Seguidores
quinta-feira, 1 de setembro de 2022
CANGAÇO: EPOPEIA DE GUARIBAS
CURIOSIDADES SOBRE VIDA E MORTE DE LAMPIÃO
Por Renata e História
https://www.youtube.com/watch?v=4ZYN1UHvcY0&ab_channel=Renataehist%C3%B3riahttp://blogdomendesemendes.blogspot.com
PRIMEIRO DIA DE LAMPIÃO NA BAHIA
Por Na Rota do Cangaço
Em 21 de agosto de 1928 Lampião cruzou a fronteira do São Francisco e adentrou na Bahia para homiziar-se durante algum tempo no sertão. Lampião aportou na Bahia com o propósito de dar um tempo, recompor forças, restaurar o seu bando e planejar novas investidas longe das fronteiras pernambucanas que a polícia se apressou em controlar temendo o retorno do Capitão Virgulino. http://bit.ly/link-convite-grupo-what...
A HISTÓRIA DE FREI DAMIÃO 05/11/1998
Por Almeida Júnior Locutor
UMA LINDA HISTÓRIA DE AMOR E FÉ. CONHEÇA A HISTÓRIA DE FREI DAMIÃO. Deixe seu like e compartilhe se gostou, inscreva-se no canal e ative o sininho de notificações para não perder nenhum vídeo. INSTAGRAM: https://instagram.com/almeidajuniorlo... FACEBOOK: https://www.facebook.com/almeidajunio... TWITTER: https://twitter.com/AJ_locutor E-MAIL COMERCIAL: studioajcanal@gmail.com
http://blogdomendesemendes.blogspot.com
O CARIRI CANGAÇO COM A MAIOR PARTICIPAÇÃO POPULAR DE TODOS OS TEMPOS, O MAIOR EVENTO JÁ OCORRIDO EM POÇO REDONDO. 2018
Por Rangel Alves da Costa
O CARIRI CANGAÇO COM A MAIOR PARTICIPAÇÃO POPULAR DE TODOS OS TEMPOS, O MAIOR EVENTO JÁ OCORRIDO EM POÇO REDONDO. 2018, saudade dá! Na noite do dia 14 de junho de 2018, a Praça de Eventos de Poço Redondo foi completamente tomada pela população local e de cidades vizinhas, e no intuito de prestigiar o início de um evento grandioso e inesquecível: CARIRI CANGAÇO POÇO REDONDO 2018. Até os dias atuais, jamais outro evento reuniu tanta gente, tanta participação popular.
Era uma recepção festiva para pesquisadores, estudiosos, turistas e
visitantes, mas foi o povo sertanejo que compareceu em massa para participar,
aplaudir e festejar. Foi um Cariri Cangaço do povo e para o povo. Quem sabe um
dia, mais adiante, teremos essa lindeza toda novamente no Solo Sagrado de
Alcino!
https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste/?multi_permalinks=1986676008208000¬if_id=1661887151436087¬if_t=group_activity&ref=notif
http://blogdomendesemendes.blogspot.com
ONDE VOCÊ MORA?
Clerisvaldo B. Chagas, 10 de setembro de 2022
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica: 2.759
Costumamos classificar o relevo em Montanhas, Planaltos, Planícies e Depressões.
Quando a montanha aparece isolada, chama-se morro, monte, serrote... Quando a montanha se apresenta unida a várias outras, recebe a denominação de serra. Várias serras, formam um maciço (maciço de Santana do Ipanema, maciço de Mata grande). Quando as serras estão dispostas numa sequência, denomina-se Cordilheira. A pujança da serra depende do tempo da sua formação.
O planalto constitui extenso terreno tabular, sem nenhuma reentrância ou saliência. Geralmente está em altitude superior a 200 metros. Pode ser de levantamento ou de erosão. O primeiro é originário de um soerguimento da área, o segundo do desgaste dos picos das montanhas.
As planícies correspondem a áreas relativamente baixas, geralmente formadas pelo processo de sedimentação.
As depressões são relevos mais baixos em relação às superfícies próximas a que chamamos depressão relativa. E também pode ser em relação ao nível do mar, a que chamamos depressão absoluta.
Na verdade, as pessoas comuns nem se dão conta em que tipo de relevo procura fazer sua morada. O rico escolhe o lugar onde fazer sua casa, o pobre não tem escolha, mora onde surgir a oportunidade. Assim os humanos vão habitando o morro, a chapada, o planalto, o litoral, o terreno pantanoso, a colina e até o leito de rios e riachos secos.
Os lugares mais procurados para moradia são as planícies, onde o homem procura e pratica os tipos de trabalho para sua sobrevivência. Mas não faltam a busca pelo trabalho e mesmo pela morada no cimo e nas faldas das montanhas, porque em todos os lugares da Terra tem alguma coisa para ser explorada pelo terráqueo; desde as minas subterrâneas de minérios, à exploração de madeira de lei em regiões montanhosas. Quantos turistas procuram lugares de relevos diferentes dos que vivem para deleite dos olhares no conjunto harmonioso que Deus fez!
Estudar é conhecer. O conhecimento liberta!
CIDADE DE RELEVO PLANO: PÃO DE AÇÚCAR (FOTO: DIVULGAÇÃO/PREFEITURA).
SEMINÁRIOS CARIRI CANGAÇO - GRANDE VISIBILIDADE CULTURAL À DISPOSIÇÃO DA LITERATURA, DO CORDEL E DO ARTESANATO
Por Célia Maria
É facultada aos escritores, historiadores e pesquisadores de diversas áreas culturais, uma abertura especial para lançamento e exposição de suas obras junto à mídia e à comunidade, além da exibição e comercialização de produtos artesanais ligados ao cangaço, manufaturados genuínos de cada região.
Novidades literárias que expressam a verdadeira história que permeou a vivência de nossos antepassados, principalmente no início do século XX, com as peripécias de Lampião, ou ainda assuntos diversos, de relevância ao nosso conhecimento, dentro e fora do tema cangaço.
Não é a toa que o vasto acervo existente sobre o fenômeno social “Cangaço” no Nordeste, que ora circula pelas bibliotecas de todo o mundo, teve uma grande parcela de suas obras lançadas e gabaritadas através dos seminários Cariri Cangaço, que desde o ano de 2009 chancelou o lançamento de mais de 80 obras literárias: fabulosa para a preservação cultural do nosso povo e, sobretudo, para o desenvolvimento da nossa educação.