Seguidores

quinta-feira, 31 de outubro de 2024

O CANGAÇO EM POÇO REDONDO – APENAS UM TIQUINHO DE TANTA COISA.

 Por Rangel Alves da Costa

Trinta e cinco filhos da terra fizeram parte do Cangaço de Lampião. Quase a metade da população masculina era formada por coiteiros. Da beira do São Francisco à divisa com a Bahia, as trilhas mais usadas pelos cangaceiros. De 29 a 38, constante era a presença de Lampião e seus cabras. Lampião chegou em abril de 29 e morreu em julho de 38 nas terras de Poço Redondo. A herança familiar cangaceira ainda está por todo lugar, com filhos, irmãos e outros parentes. Filhos e parentes de coiteiros também são avistados de canto a outro. A Gruta (denominação utilizada pelos antigos moradores) ou Grota (denominação geralmente utilizada nos livros) do Angico, o Maranduba, a Pia das Panelas, Tingui (Santo Antônio), Pelada, São Clemente, Cururipe (Marco de Canário), Estrada de Curralinho (Cruz dos Soldados, Marcos de Antônio Canela e de Zé de Julião), tudo em Poço Redondo. Também o Riacho do Braz, onde foi morto Pau Ferro, e que deflagrou a vingança e o cerco de três subgrupos de Lampião na Estrada de Curralinho. Foi pela Estrada de Curralinho que Lampião chegou pela primeira vez ao sertão sergipano, em 1929. De Poço Redondo era o primeiro casal que enveredou no Cangaço (Zé de Julião e Enedina). De Poço Redondo eram os quatro irmãos que se tornaram cangaceiros (Sila, Marinheiro, Mergulhão, Novo Tempo). Também parentes eram três famosas cangaceiras: as irmãs Adelaide e Rosinha, e ainda Áurea. Irmãos também eram Adília e Delicado. A região de Cajueiro e Jacaré, na beira do rio, foi berço da maior família de coiteiros de Sergipe: A Família Félix (Mané Félix, Adauto, Erasmo, Lourival e muitos outros). Os irmãos Durval e Pedro de Cândido eram de Poço Redondo. Um dos maiores pesquisadores e escritores do tema Cangaço era também poço-redondense: Alcino Alves Costa, sobrinho do cangaceiro Zabelê, o último Zabelê no Cangaço.

https://www.facebook.com/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CORONEL RODOLFO FERNANDES DE OLIVEIRA MARTINS.

 Por Francisco Alvarenga Rodrigues

Rodolfo Fernandes, prefeito de Mossoró a época da invasão de Lampião a cidade norte rio-grandense.


https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste/?multi_permalinks=2575936902615238%2C2575921742616754&notif_id=1730293574205311&notif_t=group_activity&ref=notif

Eu acho que Francisco Alvarenga Rodrigues foi o primeiro a dar cor a esta foto do coronel Rodolfo Fernandes.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

A SUPOSTA MORTE DE ANTÔNIO DE ENGRÁCIA

 Por Francisco Alvarenga Rodrigues

Em junho de 1930, Lampião apoiou Ângelo Roque na morte de um cangaceiro chamado Sabiá, sobrinho de Cirilo e Antônio de Engrácia, por ter estuprado a filha de um coiteiro. Em virtude desse fato, os Engrácia ficaram divididos: Cirilo se conformou, mas Antônio de Engrácia considerou uma desfeita imperdoável a morte do sobrinho. Recado pra lá, recado pra cá, Lampião sentenciou: Antônio de Engrácia podia se considerar um homem morto. Dos Engrácia, o único que ficou com Lampião foi Zé Baiano, que reconhecia abertamente o erro do primo. Cirilo, embora não tivesse rompido com Lampião, afastou-se por uns tempos, esperando a poeira assentar. Ele não tinha poder de decisão. Quem dava as cartas na família era Antônio. Passados meses, Cirilo pediu a um coiteiro para falar com Lampião, dizendo que seus parentes queriam fazer as pazes. Lampião mandou a resposta: perdoava Cirilo e os sobrinhos, mas para Antônio de Engrácia não tinha perdão. Os Engrácia, comandados por Antônio, estabeleceram-se na zona que historicamente era a sua base: as caatingas sem fim de Chorrochó, Feira do Pau e Patamuté. Os coitos prediletos eram na fazenda Cacimba do Meio, dos irmãos Benjamim, Cornélio e Feliciano, na fazenda Varjota, de Teodorico, e na fazenda Silva, de seu Dé. Em dezembro de 1930, morreu o sobrinho Antônio de Seu Naro. Como ambos se chamavam Antônio, correu a notícia de que quem tinha morrido era Antônio de Engrácia. Convenientemente, os Engrácia nem desmentiam nem confirmavam os boatos. Em fins de junho de 1931, soube-se da "segunda" morte de Antônio de Engrácia. Dizia-se que os Engrácia tinham feito uma festa na fazenda Retiro, na região de Várzea da Ema. Cirilo ficara bêbado. Havia poucas mulheres para dançar. Cirilo estava dançando com uma, e Antônio pediu que ele lhe cedesse a dama, pois queria dançar também. Cirilo não cedeu. Houve uma troca de socos e empurrões. Antônio correu e entrou numa casa. Cirilo correu atrás. Ouviu-se um tiro, e Cirilo voltou chorando, dizendo que tinha matado o irmão. Ele próprio enterrou o corpo dentro da casa, mandou quebrar o telhado por cima e tocou fogo. Não deixou ninguém ver o corpo. Depois disso, os Engrácia voltaram em peso para a companhia de Lampião. Cirilo os havia redimido.

https://www.facebook.com/groups/179428208932798/user/100000699886684/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

OS VERSINHOS PARA MARIA BONITA NO DIA DO SEU ANIVERSÁRIO

 Por Rostand MedeirosMaria_Bonita_br_01Maria Bonita

No dia 21 de fevereiro de 1970, no periódico Diário de Pernambuco, Waldemar de Figueiredo Valente escreveu um texto intitulado “A gesta do Cangaço”, onde no final da primeira parte reproduziu os versos que agora apresento e que, segundo o autor, foram criados pelo cangaceiro Zabelê para comemorar o aniversário de Maria Bonita.

São versos bem interessantes, que mostram um lado diferenciado e menos focado nos processos ligados a violência que tanto caracterizou o cangaço.

G

Waldemar Valente foi médico, farmacêutico, antropólogo, sociólogo, etnólogo, professor, pesquisador, humorista e escritor. Pertenceu ao grupo de notáveis africanistas que se destacou na área desde o Primeiro Congresso Afro-Brasileiro de 1934. Como escritor Waldemar Valente escreveu obras como Introdução ao estudo da Antropologia Cultural (1953); Sincretismo religioso afro-brasileiro (1955); Maria Graham: uma inglesa em Pernambuco nos começos do século XIX (1957); Misticismo e região (1963); O padre Carapuceiro: crítica de costumes na primeira metade do século XIX (1969), Nordeste em três dimensões folclóricas (1986); Antologia pernambucana de Folclore (1990).

W VALENTE
Waldemar de Figueiredo Valente

Foi professor na Professor da Universidade Federal de Pernambuco, e na Universidade Católica de Pernambuco. Waldemar Valente morreu no Recife, no dia 27 de novembro de 1992.

https://tokdehistoria.com.br/tag/cangaceiro-zabele/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ALVARÁ DE SOLTURA DO CANGACEIRO "DEUS TE GUIE"

Achado de Moisés Reis


Domingos Gregório dos Santos, o cangaceiro "Deus te Guie", foi um dos bandoleiros entregues em 1940 em Paripiranga, com o grupo de Ângelo Roque.

Juntamente com o chefe e outros companheiros como Saracura, Cacheado e outros, foram encaminhados para Salvador, julgados e condenados a diferentes penas pelos crimes cometidos durante os anos de cangaço.

 Euclides Custódio, vulgo Cacheado, detido na casa de detenção de Salvador no ano de 1944. Apesar de pouco falado, era extremamente perigoso, após a morte do cangaceiro Gato, Cacheado passou a executar para Lampião algumas das missões mais cruéis designadas pelo rei do cangaço.

Créditos Helton Araújo

De acordo com o processo ao qual tive acesso, contava, quando foi preso, com 22 anos de idade, era filho de João Gregório dos santos e Francisca Maria de Jesus.

Deus te Guie foi recebido na penitenciária do Estado da Bahia a 15 de fevereiro de 1943 e registrado como prisioneiro de número 1523, sentenciado inicialmente a 10 anos e doze meses de prisão por participar do assassinato de Olegário Bispo da Conceição, Antônio Elias e Nonato Firmino, crime ocorrido em 8 de junho de 1939 pelo grupo de Ângelo Roque em Bebedouro. Por esse triplo homicídio, inclusive, Labareda pegaria 30 anos de prisão, conforme processo ao qual também tive acesso no arquivo público da Bahia.

Ainda de acordo com o documento abaixo, Deus te Guie teria amargado longos 12 anos e dez meses de prisão celular, isto é, regime fechado, na capital baiana.

O alvará de soltura do ex-cangaceiro é datado de 12 de outubro de 1953. Foi essa a data exata que o ex-integrante do temível grupo de Labareda ganhou a liberdade após pagar a sua dívida com a sociedade.  

Alvará de Soltura de Deus te Guie - Arquivo Público da Bahia.

 Pescado no Blog do autor
 
CONHEÇA O NOVO LIVRO:


http://lampiaoaceso.blogspot.com/search/label/Cacheado

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

quarta-feira, 30 de outubro de 2024

ZABELÊ O VELHO CANGACEIRO AINDA SE LEMBRA: NAQUELE TEMPO, SÓ DEUS NÃO SE AJEITAVA.

 *Texto de Claudio Bojunga, para o jornal “O ESTADO DE SÃO PAULO” – 31/07/73




Um velho entrevado, torto, de 73 anos, tossindo, mal vestido, deve estar muito doente. Só os olhos são ágeis como os olhos de um menino: correm em torno da mesa, encara rapidamente as pessoas para depois se fixar na janela à esquerda, na porta aberta à direita; os olhos de Zabelê, mais de 40 anos depois, conservam a vigilância dos tempos do cangaço. E como se, a qualquer momento, um macaco fosse pular à sua frente ou às suas costas para enchê-lo de bala.

Zabelê, ou Isaias Vieira, um homem totalmente apavorado. É um exemplo dos cangaceiros que, depois da luta, ficaram por aqui mesmo, no Nordeste. Há muitos em todo o sertão, de Alagoas ao Ceará, todos escondidos sob nomes falsos. E eles sabem que não temem fantasmas. A vingança, no sertão, é elaborada com paciência chinesa. É possível, perfeitamente possível que, a qualquer momento, amanhã talvez, um outro velho entrevado descarregue seu revólver sobre o velho Zabelê. Afinal, Zabelê nem sabe quantos matou em um ano de cangaço. Era coiteiro de Lampião desde 1923, na região do Pajeú, até que o coito se tornou evidente demais, e perigoso. Olhando de um lado para outro enquanto fala, o velho conta:
- Lampião: tá descoberto que eu compro coisinha procê. Tô enroscado. Se não sentá praça vou acabar entre as pernas do tenente.
Lampião pensou um pouco. Não era qualquer coiteiro que podia “sentar praça” no cangaço. Zabelê insistiu:
- Tô desmantelado. Sou pai de família, tó desmantelado.
-Desmantelado você já nasceu.
E dito isso, Lampião aceitava um novo “soldado”. Porque era preciso estar mesmo muito “desmantelado” na vida para topar a parada. Zabelê tinha mulher, quatro filhos e muito azar.
Começou a brigar em 1926 e um ano depois estava preso. Participou de um combate importante, o de Serra Grande, naquele mesmo sertão. Como todo ex-cangaceiro, diz que, naquela batalha, morreram uns 30 macacos. Cangaceiro, nenhum. O mesmo truque usado pelos policiais da época. Vários dizem que em Serra Grande morreram um ou dois soldados. O coronel Higino José Belarmino, famoso entre outras coisas por não mentir, nem que a verdade possa “prejudicar” a imagem da Volante, diz que morreram dez soldados em Serra Grande. Cangaceiros, ele não sabe, ninguém sabe.

Isaias Vieira, o primeiro  “Zabelê”  cumpriu longa pena na penitenciária do Recife. Esta foto é de 29 de dezembro de 1928, quando ainda se encontrava preso.
Foto do Acervo Lampião Aceso, não compõe a matéria original.

Os cangaceiros sempre carregavam os seus mortos e feridos e os eternizavam, batizando um cabra novo com o nome do preso ou do morto: assim, este que apavorado conversa com a gente, é o primeiro Zabelê de uma série. Um toque de misticismo, nem tanto para confundir a polícia, mas o povo. O cangaceiro não morre. Zabelê está preso? Como, olha ele aqui.
Apesar do pavor, Zabelê I ainda ousa revelar, com seu raciocínio lógico de sertanejo, que tudo não se resume a troca de tiros entre grupos ou requintes de crueldade. Até Zabelê, personagem de mínima importância dentro daquela fase da História do Brasil, sabe o que significa corrupção.
"Todo mundo ajeitava. O senhor pode ser naquela época o presidente da nação, ajeitava também. Naquela época só quem não ajeitava era Deus que não aparecia".
Ele quer dizer que grande parte das armas do cangaço foi vendida pela própria polícia que importantes políticos da época, hoje venerandos e com estátua (algumas equestres) no meio das praças, estiveram envolvidos gravemente, pairando sua honra sobre os tiroteios que eles próprios manipulavam.
Zabelê: apavorado, velho, doente, pobre e atualizadíssimo.
*Créditos para Antônio Corrêa Sobrinho

http://lampiaoaceso.blogspot.com/2014/02/zabele.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O VELHO QUE PERDEU O VICIO TEXTO DE LEONARDO MOTA

 Por Francisco Alvarenga Rodrigues - A imagem é só como ilustração

https://br.freepik.com/vetores-gratis/ilustracao-de-cangaceiro-desenhada-a-mao_35274891.htm

Zabelê disse certa vez:

– A coisa mais engraçada que eu tive de assistir passou-se numa fazenda do município de Princesa, na Paraíba. O velho dono da casa tremia que era ver vara verde. Lampião o botou debaixo de confissão, riscando-lhe o punhal nas costelas e ele acabou descobrindo o rumo da volante do Tenente Mané Binisso. Virgolino queria dar no velho uma surra de relho, mas, era tanto choro de muié e menino, que o jeito foi se perdoar. Mais com pouca, Lampião tirou do bolso um maço de cigarros e ofereceu:

– Pita?

O velho ficou calado, fez que não tivesse ouvido. Lampião tornou a perguntar, desta vez gritando no pé do ouvido dele:

– Pita?

Aí, todo tremendo, o velho disse:

– Pito. Mas, Vamincê querendo, eu largo o viço…

https://www.facebook.com/groups/179428208932798/user/100000699886684/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LIVRO...

 Por Francisco Alvarenga Rodrigues

Há tempos persigo este livro, mas foi difícil devido ao preço exorbitante que os sebos cobram por peças raras como essa. Por módicos 450 reais, consegui finalmente esta raridade em ótimo estado, sem grifos ou rabiscos. E vamos a leitura.

https://www.facebook.com/groups/179428208932798/user/100000699886684/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

terça-feira, 29 de outubro de 2024

ÂNGELO ROQUE O CANGACEIRO QUE NÃO TINHA MEDO DE LAMPIÃO (E NEM DE NINGUÉM).

 Por Cangaço Eterno

https://www.youtube.com/watch?v=eavEPum9VSs

Conheça as façanhas do perigoso e corajoso Ângelo Roque da Costa, vulgo Labareda, o homem que não temia ninguém.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

PADRE CÍCERO ENGOLIU LAMPIÃO COMO UM PURGANTE - CANAL CANGAÇO EM FOCO

 Por Canal Cangaço em Foco

https://www.youtube.com/watch?v=swTnFrqDIFQ&t=182s

Relatos do Médico e Escritor Dr. Napoleão Tavares Neves. Fonte: Documentário os Marcelinos. Autor: Rafael Souza. #cangaceiro #cangaço #cariri #ceará #lampião #historia #mariabonita #sertão #nordeste #shorts #youtuber

http://blogdomendesemendes.blogspot.com


VIRGOLINO E CÍCERO. AMIZADE?

 Por Aderbal Nogueira

https://www.youtube.com/watch?v=rUHaXHiUw5Y&t=823s

A antropóloga Luitgarde Barros fala um pouco sobre a controversa amizade entre Cícero e Virgulino.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

A FILHA DE MARIA BONITA

Por Wanessa Campos

Expedita, a única filha de Maria Bonita e Lampião, tem uma vida tranquila, bem diferente dos pais. Aos 92 anos, faz curso de pintura, viaja para visitar amigas e gosta de boa conversa. 

https://www.youtube.com/watch?v=lFOv_SWY-Po

Confessa estar cansada de fazer testes de DNA, diante da quantidade de "irmãos" que aparecem e em nenhum deles deu positivo. 

No Carnaval, fez sucesso .desfilando nas escolas do Rio e São Paulo. Contrariada, processa pessoas que maculam a imagem dos pais. 

O último foi uma rede de motéis : "Maria Bonita, acende o Lampião ". 

Acesse aqui, para saber mais -www.mulheresdocangaco.com.br

https://www.facebook.com/photo/?fbid=8745890192115935&set=a.341264589245246

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

DONA MARIA SULENA DA PURIFICAÇÃO, MÃE DE LAMPIÃO.

 Por Francisco Alvarenga Rodrigues

Representação feita por mim de como seria o rosto da Mãe de Lampião, Dona Maria Lopes a partir de desenho disponível na internet.


https://www.facebook.com/groups/179428208932798/user/100000699886684/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

segunda-feira, 28 de outubro de 2024

LINDA ARTE!

 Por Itamar Nunes Art

Lampião, o predador do Sertão.

https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste/posts/2574092449466350/?comment_id=2574416382767290&reply_comment_id=2574458152763113&notif_id=1730145622537107&notif_t=group_comment

http://blogdomendesemendes.blogspot.com


TELÉGRAFO DE JEREMOABO-BA.

 Por Robério Santos

Telégrafo de Jeremoabo-BA. Vocês acham que por aí passou muita informação sobre o cangaço?

https://www.facebook.com/photo/?fbid=10161775943412840&set=a.486697157839

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CANDEEIRO SE EMOCIONA AO LEMBRAR DE LAMPIÃO - CANAL CANGAÇO EM FOCO

Por Cangaço em Foco 

https://www.youtube.com/watch?v=aodpgdEsy3c

O Cangaceiro Candeeiro se emociona ao falar de Lampião em matéria ao fantástico. Produção: Sérgio Xavier. Exibição: Fantástico.

CANGAÇO EM FOCO.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

NENÉM DO OURO (ESQUERDA), COMPANHEIRA DO CANGACEIRO LUIZ PEDRO, E MARIA BONITA COM EXEMPLARES DO ANTIGO JORNAL CARIOCA A NOITE ILUSTRADA, QUE FORAM LEVADOS PARA O COITO POR BENJAMIN ABRAHÃO...

... e ao lado o capitão Virgolino fazendo um "cafuné" em Guarany. Guarany que, juntamente com Lampião, Maria Bonita e outros nove cangaceiros, foi abatido na fatídica manhã de 28 de julho de 1938, na Grota do Angico em Sergipe. Segundo consta, Guarany, no intuito de defender os seus donos, partiu com tudo para cima dos soldados, fazendo jus ao meio em que vivia. Nesse caso prevalece o velho ditado que diz que mais vale um cachorro amigo do que um amigo cachorro.

Fica o registro!

Geraldo Antônio de Souza Júnior - Criador e administrador do canal Cangaçologia.

https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

UMA PRECIOSIDADE...

 Por Denilson Menezes

FOTOGRAFIA ORIGINAL DE LAMPIÃO, O REI DO CANGAÇO QUE FOI TIRADA POR BENJAMIN ABRAHÃO CALIL BOTTO EM MEADOS DE 1936.

Uma preciosidade.

https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste

http;//blogdomendesemendes.blogspot.com

domingo, 27 de outubro de 2024

CANGAÇO: CANGACEIRO CARRAPETA - BIOGRAFIA RESUMIDA.

 Por Fatos na História

https://www.youtube.com/watch?v=4YN9zrhCOjg&t=26s

Resumo biográfico do Cangaceiro Carrapeta. Referências: "Cangaceiros de Lampião - De A a Z", de Bismarck Martins de Oliveira Imagens: Pinterest

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CANGAÇO: CANGACEIRO CARRAPICHO - BIOGRAFIA RESUMIDA

 Por Fatos na História

https://www.youtube.com/watch?v=lpS4-KqDojU

https://www.youtube.com/watch?v=lpS4-KqDojU

Resumo biográfico do cangaceiro Carrapicho.

Referências: "Cangaceiros de Lampião - De A a Z", de Bismarck Martins de Oliveira Imagens:
Pinterest

http://blogdomendesemendes.blogspot.com




VISITA AO CEMITÉRIO ONDE FOI SEPULTADO JOSÉ SATURNINO, PRIMEIRO INIMIGO DE LAMPIÃO.

 Por Anildomá Willas

Hoje fui visitar o cemitério da Serra Vermelha, em Serra Talhada, onde foi sepultado Zé Saturnino - primeiro inimigo de Lampião.

Ares de mal assombrado... Abandonando.



https://www.facebook.com/groups/179428208932798

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LINDA ÁRVORE

 Por José Mendes Pereira

Foto do facebook - https://www.facebook.com/

A natureza é a grande artista do universo. Faz árvores de várias cores. Nada somos. Apenas um minúsculo grão no meio das coisas lindas que a natureza produz. Perca só uns minutinhos e olhe bem com admiração esta linda árvore que a natureza a fez com muito cuidado, observando a sua pureza! Araguaney, Árvore nacional da Venezuela. Bastante linda!
https://mivenezuelalinda.com/index.php/2024/01/05/el-araguaney/

O Araguaney é uma árvore autóctona da Venezuela, que foi declarada Árbol Nacional do país em 29 de maio de 1948, pelo então presidente Rómulo Gallegos. Seu nome científico é Tabebuia Chirysantha e pertence à família botânica das Bignoniáceas. 

http://blogdomendesemendes.blogspot.com


sábado, 26 de outubro de 2024

"SE VOCÊ NÃO TROUXER A ORELHA DELE... EU CORTO A SUA." (CEL. JOSÉ PEREIRA LIMA)

 Por Cangaçologia

https://www.youtube.com/watch?v=FimRc0yhOjo

Visitamos e conversamos com o sr. Manoel Lopes Filho, filho do afamado Ronco Grosso (Manoel Lopes Diniz), que foi um dos homens de confiança do célebre coronel José Pereira Lima de Princesa, Paraíba, comandante de tropas durante a Revolta de Princesa (Paraíba) no ano de 1930 e um dos responsáveis pela eliminação do temível cangaceiro Meia-Noite (Antônio Augusto Feitosa / Antônio Bagaço) nas terras do sítio Saco dos Caçulas no distrito de Patos de Irerê que fica atualmente localizado nas terras do município de São José de Princesa, Paraíba.

Assistam e ao final deixem seus comentários, críticas e sugestões. Colaborem com o crescimento e com as melhorias do canal.

INSCREVAM-SE no canal e ATIVEM O SINO para receber todas as nossas atualizações e publicações.

Forte abraço! Atenciosamente:
Geraldo Antônio de Souza Júnior - Criador e administrador dos canais Cangaçologia e Arquivo Nordeste.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

DULCE E PEDRO POPOFF_PARTE 2

 Por Aderbal Nogueira

https://www.youtube.com/watch?v=OIb_ZLGXXDY

Parte 2 do vídeo gravado em 2018 por Adauto Silva e Carla Motta, mãe de Pedro Popoff, onde Dulce fala de sua prisão em Salvador e que lá ela e Sila foram bem tratadas pelos soldados. Para participar da Expedição Rota do Cangaço entre em contato pelo e-mail: narotadocangaco@gmail.com Seja membro deste canal e ganhe benefícios:    / @cangacoaderbalnogueira   Parcerias: narotadocangaco@gmail.com #lampiao #cangaço

https://www.youtube.com/watch?v=OIb_ZLGXXDY #maria bonita #cangaceiros

http://blogdomendesemendes.blogspot.com