Ricardo Albuquerque autografa "Iconografia do Cangaço"
Foi uma daquelas noites que marcou; não só pelo grande lançamento da mais nova obra de Ricardo Albuquerque - "Iconografia do Cangaço" , sem dúvida um ponto alto dentro da literatura e iconografia sobre a temática; mas e acima de tudo pela oportunidade de abraçar um grande amigo, um grande carater, que é Ricardo Albuquerque.
O lançamento do Livro; acontecido na noite de ontem, 21 de junho, no Restaurante L'O na Praia de Iracema em Fortaleza; foi um presente para todos os que pesquisam, estudam e são afixionados pela história do Cangaço. Além do zêlo demonstrado pelo organizador, reunindo além de farto material, entre fotografias; muitas delas pertecente ao seu próprio acervo, resultado da ousadia de seu avô, Ademar Albuquerque juntamente com o árabe Benjamim Abrahão, também nos traz artigos que de forma lúcida e clara passam ao leitor um pouco do que representou o fenômeno do cangaço dentro da cultura de nosso nordeste.
A Obra
Ângelo Osmiro e Ricardo Albuquerque
Manoel Severo e Wilton Dedê
Afrânio Cisne e Antônio Tomaz
Casal Ezequias Aguiar
Ricardo Albuquerque é uma dessas pessoas que se guarda no lado direito do peito; pela retirão, cordialidade e principalmente pela generosidade com a qual trata seus amigos. Por ocasião do lançamento de seu livro, reuniu uma infinidade de amigos, confrades que pesquisam o cangaço, admiradores das coisas nordestinas, fotógrafos, cineastas, escritores, pesquisadores, enfim, todos reunidos para abraçar mais uma grande iniciativa de sucesso.
Ricardo Albuquerque autografa sua obra para Wolney Oliveira e Wilton Dedê
O evento contou ainda com a apresentação da obra e uma pequena amostra do que vamos encontrar no livro, sob a responsabilidade do Presidente do GECC - Grupo de Estudos do Cangaço do Ceará, Conselheiro Cariri Cangaço e colaborador da obra, escritor Ângelo Osmiro. Ao final ficou a certeza da chegada às livrarias de mais uma grande obra que veio para engrandecer o universo do estudo e pesquisa do tema, valeu amigo Ricardo, parabens.
Manoel Severo
Curador do Cariri Cangaço