Seguidores

domingo, 28 de maio de 2023

MOÇA DA ROÇA - JOSÉ MAURÍLIO - CANTA: JOSÉ DI ROSA MARIA E THALISSON SOARES.

 

https://www.youtube.com/watch?v=j0eTPaKcVNA&ab_channel=Jos%C3%A9DiRosaMaria

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

VAQUEIRO DE GENTE - José Di Rosa Maria

 

https://www.youtube.com/watch?v=KPYCRzHEfDw&ab_channel=Jos%C3%A9DiRosaMaria

Autor: José Di Rosa Maria Violas: Kleber Morais & José Di Rosa Maria

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

DIA DO SANFONEIRO

 Por Gonzaguiando

https://www.facebook.com/photo/?fbid=804277041269841&set=a.584906626540218

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

VEJA CONHECER NOSSAS MÍDIAS SOCIAIS DO CANGAÇO ETERNO.

Por Helton Araújo

A primeira fase do cangaço lampiônico, é considerada pela maioria dos pesquisadores como a fase mais pesada, onde quase todos os dias tinham confrontos entre cangaceiros e as forças volantes. Nesse período, um número absurdo de valentes e perigosos cangaceiros atuaram no cangaço.

Com a grande perseguição das polícias de diversos estados, Lampião se viu obrigado a fugir, atravessando o rio São Francisco em direção a terras baianas, lá ele teve de se reorganizar e arregimentar novos comandados.

Porém, quando paramos para pensar, percebemos como Lampião chegou fragilizado na Bahia com relação ao material humano, importantes cangaceiros morreram e ficaram pelo caminho, antes do rei do cangaço impor seus modus operantes em terras baianas.

Na imagem abaixo vemos alguns dos principais cangaceiros que Lampião perdeu antes de fugir para Bahia.

Primeira fileira, da esquerda para direita : Antônio Ferreira, vulgo Esperança, Antônio Rosa e Jararaca.

Segunda fileira da esquerda para direita : Levino Ferreira, vulgo Vassoura, Meia Noite e Sabino das Abóboras.

Quer saber mais detalhes sobre esses cabras e outros afamados cangaceiros que tombaram na primeira fase do cangaço lampiônico ?

Clique no link abaixo e assista nosso vídeo com esse tema 👇

https://youtu.be/aq2xLtDxIg0

E para você qual foi a maior perda de Lampião entre esses cabras da imagem ?

Use o espaço destinado para comentários e deixe sua opinião.

 https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste

http://blogdomendesemendes.blogspot.com 

O ALVARÁ DE SOLTURA DO CANGACEIRO DEUS TE GUIE

 Por Fatos na História

https://www.youtube.com/watch?v=NsgE4yBShxI&ab_channel=FatosnaHist%C3%B3ria-Canga%C3%A7oeNordeste

Referências: ."Alvará de Soltura do Cangaceiro "Deus Te Guie", por Moisés Reis .Blog Lampião Aceso Imagens: .Lampião Aceso

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LAMPIÃO E SEU BANDO

 Por Geraldo Júnior

APÓS TER SIDO IMPLACAVELMENTE PERSEGUIDO PELAS FORÇAS PERNAMBUCANAS E PARAIBANAS E TER PARTE DE SEU BANDO ESFACELADO, LAMPIÃO DECIDE DEIXAR O ESTADO DE PERNAMBUCO E RESOLVE PENETRAR NO ESTADO DA BAHIA ONDE REPOUSARIA POR UM TEMPO...

... e em seguida arregimentaria novos elementos para reforçar o que sobrou do bando e recomeçar sua jornada de roubos, mortes e destruições. Tinha início a chamada segunda fase do cangaço lampiônico.

Acompanhado dos cangaceiros Ponto Fino II (Ezequiel Ferreira), Virgínio Fortunato o Moderno, Luiz Pedro, Mariano e Mergulhão (Primeiro), Lampião atravessa o Rio São Francisco em direção à Bahia no dia 21 de agosto de 1928. Na Bahia o chefe-mor do cangaço faria novas alianças com coronéis e poderosos e faria uma extensa lista de coiteiros e apoiadores que seriam a peça fundamental para sua sobrevivência e dos seus no mundo incerto e tortuoso do cangaço. Importante lembrar que após a entrada de Lampião na Bahia Corisco e seu primo Arvoredo juntaram-se ao bando.

A fotografia que ilustra essa matéria foi registrada na então Vila de Pombal a atual cidade baiana de Ribeira do Pombal pelo alfaiate local Alcides Fraga e que eu a "sequestrei" lá do Blog Lampião Aceso do confrade "Kikó" Monteiro.

Vamos às identificações dos personagens que aparecem na fotografia.

01 - Lampião.

02 - Ezequiel Ferreira da Silva "Ponto Fino" (Segundo da alcunha), irmão de Lampião.

03 - Virgínio Fortunato da Silva Neto o "Moderno", cunhado de Lampião (Viúvo de Angélica Ferreira).

04 - Luiz Pedro.

05 - Mariano.

06 - Corisco.

07 - Mergulhão (Primeiro da alcunha).

08 - Arvoredo (Primo de Corisco).

Texto: Geraldo Antônio de Souza Júnior - Criador e administrador do canal Cangaçologia.

 https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

JOSÉ PANTA DE GODÓY O "CABO PANTA".

 Por Geraldo Júnior

Quando o assunto abordado é Angico e a morte de Lampião ele é sem dúvidas um dos personagens mais citados por ter sido ele o responsável pelos dois tiros (Barriga e costas) que eliminaram Maria Bonita e por ter dado um tiro à queima roupa na face direita de Lampião quando este já se encontrava nos estertores da morte após ter sido atingido, ainda nos primeiros disparos dos militares alagoanos comandados pelo Tenente João Bezerra.

Para efeito de curiosidade quero lembrar que Lampião antes de ter seu rosto atingido pelo tiro disparado pelo então soldado José Panta, foi atingido por um tiro de fuzil no baixo ventre e outro pouco abaixo do peito no lado esquerdo.

A imagem que ilustra essa matéria foi registrada durante entrevista concedida por Panta de Godoy que foi publicada pelo Jornal Diário de Pernambuco.

Geraldo Antônio de Souza Júnior - Criador e administrador do canal Cangaçologia.

https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ZABELÊ: O CANGACEIRO DIZ! QUE SÓ FOI GENTE QUANDO LAMPIÃO ERA VIVO!!!

 Por Histórias do Cangaço

O cangaceiro Isaías Vieira dos Santos o Zabelê... Em entrevista a escritora Pernambucana Aglaé Lima de Oliveira. Que só comia bem em época do Cangaço e do seu Patrão Padrinho Lampião! Afirmou ele a escritora que antes e depois do Cangaço tudo em sua vida foi miséria. Quando eu andava com Lampião comia até uma banda de bode sozinho, nunca lavei uma calça nem uma camisa sempre que as minhas sujava me desfazia delas e tomava nas mãos do primeiro que cruzasse no meu caminho, ou roubava lojas de tecidos e confecções. O Capitão nos orientava na vida nos aconselhava! Meninos? era como Lampião tratava os seus companheiros mesmo sendo mais velho que ele! Que era o caso do Cangaceiro Zabelê... E lhes davam alguns tipos de conselho para se obter vida longa... Nunca tomar banho nus em rios lagoas e riachos, sempre respeitar as moças de família, respeitar as mulheres casadas e respeitar padres santos e igrejas, estas foram as palavras do velho Cangaceiro Isaías Vieira o Zabelê em março de 1975 em Serra Talhada Pernambuco... Zabelê faleceu no dia 10 de fevereiro de 1978, em Serra Talhada PE. Velho pobre e Esquecido por todos..!!!!

Segue nossa página.

https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste

http://blogdomendesemendes.blogspot.com