Por José Mendes Pereira
Seguidores
quinta-feira, 15 de abril de 2021
PEÇA LOGO ESTES TRÊS LIVROS PARA VOCÊ NÃO FICAR SEM ELES. LIVROS SOBRE CANGAÇO SÃO ARREBATADOS PELOS COLECIONADORES.
CANGAÇO - A POLÊMICA MORTE DE NENÉM
Cangaço - A Polêmica Morte de Neném O pesquisador Antônio Porfírio nos narra como foi a morte de Neném de Luiz Pedro. Link desse vídeo: https://youtu.be/gTtjc5Fvk3I
CANGAÇO - SR. CAMILO, FAZENDA INGAZEIRA
Por Aderbal Nogueira
Faleceu hoje em Serra Talhada o senhor Camilo Nogueira, que era proprietário da Fazenda Ingazeira, que pertenceu ao pai de Virgulino e local onde Lampião nasceu. Tive o prazer de conhecer o Senhor Camilo e lamento por sua partida. Um dos últimos elos de ligação com o passado. Link desse vídeo: https://youtu.be/FabE_bi-EeM
http://blogdomendesemendes.blogspot.com
ROTA DOS CANGACEIROS ANTES DE CHEGAREM EM ANGICO.
Por Geovan Farias
Os Cangaceiros Lampiônicos oriundos de Gararu - SE.
Atravessam o Rio São Francisco no Município de Traipu - AL.
✓Chegam no Povoado Capivara - Traipu - AL, travam combate com a volante do Tenente Valdemar Góes, Delegado do Município de Batalha - AL.
✓Partem em direção ao Povoado de Girau do Ponciano - AL.
✓Chegam no Povoado de Lagoa da Canoa - AL.
Passam na Vila Salomé - Hoje, São Sebastião - AL.
✓Cruzam a Caatinga e chegam à Lagoa das Pedras e em seguida na Vila Canaã, nas portas do Município de Arapiraca, Segunda maior Cidade de Alagoas.
✓Em Abril de 1938, dois meses antes do combate de Angico, os Cangaceiros Lampiônicos chegam na Vila Craíbas.
Abastece a tropa e parte em direção ao Município de Piranhas - AL.
✓Cruzam o Rio São Francisco, e, retorna ao lado Sergipano.
Acampando em Angico - SE.
✓Lampião convoca uma Reunião com os Sub Grupos, objetivo abastecer todos os Cangaceiros de alimentação e munição.
✓Desloca o Cangaceiro 25 e mais alguns Cangaceiros para buscarem armamento no Estado de Pernambuco ( relato do Cangaceiro 25)
✓Lampião tinha como principal objetivo reunir todas as forças e atacar a Volante de Zé Rufino.
DO LIVRO DE:
O dia em que Lampião Assustou o Agreste Alagoano.
SILVAN OLIVEIRA.
https://www.facebook.com/photo?fbid=296826631885175&set=gm.819300502007241
http://blogdomendesemendes.blogspot.com
SEM MÉDICOS
Clerisvaldo B, Chagas, 15 de abril de 2021
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica: 2.512
Você já ouviu falar em Arnica, Mastruz, óleo de Copaíba e Terebentina? Quando não havia médicos no sertão de Alagoas, esses nomes acima estavam sempre presentes no conhecimento popular. Quando as pessoas adoeciam entravam em ação as rezas e os remédios do mato, os mesmos das tradições indígenas e dos repasses pelos mais velhos. Em casos mais complicados quem tinha condições viajava a Palmeira dos Índios, no agreste, mais perto da capital ou mesmo para Garanhuns, Pernambuco, conhecido como lugar de bons profissionais da medicina. Afora as orações e os remédios da vovó, havia ainda as garrafadas, ervas e raízes de vários tipos, dentro de uma garrafa, preparada pelo raizeiro, benzedor ou garrafeiro, que tanto vendia o seu produto curativo nas feiras livres quanto aguardavam específicas encomendas.
As parteiras foram essenciais nos campos e nas cidades. Muitas delas ficaram famosas porque nunca perderam uma só criança. A parteira também possui as suas orações particulares. No campo era praxe o curador de cobras. Eram curados até cercados onde as cobras que havia se retiravam e as de fora não entravam naquela propriedade. Da mesma maneira que havia ervas medicinais para os humanos, a prática sertaneja também curava todos os tipos de animais: galinha, cavalo, vaca, carneiro, bode... Pois sempre havia alguém com algum conhecimento sobre o tema, uns superficialmente, outros, profundos conhecedores dos efeitos transformadores da flora.
Em Santana do Ipanema, o Dr. Arsênio Moreira, foi o primeiro médico de fora. Já trabalhava para o Batalhão de Polícia de combate aos cangaceiros e também ficou atuando em sua própria residência. Daí em diante muita coisa mudou no sertão. Foi o doutor Arsênio quem examinou o frasco de veneno que Lampião carregava. Isso após a hecatombe de Angicos. Arsênio chegou a morar no edifício onde hoje funciona o Museu Darras Noya. O segundo médico a clinicar em Santana, foi o Dr. Clodolfo Rodrigues de Melo, filho da terra, vindo da zona rural, trazido pela família que fora importunada pelos sequazes de Virgulino Ferreira, o Lampião. Clodolfo atendeu muita gente no campo e atuou em cursos para parteiras leigas.
Já havia as chamadas boticas. Com as chegadas de médicos, também foram implantadas farmácias e chegando medicamentos modernos.
O padre Cícero do Juazeiro era profundo conhecedor da flora sertaneja. Gostava de receitar mastruz com leite para pessoas com problemas de pulmões. Nós sertanejos confiamos na medicina, mas dificilmente você encontrará uma residência que não guarde no armário um chazinho qualquer, tirado da mata catingueira ou dos terrenos baldios de periferia.
ARNICA (crédito: Pinterest).
CANGAÇO - LAMPIÃO BALEADO, POR PEDRO DE TERCILA
Por Aderbal Nogueira
http://blogdomendesemendes.blogspot.com
CULTURA
Por Luís Bento
" CULTURA ", resgatar sempre é preciso, é garantir sua existência e seus conhecimentos. A memória é imprescindível prá cidadania. Ajude a resgatar, não podemos parar.
Luís Bento
JATI 15/04/21/.
CABEÇA GIGANTE
Por José Mendes Pereira
"BENEDITO VASCONCELOS MENDES Formação & Titulação Engenheiro-agrônomo pela Universidade Federal do Ceará (CE), graduado em 1969. Mestrado: Universidade Federal de Viçosa (MG) - Dissertação: Histopatologia de raízes do cafeeiro parasitadas por Meloidogyne exigua. Ano de Obtenção: 1975.
Doutorado: ESALQ/USP-Piracicaba (SP) – Tese: Histologia de galhas da coroa de chuchu (Sechium edule) induzidas por Agrobacterium tumefaciens e infestadas por Meloidogyne incognita e desenvolvimento de dois sistemas de cultivo in vitro para Meloidogyne javanica. Ano de Obtenção: 1980.
Vínculos institucionais & Atuação profissional 1) Docente (Prof. Titular) e Diretor da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, antiga ESAM/Escola Superior de Agricultura de Mossoró, RN (1970-1994).
2) Pesquisador/Dirigente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – CPA do Meio Norte (1997-1999).
3) Docente (Prof. Adjunto IV) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – Mossoró, RN (1999- ). Endereço: Universidade do Estado do Rio Grande do Norte Centro de Estudos e Pesquisas do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Departamento de Geografia Fafic Caixa Postal 70 59600-970 - Mossoró, RN - Brasil Telefone: (84) 3152 2197 Ramal: 197 Fax: (84) 3152 2197 E-mail: beneditovasconcelos@uern.br
Posições ocupadas na SBN Presidente (1980-1983) e Vice-Presidente (1977-1978 e 1985-1986), organizando as 3ª e 10ª Reunião Brasileira de Nematologia, ambas em Mossoró (RN), em 1978 e 1986. Acesso ao Currículo Lattes http://lattes.cnpq.br/1770891942535885".
http://blogdomendesemendes.blogspot.com
MORRE O REPÓRTER FRANCILENO GÓIS
Morreu na manhã desta quinta-feira o repórter policial Francileno Góis, da TCM Telecom. Ele é mais um quadro da imprensa potiguar que perde a vida para a covid-19.
Francileno foi internado na UTI do Hospital Regional de Pau dos Ferros no dia 8 de abril e foi intubado ontem.
A morte dele foi lamentada por colegas de TCM nas redes sociais. “Perdemos um dos maiores repórteres do Brasil”, escreveu Vonúvio Praxedes. “Francileno era uma das pessoas mais dedicadas que eu conheci. Fazia o que gostava como poucos. Adorava brincar. Nesse sentido, a gente se identificava muito. Sempre brincávamos que estar na TV era um sonho. Meu amigo, e o nosso cafezinho? Nossa divisão de espaço na mesa?”, postou Larissa Maciel.
Apesar de atuar na imprensa mossoroense, Francileno, morava em Caraúbas. Ele tinha 50 anos e deixa viúva e duas filhas.
Francileno é o terceiro profissional de imprensa do RN falecido por causa da covid-19. Os outros foram Emery Costa e Paulo Macedo.
Nota do Blog: trabalhei com Francileno na TCM e lamento demais a morte de mais um colega de profissão.
http://blogdobarreto.com.br/morre-o-reporter-francileno-gois/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=morre-o-reporter-francileno-gois
http://blogdomendesemendes.blogspot.com
CANGAÇO - A MORTE DOS COITEIROS, POR PEDRO DE TERCILA
Por Aderbal Nogueira
https://www.youtube.com/watch?v=MZpXA_Mhr-g&ab_channel=AderbalNogueira-Canga%C3%A7ohttp://blogdomendesemendes.blogspot.com