Por José Mendes Pereira
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quarta-feira, 22 de fevereiro de 2023
PARA DESOPILAR UM POUCO. - ROBERTO CARLOS - O CADILLAC (VÍDEO AO VIVO)
O CANGACEIRO DESCONHECIDO DA GROTA | CNL | 1228
Por O Cangaço na Literatura
A MORTE E TRAIÇÃO DE JOCA BERNARDO | CNL | 1076
Por O Cangaço na Litewratura
UM ABRAÇO DE LONGE
Clerisvaldo b. Chagas, 22 de fevereiro de 2023
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica: 2.842
O tamanduá
albino mostrado na mídia dos últimos dias, deu para emocionar quando das suas
perambulações pelos verdes campos. Aí é quando o sertanejo diz que “uma coisa
puxa outra” e vamos lembrando do lugar Tamanduá, povoado quilombola de Poço das
Trincheira, cortado pela BR-316. Antes, algumas casas bem recuadas
no barro vermelho do local, hoje, um progressista, simpático e tranquilo
povoado, que mantêm seu nome tradicional de quatro séculos, como Alto do
Tamanduá. Temos quase certeza de que a totalidade da sua população nunca viu ao
vivo o bicho que lhe empresta o nome. Mas é óbvio que esses animais
maravilhosos habitaram a região e que também deram origem ao lugar vizinho, mas
já em território santanense, Baixa do Tamanduá que também é conhecido como
Lagoa do Mijo.
Do Alto do
Tamanduá, você rapidamente alcança as cidades de Poço das Trincheiras,
Maravilha e Ouro Branco, redondeza que possui seus atrativos como as serras do
Poço a serra da Caiçara, o museu de antropologia de Maravilha, as estátuas em
ruas e praças de mastodontes encontrados na região e os banhos no rio Capiá e
Ipanema se for tempo de cheias moderadas. Você pode escolher uma dessas três
cidades como base de suas incursões pelos arredores e gozar amplamente do clima
sertanejo. Quanto ao tamanduá de verdade, você não vai mais encontrá-lo em
lugar nenhum do Sertão porque já foi extinto. Das suas andanças ficaram apenas
os formigueiros que persistem em todos os lugares rurais do Brasil. E por falar
nisso, as mulheres do povoado Alto do Tamanduá, voltaram a produzir panelas de
barro que sempre marcaram àquela comunidade.
O tamanduá se alimenta de formigas e sua figura é diferente de todos os outros animais que a gente conhece. É um bicho pacato, mas pode até matar outros bichos grandes a humanos, quando se vê ameaçado, graças as garras enormes e seu abraço em que as garras penetram na vítima. O gesto de defesa ficou conhecido como “abraço de tamanduá”, que pode ser referência aos falsos abraços de amigos traidores. E se um tamanduá já é atração, imagine um tamanduá albino soltos na natureza! Viva o Sertão do meu estado!
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CRISTINA DE PORTUGUÊS.
Por O Cangaço na Literatura
PANTA DE GODOY CONTRADIZ JOÃO BEZERRA
Por Aderbal Nogueira
Nesse vídeo faço algumas pontuações sobre o depoimento de José Panta ao pesquisador Alcino Costa. Seguem alguns links sobre transporte rodoviário: https://youtu.be/ljeYipJeHTk https://youtu.be/Iq1dsbRMyRo https://youtu.be/5u03nseefI8 Seja membro deste canal e ganhe benefícios: https://www.youtube.com/channel/UCG8-... Link desse vídeo: https://youtu.be/NknAYLelPzw
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O MISTERIOSO ASSASSINATO DE BENJAMIN ABRAHÃO BOTTO: CRIME PASSIONAL OU QUEIMA DE ARQUIVO.
Por Cangaço Paralelo
O misterioso
assassinato de Benjamin Abrahão, Benjamin Abrahão Botto foi um fotógrafo
libanês-brasileiro, responsável pelo registro iconográfico do cangaço e de seu
líder, Virgulino Ferreira da Silva — o Lampião. Abrahão morreu aos 48 anos,
durante o Estado Novo.
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POVOADO DO ALAGADIÇO SOBRE ZÉ BAIANO - CANAL CANGAÇO EM FOCO
Por Cangaço em Foco
Sobre Zé Baiano, o povoado localizado em Frei Paulo/SE fala sobre a sina do cangaceiro. Arquivo: Jornal da Cidade.
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OS INCRÍVEIS
Por Wikipédia
Os Incríveis é
uma banda brasileira de rock formada
em São
Paulo, em 1962. Inicialmente, o grupo utilizava o nome The
Clevers - seguindo a moda da época de nomes de conjuntos em inglês - e
atingiu algum sucesso na época com versões de canções italianas e músicas
instrumentais, chegando a comandar um programa de televisão. Em 1964, tocam como
banda de apoio em uma apresentação que Rita
Pavone fez na TV brasileira e recebem um convite da cantora para
acompanhá-la em uma turnê europeia. Ao regressarem, começam uma briga com o seu
empresário - o radialista Antônio Aguillar - que os
leva a uma temporada na Argentina e a trocar o nome da banda. Continuam
fazendo sucesso com o novo nome, lançando álbuns e compactos,
participando de programas de tv - como o Jovem Guarda, e chegando a
estrelar um filme - Os Incríveis Neste Mundo Louco - dirigido
por Brancato Júnior. No final
dos anos 1960 e início dos anos
1970, lançam uma série de sucessos de impacto nacional, como "O
Milionário", "Minha Oração", "Era Um
Garoto Que Como Eu Amava os Beatles e os Rolling Stones" e "Eu Te Amo, Meu Brasil". Entretanto,
devido à pressão gerada pelo sucesso desta última canção - por parte da
imprensa, do governo e da gravadora, a banda encerra suas atividades no início
de 1972.
No ano
seguinte, Mingo, Nenê e Risonho retomam o grupo acompanhados de músicos de
estúdio e lançam 3 álbuns e diversos compactos. Em 1981, os músicos da formação
original se reúnem para lançar um último álbum e se separam novamente. No
início da década de 1990, alguns membros da banda chegaram a se apresentar em
shows e programas de televisão como Os Incríveis, mas não houve a gravação de
nenhum disco novo. Em 1995, Netinho produz o show Novo de Novo - para
comemorar trinta anos da estreia do programa Jovem Guarda - e busca reunir a
banda, mas, diante da negativa de vários membros, resolve montar o conjunto com
novos músicos. A partir desta data, entre períodos mais parados e outros mais
movimentados, o grupo continua fazendo apresentações pelo país, lançando um DVD
em 2015 em comemoração aos 50 anos da troca do nome da banda. Em 2018, lançam o
primeiro álbum com material inédito desde 1981 e continuam tocando pelo país
regularmente.
Carreira
O início: The
Clevers
Domingos
Orlando (Mingo), Waldemar Mozena (Risonho) e Demerval Teixeira Rodrigues (Neno)
eram três adolescentes paulistanos que
conheceram Antônio Rosas Sanches (Manito) - que morava na mesma cidade, mas que havia nascido
em Vigo,
na Espanha -
e resolveram montar uma banda com ele. O incentivo veio da família de Manito
formada por pessoas que estavam sempre tocando instrumentos e cantando. Todos
gostavam de rock - e dos estilos derivados que estavam na moda, como o twist. A dificuldade
estava em encontrar um baterista, já que Mingo e Risonho tocavam guitarra; Neno tocava baixo e
Manito tocava praticamente qualquer instrumento de sopro ou de teclas. Foi então que o quarteto conheceu
Luiz Franco Thomaz (Netinho) - que nasceu em Itariri e
tinha vindo de Santos para estudar - e, ao descobrir que ele já havia
tocado bateria em uma orquestra, convidou-o para entrar no grupo. Mas tinha uma
condição: ele precisava ter uma bateria. Netinho ligou para o seu avô pedindo o
instrumento de presente e, a partir daí, carregou o apelido para toda a vida.[1]
Assim, em
1962, os cinco começaram a ensaiar e a tocar em festas. O repertório era
influenciado pelas músicas que faziam sucesso na época: twist, surf music e
outros rocks instrumentais, influenciados por grupos
como The Shadows e The
Ventures. Nas festas, beneficiavam-se do fato de alguns deles já terem
tocado em outros conjuntos que faziam relativo sucesso: The
Jet Blacks e The Jordans. Assim, no ano seguinte, em uma dessas
apresentações, são ouvidos pelo radialista e apresentador Antônio Aguillar que
comandava um programa de TV chamado Ritmos para
a Juventude, exibido pela TV
Paulista. O apresentador utilizava o programa para promover bandas de rock
que ele, então, passava a empresariar. E Aguillar já estava trabalhando
justamente com aqueles dois grupos quando conheceu o quinteto. Logo, o
apresentador apadrinha o grupo, dando a eles o nome de The
Clevers e conseguindo um contrato para gravarem alguns compactos para
a gravadora GEL, através do selo Continental, do diretor
artístico Diego Mulero - o Palmeira da dupla Palmeira
& Biá.[2][3]
Sucesso
Em agosto de
1963, lançam o seu primeiro single, um 78 RPM com "Afrika" e "El
Relicario", imediatamente estourando com o lado B. Após o sucesso inicial,
a gravadora e o empresário pressionaram os rapazes para que gravassem alguma
coisa cantando também. Assim, foi lançado em outubro
"I Want You Baby" / "Look at My Eyes", com Mingo assumindo
os vocais. Seguiu, ainda, mais um 78 RPM em novembro - com "El
Novillero" e "Maria Cristina" - e um LP em
outubro: Encontro com The Clevers (Twist). No final de novembro, a Folha
de S.Paulo já está congratulando Aguillar por ter descoberto o grupo
que mais fazia sucesso no momento.[4] No
início de janeiro de 1964, embarcam como atração principal em um cruzeiro
marítimo - o Princesa Leopoldina - que percorreu diversas cidades do
Brasil, como Santos, Rio
de Janeiro, Belém e Manaus.[5]
No início de
1964, enquanto estão no cruzeiro, a gravadora faz diversos lançamentos para
aproveitar o sucesso. Logo, saem mais três 78 RPM: "Jalousie" /
"Veneno", em janeiro; "Il Tancaccio" / "Clever's
Surf", em abril; e "Menina dos Sonhos Meus" / "Se mi Vuoi
Lasciari", em maio. Além disso, ocorre o lançamento de dois compactos
duplos: Encontro com The Clevers (Twist), contendo material do
primeiro álbum, sai em fevereiro; e The Clevers com Hully Gully - em
que a gravadora busca pegar uma carona com a dança da moda, em maio.
Finalmente, saiu também, no começo do ano, o segundo álbum de estúdio do grupo: Os Incríveis.
Com a volta do quinteto após o cruzeiro e a continuidade do sucesso, gravam, em
junho,[6] o
seu terceiro disco - Os Incriveis Vol. 2 - que é lançado no mês
seguinte e rende críticas favoráveis ao grupo.[7]
Rita Pavone
Em junho, sai
a notícia de que Rita Pavone - cantora italiana que
estava fazendo imenso sucesso no Brasil com sua canção "Datemi un Martello" - viria ao país para se
apresentar em São Paulo como parte de sua turnê mundial que passaria pela América
do Sul - apresentaria-se antes, também, em Buenos
Aires.[8] Ao
saber da notícia, Antônio Aguillar - cujo programa já se chamava Reino da
Juventude e era exibido pela TV Record,
após breve passagem pela TV
Excelsior - foi falar com Paulo Machado de Carvalho, seu chefe,
para conseguir uma aparição da cantora no seu programa. O dono da TV Record foi
falar com Teddy Reno assim que a cantora desembarcou no
Brasil, em 19 de junho, e ficou acertado uma aparição de Rita no programa de
Aguillar e outra na TV Rio, associada da Record na capital da Guanabara.
Assim, no dia seguinte, Rita comparece à gravação do programa - que seria
exibido na tarde de domingo, cantando acompanhada do quinteto. A cantora e seu
empresário gostam tanto da performance da banda que os convidam para serem a
banda de apoio nos shows que Rita faria no Teatro Record. Desse modo, os Clevers
ensaiam com a cantora na segunda-feira e a acompanham nos shows realizados em
São Paulo - bem como a uma apresentação relâmpago em frente ao prédio da TV
Rio, no dia 25 de junho, e em uma festa no Clube Atlético Monte Líbano, no dia 26.[9]
Após as
apresentações, o conjunto foi convidado por Rita e seu empresário para
realizarem uma turnê por mais de 30 cidades europeias, começando em agosto e
terminando com o show de encerramento do 25º Festival Internacional de
Cinema de Veneza, em 10 de setembro. Viajaram à Europa na
companhia de Brancato Júnior, que seria o
representante da banda por lá. Enquanto estavam na Europa, compraram
equipamento de primeira linha para o grupo.[10][11][12][13] Enquanto
o grupo se encontrava na Europa, sua gravadora não ficou parada e tratou de
lançar um compacto simples - o primeiro da carreira da
banda - com "Datemi un Martello" e "Sul Cucuzzolo", já em
agosto, e um compacto duplo, em setembro: The Clevers Internacional.[14] Após
a volta da banda, saiu também o compacto duplo Veneno.[15]
Esta viagem
fez surgir um boato sobre um namoro entre a cantora e o baterista da banda, o
Netinho. O namoro sempre foi confirmado pelo brasileiro - que chegou até a
falar em casamento na época,[13] mas
Pavone nunca comentou o relacionamento. O que é certo é que a história rendeu -
e rende até hoje[16] -
muita cobertura de imprensa para o grupo.[17] Além
disso, Rita Pavone acabaria casando quatro anos mais tarde, em 1968, com o seu
empresário.[18]
Mudança de
nome
Com a volta do
grupo para São Paulo, em setembro,[13] os
músicos decidem trocar de empresário, separando-se de Antônio Aguillar e
escolhendo Brancato Júnior para ser seu novo representante. Isto provoca uma
briga, com Aguillar acusando Brancato de "envenenar" os músicos para
"roubar" a banda dele. Como resultado, Aguillar proíbe-os de utilizar
o nome The Clevers que ele havia registrado em julho como sua propriedade.
Inicialmente, a banda e Brancato aceitam trocar o nome para Os Incríveis,
fazendo o anúncio para a imprensa em novembro.[19] Entretanto,
a gravadora resiste à ideia de mudar o nome do grupo que estava gravando
material para o lançamento de um novo disco em janeiro.[20][21] Além
disso, após o desentendimento, Aguillar também havia registrado a marca Os
Incríveis através da qual produzia os LP's que eram lançados pelo grupo.
Assim, inicia-se uma batalha judicial pelo nome da banda que teria fim apenas
em julho de 1965, quando as partes concordam com Aguillar manter a marca
"The Clevers" e ceder a marca "Os Incríveis" ao grupo e seu
novo empresário.[22][23][24]
Enquanto ainda
estava acontecendo a briga judicial, a gravadora lançou um novo compacto
simples, em janeiro - com "In Ginocchio da Te" e "Raunchy",
e o quarto álbum da banda, no mesmo mês: Dançando com The Clevers - Os
Incríveis Vol. 3. O álbum recebeu, novamente, resenha na Folha, mas o grupo
chamava mais atenção pela briga judicial do que pelo conteúdo do disco.[25] Ainda,
em abril, sai o último compacto duplo com o antigo nome da banda: Sensacional.[15] A
banda, por outro lado, acompanhou a cantora italiana Stella Dizzy em sua
apresentação na TV Rio em dezembro e viajou para a Argentina para
cumprir compromissos por lá.[26] O
que deveria ser uma curta temporada, durou até o fim de maio, quando voltaram
para o Brasil. Em Buenos Aires, tocaram, promoveram a banda e assinaram
um contrato com a CBS Argentina para a gravação e lançamento de
um disco por lá: Los Increíbles, que seria lançado no Brasil somente em
fevereiro de 2019.[27]
A Jovem Guarda
e o sucesso
O sucesso veio
durante o período da Jovem Guarda, com canções populares como "O
Milionário", "Minha Oração", "Era um
Garoto Que, Como Eu, Amava os Beatles e os Rolling Stones" - uma
versão brasileira da música italiana "C’e come um regazzo me amava Beatles
e Rolling Stones", de Gianni
Morandi - e "Eu Te Amo, Meu Brasil", sendo esta
última uma canção de exaltação da pátria brasileira que fez um enorme sucesso
popular durante o Governo Emílio Médici.
O fim da banda
Ao longo
dos anos de 1970, ex-integrantes dos Incríveis formariam
outras importantes bandas do rock
brasileiro, Netinho montou a banda Casa das Máquinas e Manito juntamente com
Pedro Baldanza e Pedro Pereira da Silva formaram o famoso grupo
progressivo Som Nosso de Cada Dia.[28][29][30]
Mingo, Nenê e
Risonho
Reunião e novo
fim
A volta
Entre 2001 e
2005 o grupo voltou a se reunir em algumas ocasiões.[31]
Legado
Em 2005,
"Os Incríveis" foi uma das bandas escolhidas para serem homenageadas
no álbum "Um barzinho, um violão",
onde foram regravadas músicas de bandas de grande sucesso das décadas de 1960 e
1970. Foi escolhida a música "O Vagabundo", interpretada pela
banda Engenheiros do Hawaii.[32]
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ASSASSINO DE JOHN LENNON, MARK CHAPMAN TEM CONDICIONAL NEGADA PELA 12ª VEZ
Chapman cumpre
uma sentença de 20 anos de prisão perpétua no Green Haven Correctional
Facility, em Nova York, nos Estados Unidos
Mark David Chapman em uma foto tirada no Attica Correctional FacilityKypros/Getty Images
Ouvir notícia
Mark David
Chapman, o homem que atirou e matou John Lennon em
1980, teve sua liberdade condicional negada pela 12ª vez, disseram funcionários
do sistema penitenciário de Nova York à CNN.
Chapman, que
está cumprindo uma sentença de 20 anos de prisão perpétua no Green Haven
Correctional Facility, em Nova York,
compareceu perante o conselho de liberdade condicional em 31 de agosto, disse o
Departamento de Correções e Supervisão Comunitária de Nova York à CNN.
Chapman pede liberdade condicional a cada dois anos desde 2000, quando se
tornou elegível pela primeira vez. Ele permanecerá preso por pelo menos mais
dois anos, quando poderá pedir liberdade condicional novamente.
O departamento
ainda não divulgou a transcrição da mais recente audiência de liberdade
condicional de Chapman.
Em 8 de dezembro de 1980, Chapman atirou em Lennon com uma pistola calibre .38, disparando cinco tiros e atingindo Lennon nas costas quatro vezes. Horas antes, ele havia pedido ao ex-Beatle que autografasse uma cópia do álbum “Double Fantasy”, gravado com a esposa Yoko Ono. Lennon estava voltando de sua última sessão de gravação com Ono quando foi morto a tiros.
Chapman, que
disse ter lutado contra a depressão e
outros problemas de saúde mental ao longo de sua vida, levando ao assassinato
de Lennon, se declarou culpado de assassinato em segundo grau em junho de 1981.
Ele foi sentenciado dois meses depois.
Ono há muito
se opõe à libertação de Chapman, enviando cartas ao conselho de condicional
pedindo para negar suas solicitações, informou o Guardian em 2020, quando foi
negada a liberdade condicional pela 11ª vez.
Nos últimos
anos, Chapman expressou algum remorso por matar Lennon. Em 2018, quando lhe foi
negada a liberdade condicional pela 10ª vez, ele disse ao conselho que “a cada
ano que passa, sinto mais e mais vergonha”.
“O que importa
é que sinto muito por minhas ações”, disse ele ao conselho em 2018. “Sinto
muito pelo meu crime”.
Na época,
funcionários penitenciários disseram que negaram o pedido porque a libertação
seria incompatível com a segurança
pública. Em uma declaração parcialmente redigida, eles escreveram que
Chapman matou Lennon “sem motivo algum além de ganhar notoriedade”.
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