Por: Francisco de Paula Melo Aguiar
O essencial da guerra é a destruição, não necessariamente de vidas humanas, mas de produtos do trabalho humano. A guerra é um meio de despedaçar, ou de libertar na estratosfera, ou de afundar nas profundezas do mar, materiais que de outra forma teriam de ser usados para tornar as massas demasiado confortáveis e, portanto, com o passar do tempo, inteligentes.
George
Orwell
Acervo do autor - São Cosme e São Damião
A fotografia registra a vista parcial da Igreja de Santo Cosme e Damião, que
existiu até a década de 70 do século XX, na localidade Zumbi (O termo “zumbi”,
do português brasileiro, ou “zombie”, do português europeu, é uma criatura
fictícia que aparece nos livros e na cultura popular tipicamente como um morto reanimado ou um ser humano irracional. E desse modo, as histórias de
zumbis têm origem no sistema de crenças
espirituais do Vodu afro-caribenhos, que contam sobre trabalhadores controlados
por um poderoso feiticeiro), pertencente a Usina Santa
Rita S/A, época em que foi demolida e sobre seu terreno foi plantado cana de
açúcar até a presente data.
Ressaltamos, no entanto que o pesquisador Ribeiro Filho (2012), in.: "Santa Rita (re) contada em fatos e fotos: do engenho à emancipação", p. 106, que "essa igreja mostra o seu abandono, pois está isolada no meio da relva, no entanto no passado ela teve vida ativa como as demais igrejas da região". Em suma, o patrimônio artístico, arquitetônico e religioso da Igreja de Santo Cosme e Damião, antes cercado pelo canavial e ligado à sede da Usina Santa Rita, empresa proprietária da linha férrea privada, cujos trilhos eram percorridos pelos padres de Santa Rita, dentre os quais: Monsenhor Rafael de Barros e pelos seus sucessores religiosos na freguesia de Santa Rita, mensalmente para celebrar a Santa Missa, usando o "trole” (carro mecânico composto por corpo de aço e rodas com mancais de rolamentos, que tem por objetivo deslocar cargas em estruturas metálicas. A estrutura pode ser de trilhos de viga I, de viga T, similares ao KBK ou caminhos de tubos redondos.
Igreja de São Cosmo e Damião
Ressaltamos, no entanto que o pesquisador Ribeiro Filho (2012), in.: "Santa Rita (re) contada em fatos e fotos: do engenho à emancipação", p. 106, que "essa igreja mostra o seu abandono, pois está isolada no meio da relva, no entanto no passado ela teve vida ativa como as demais igrejas da região". Em suma, o patrimônio artístico, arquitetônico e religioso da Igreja de Santo Cosme e Damião, antes cercado pelo canavial e ligado à sede da Usina Santa Rita, empresa proprietária da linha férrea privada, cujos trilhos eram percorridos pelos padres de Santa Rita, dentre os quais: Monsenhor Rafael de Barros e pelos seus sucessores religiosos na freguesia de Santa Rita, mensalmente para celebrar a Santa Missa, usando o "trole” (carro mecânico composto por corpo de aço e rodas com mancais de rolamentos, que tem por objetivo deslocar cargas em estruturas metálicas. A estrutura pode ser de trilhos de viga I, de viga T, similares ao KBK ou caminhos de tubos redondos.
Usado como sistema de deslocamento de cargas ao longo de trilhos em sistemas aéreos), como meio de transporte, a única lembrança concreta que se tem é fotografia publicada pelo ilustre historiador.
Em síntese, assim como o Zumbi é um ser humano tido ou dado como morto, segundo
nos informa a crença ou cultura popular, assim sendo, posteriormente, segundo a
lenda afirma que ele foi desenterrado e reanimado por meios até os dias atuais
desconhecidos pelos pesquisadores. Porém, no caso do desaparecimento via
derrubada do prédio da Igreja de Santo Cosme e Damião, na Várzea do Paraíba,
somente a visão fotográfica, possivelmente da única fotografia existente sobre
aquele templo católico poderá contar sua história para a posteridade, pois, seu
espaço físico já não existe mais entre nós. O lucro econômico para o latifundiário com a plantação de cana de açúcar no espaço/terreno da antiga
capela foi mais importante para seus “donos” do que deixá-la de pé para contar
a história de seus fundadores, embora desconhecidos, porém representados pela
fé e pelos detalhes de sua edificação.
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