homens que ajudou a encontrar Lampião e mais 9 pessoas do seu bando, na gruta de Angicos, em Sergipe.
O grupo de volantes, que também contava com poucos homens, preparou emboscada contra Lampião acima do vale onde estavam os bandidos. Ao receber o sinal de que o alvo se tratava de Lampião, Santo disparou a arma. O projétil acertou o punhal de lampião e foi desviado para o abdômen, que perfurou órgãos e colocou fim em um dos maiores bandidos da história do país.
Por fim, Santo ficou responsável por cortar a cabeça de Lampião. Cada passada da lâmina no pescoço, fazia o rapaz, de 20 anos na época, tremer todo.
Após a execução, Santo foi aconselhado a manter-se calado. A não reivindicar a morte para não levantar possibilidade de vingança, já que Lampião tinha muitos aliados ainda vivos.
No início dos anos 2000, Santo procurou Frederico Pernambucano de Mello, foi até Alagoas para se despedir da família, pois estava com uma doença incurável e tinha pouco tempo de vida.
O assassino de Lampião disse ao historiador que não poderia levar aquele segredo para o túmulo, que a imagem de lampião e o barulho do disparo nunca saíram de sua mente. Escondido durante anos, pouquíssima gente sabia do ato que cometera a manda de Vargas, inclusive parte significativa de sua família.
A morte de Lampião em suas costas lhe custou o sossego por 6 décadas, mas seu tiro certeiro moveu a roda da história.
Conheça a história do Cangaço em nosso novo vídeo, acessando pelo link: https://youtu.be/xABFYUPocEw
https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste
http://blogdomendesemendes.blogspot.com
DÚVIDA QUE PRECISA SER ELUCIDADA.
Por José Mendes Pereira
Este senhor acima, de nome João Ferreira da Silva, que era famoso lutador de boxe, lá da cidade de Juazeiro do Norte, e carinhosamente apelidado de João Peitudo, confirmava sem pensar em errar, que era filho de Virgolino Ferreira da Silva, o capitão Lampião, e Maria Gomes de Oliveira, a rainha do cangaço Maria Bonita. Mas há quem diga que as suas informações não têm nenhuma ligação com o cangaço, e muito menos com a família Ferreira do capitão Lampião, e nem com a família Gomes de Oliveira, de Maria Bonita.
https://www.miseria.com.br/ultimas-noticias/cariri/ha-20-anos-morria-em-juazeiro-do-norte-o-filho-de-lampiao/
https://www.youtube.com/watch?v=A8OOb0EEwHk&ab_channel=OCanga%C3%A7onaLiteratura
Se interessar, leia este quando terminar.
https://blogdomendesemendes.blogspot.com/2021/10/entrevista-com-o-filho-de-lampiao-e.html
Nota: Lembrando aos amigos leitores que nada a ver com os cineastas e nem jornalistas. Tenho grande respeito por todos eles. Geralmentre eu me refiro aos depoentes. Todos os trabalhos destas pessoas são de grande credibilidade.
As minhas palavras não têm nenhuma referência sobre a entrevista que o Robério Santos fez com o suposto neto de Lampião. O que escrevi refere-se a fatos antigos. Apenas coloquei o link da gravação do Robério Santos para que o leitor conheça o seu belo trabalho. Parabéns para ele!
http://blogdomendesemendes.blogspot.com