Seguidores

domingo, 8 de agosto de 2021

LIVRO DO RUBENS ANTONIO

  Por Edinaldo Marques

https://www.facebook.com/photo/?fbid=5400397820000468&set=a.5228106547229597

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

NOVO LIVRO NA PRAÇA SOBRE CANGAÇO

  Por José Mendes Pereira

 

Recentemente o escritor e pesquisador do cangaço Guilherme Machado lançou o seu trabalho sobre o mundo dos cangaceiros com o título "LAMPIÃO E SEUS PRINCIPAIS ALIADOS". 

O livro está recheado com mais de 50 biografias de cangaceiros que atuaram juntamente com o capitão Lampião. 

Eu já recebi o meu e não só recebi, como já o li. Além das biografias, tem fotos de cangaceiros que eu nem imaginava que existiam. São 150 páginas. Excelente narração. Conheça a boa narração que fez o autor. 

Pesquisador Geraldo Júnior

Prefaciado pelo pesquisador do cangaço Geraldo Antônio de Souza Júnior. Tem também a participação do pesquisador Robério Santos escritor e jornalista. Duas feras no que diz respeito aos estudos cangaceiros.

Jornalista Robério Santos

Não deixa de adquiri-lo. Faça o seu pedido com urgência, porque, você sabe muito bem, livros escritos sobre cangaços, são arrebatados pelos leitores e pelos colecionadores. Então cuida logo de adquirir o seu! 

Pesquisador Guilherme Machado

Adquira-o através deste e-mail: 

guilhermemachado60@hotmail.com

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

PEÇA LOGO ESTES TRÊS LIVROS PARA VOCÊ NÃO FICAR SEM ELES. LIVROS SOBRE CANGAÇO SÃO ARREBATADOS PELOS COLECIONADORES.

     Por José Mendes Pereira 

A primeira obra é "LAMPIÃO A RAPOSA DAS CAATINGAS" que já está na 5ª. edição, e aborda o fenômeno do cangaço e a vida do maior guerrilheiro das Américas. Um homem que não temeu às autoridades policiais  e muito menos aqueles que lutavam contra a sua pessoa, na intenção de desmoralizá-lo nas suas empreitadas vingativas, e eliminá-lo do solo nordestino. Realmente foi feito o extermínio do homem mais corajoso e mais admirado do Nordeste do Brasil, na madrugada de 28 de julho de 1938, na Grota do Angico, no Estado de Sergipe, mas não em combate, e sim, através de uma emboscada muito bem organizada pelo alagoano tenente João Bezerra da Silva. 


O Segundo livro da trilogia do escritor e pesquisador do cangaço é: "FATOS ASSOMBROSOS DA RECENTE HISTÓRIA DO NORDESTE" com 332 páginas, e um grande acervo de fotos relacionado ao assunto. E para aqueles que gosta de ler e ver fotos em uma leitura irá se sentir realizado com todas as fotos.


O terceiro livro da trilogia também do escritor José Bezerra Lima Irmão é: "CAPÍTULOS DA HISTÓRIA DO NORDESTE" resgata fatos sobre os quais a história oficial silencia ou lhes dá uma versão edulcorada ou distorcida: o "desenvolvimento" do Brasil, o desumano progresso de colonização feito a ferro e fogo, Guerra dos Marcates, Cabanada, Balaiada, Revolução Praieira, Ronco da Abelha, Revolta dos Quebra-Quilos, Sabinada, Revolta de Princesa, as barbáries da Serra do Rodeador e da Pedra do Reino, Guerras de Canudos, Caldeirão e Pau-de-Colher, dando ênfase especial à saga de Zumbi dos Palmares, Invasões Holandesas, Revolução Pernambucana de 1817, Confederação do Equador e Guerras da Independência, incluindo o 2 de Julho, quando o Brasil se tornou de fato independente... São assuntos que dão gostos a gente lê-los.  

Adquira-os com o professor Pereira através deste e-mail: 

franpelima@bol.com.br

ou com o autor através deste g-mail: 

josebezerralima369@gmail.com

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

PROGRAMA NAÇÃO NORDESTINA

 Por Conrado Matos

O Programa NAÇÃO NORDESTINA homenageia hoje o Dia dos Pais, dedicando repertórios musicais que marcam a memória dos nossos pais.

FIQUEM LIGADOS MEUS AMIGOS. Neste domingo, 08 de agosto, 08 horas, temos o Programa NAÇÃO NORDESTINA, pela Rádio Aperipê FM 106.1, do Estado de Sergipe. Acordem para assistir. O Programa será todo dedicado ao Dia dos Pais. Aqui nós temos FORRÓ DE VERDADE e entrevistas maravilhosas. Vamos colocar o nosso conhecimento em dia. O Programa é apresentado pelo radialista, Jornalista e pesquisador de cultura nordestina, Paulo Corrêa e a Produtora Cultural Kalina Elisabete. Vocês podem, inicialmente, ouvirem o programa pelo aplicativo Radiosnet, sintonizando Rádio Aperipê FM 106.1. Em seguida, por volta, das 08h20, assistam o programa pela live através do Facebook de Paulo Corrêa.

Conrado Matos - Sócio Honorário do Programa NAÇÃO NORDESTINA, Rádio Aperipê FM 106.1, do Estado de Sergipe. Psicanalista, Poeta e Escritor sergipano, radicado em Salvador.

https://www.facebook.com/josemendespereira.mendes.5?comment_id=client%3A21a96b81-483a-496d-8e97-1ef1fa7b0d85

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

REGISTRO DO CANGAÇO

Por Getúlio Moura

A casa e o pé de umbuzeiro são elementos e ou imagens que compõem parte do cenário do episódio denominado: Fogo de Ipueira dos Xavier. Este ocorrido em 02 de fevereiro de 1927. Quando Lampião em combate com a família do Cel. Pedro Xavier, e debaixo desse umbuzeiro ficou em retaguarda e um pouco antes havia sido assassinado, Pedro Vieira, por um dos seus homens por nome de João Balão.

E mais adentro da serra, também mataram Modesto - este que veio avisar da chegada do bando em Ipueira -, e, Lampião sentindo a desvantagem no combate decidiu pela retirada, quando ainda perdeu um dos seus cangaceiros, Tempero, abatido por Dezinho, filho do Cel. Pedro Xavier.

PS. A casa ainda hoje preserva os buracos de balas. Esta fica ao lado da residência onde morou o Cel. Pedro Xavier.

CANGAÇO EM FOCO

Pesquisador: Getúlio Moura.

Contribuição: Francisco Souza (Tiquim)

https://www.facebook.com/photo?fbid=6106821186025944&set=gm.1705384669670470

http://blogdomendesemendes.blogspot.com 

CABEÇA DO FUNDADOR DO MUSEU DO SERTÃO DE MOSSORÓ.

 Por José Mendes Pereira


Segundo o professor, escritor e pesquisador do cangaço Benedito Vasconcelos Mendes, me falou certo dia em minha casinhola,  que ela veio para Mossoró transportada em uma carreta. Também pudera! (em Inglês - could also!) só o número de toneladas é de se admirar.

Eu acredito que o meu município de Mossoró ainda não tinha recebido um monumento tão pesado quanto esta cabeça, representando o criador e fundador do Museu do Sertão professor Benedito Vasconcelos Mendes. 

Conheça abaixo o seu escultor e outras informações sobre o monumento. 



http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ANGICO

 Por Aderbal Nogueira

https://www.youtube.com/watch?v=kKi3It4_Mys&ab_channel=AderbalNogueira-Canga%C3%A7o

Live transmitida em 18/07/2019

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CIVILIZAÇÃO DA SECA-RELIGIOSIDADE-12. BEATO ZÉ LOURENÇO 1.

 Por Benedito Vasconcelos Mendes

https://www.youtube.com/watch?v=RWhMuIgk68I&ab_channel=BeneditoVasconcelosMendes

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CIVILIZAÇÃO DA SECA-RELIGIOSIDADE-13. BEATO ZÉ LOURENÇO 2.

 Por Benedito Vasconcelos Mendes

https://www.youtube.com/watch?v=99RzsIE99pY&ab_channel=BeneditoVasconcelosMendes

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

PEDRO NÉL PEREIRA

 Por José Mendes Pereira

Meu pai foi ex-comabtente da guerra de 44.

Pedro Néo Pereira era meu pai nasceu no dia 1º de abril de 1922, e se criou na Fazenda Duarte, propriedade de Francisco Duarte (Chico Duarte), tendo sido educado por dona Chiquinha Duarte, esposa do fazendeiro. Após o seu casamento continuou sendo morador do fazendeiro, só saindo de lá quando conseguiu comprar uma pequena propriedade aos herdeiros do fazendeiro. 

Pedro Nél Pereira foi agricultor, membro efetivo de dois Conselhos Comunitários de Mossoró, membro efetivo do Sindicado dos Trabalhadores na Lavoura de Mossoró, durante 40 anos. E ex-combatente da guerra de 1944. Estaria com 99 anos.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com