Por José Mendes Pereira
http://blogdomendesemendes.blogspot.com
Por José Mendes Pereira
http://blogdomendesemendes.blogspot.com
Clerisvaldo B. Chagas,28/29 de janeiro de 2021
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica: 2.460
Esta será mais uma jornada que vem fazendo sucesso em Alagoas, quando homens experientes, observadores da Natureza, expõem seus conhecimentos sobre o futuro das chuvas na região. O evento municipal procura valorizar o homem do campo na sua sabedoria acumulada através de anos a fio estudando a flora, a fauna, a posição dos astros, a maneira de agir do tempo sertanejo. Foi mais uma tentativa que deu certo por parte da Secretaria da Agricultura. A expectativa é grande, tanto pelos habitantes da cidade quanto do homem rural. Aguardamos mais novidades ainda sobre os conhecimentos que virão.
Enquanto isso, a Feirinha da Agricultura Familiar, será naquele dia uma espécie de suporte para os que procuram se alimentar com as comidas de panelas e as guloseimas oriundas do campo. É um momento único que bem poderia constar no calendário turístico estadual. Quem quer perder um acontecimento único e inusitado que não se vê em outros lugares das Alagoas. As profecias anteriores não trouxeram o excesso d’água nas enchentes do Panema, mas previram a chegada das águas em rio, riachos e riachinhos. O inverno foi bom como foi anunciado no palanque dos Profetas, a despeito das cheias e do Corona.
Que venha a nova edição das profecias para mais uma inolvidável manhã de sexta-feira.
Ponha máscara, se cuide e marchemos rumo ao Bairro do Monumento.
(CARTAZ/DIVULGAÇÃO).
Por José Mendes Pereira
O cangaceiro Lampião cometeu diversos crimes no sertão nordestino, entre eles, existiu um que ele se arrependeu, foi a morte do jovem João de Clemente. Esse relato está contido no livro LAMPIÃO EM PAULO AFONSO, do escritor JOÃO DE SOUZA LIMA. As imagens do vídeo são ilustrativas. Algumas delas são de Benjamim Abrahão Botto. A imagem da cruz está no livro citado.
http://blogdomendesemendes.blogspot.com
Por Nas Pegadas da História
ESSE TEXTO FOI ADAPTADO DO TEXTO ORIGINAL DO ESCRITOR E PESQUISADOR ARCHIMEDES MARQUES. DICAS DE LIVROS SOBRE O CANGAÇO:
Lampião e Maria Bonita: Uma história de amor entre balas https://amzn.to/35cf7Oo Lampião. Herói ou Bandido? https://amzn.to/31gQj6O Lampião, as mulheres e o Cangaço https://amzn.to/31dFtOL O Cabeleira: 155 https://amzn.to/2H0jTXu Assim Morreu Lampião https://amzn.to/2IHhCAP A história de lampião contada através dos cordéis https://amzn.to/3lWeAXB O covil do diabo https://amzn.to/3k9jaBx De olho em lampião https://amzn.to/37i9ukG Benjamin Abrahão: Entre anjos e cangaceiros https://amzn.to/3lOxu2K Um repórter do futuro no bando de Lampião https://amzn.to/2IFptim O Governador do Sertão https://amzn.to/31gcwlv Apagando Lampião – Vida e morte do rei do cangaço https://amzn.to/3lVgiZf Maria Bonita: Sexo, violência e mulheres no cangaço https://amzn.to/3jc56FY Cangaços https://amzn.to/2H2xQnM #Lampião #Cangaço CONHEÇA O CANAL ROSINHA VIDA MINHA ACESSANDO O LINK ABAIXO: https://www.youtube.com/channel/UCE32...
http://blogdomendesemendes.blogspot.com
Inspirado
na obra Os Sertões, de autoria de Euclides da Cunha. No Nordeste brasileiro,
nos sertões do estado do Sergipe, Zé Piedade, um pobre vaqueiro, tem um sonho:
ver o mar pela primeira vez. Decidido a realizar seu maior desejo, ele parte em
direção ao litoral; no entanto, em sua jornada, o homem acaba cruzando com o
perigoso bando de cangaceiros do violento Jacaré.
O filme conta a história de Virgulino Ferreira da Silva, o famoso Lampião e a jornada de como o menino pobre nascido no sertão pernambucano se tornou um dos homens mais procurados e conhecidos do Brasil. Lampião - O Rei do cangaço é um filme brasileiro produzido e exibido no ano de 1964, do gênero aventura, dirigido por Carlos Coimbra. O roteiro é baseado nos livros Lampião - O Rei do Cangaço de Eduardo Barbosa e Capitão Virgulino "Lampião" de Nertan Macedo. O filme apresenta a trajetória de Virgulino Ferreira da Silva que ficou conhecido na história como Lampião. Um dos mais temidos e respeitados cangaceiros de todos os tempos. Lampião entrou para o cangaço ainda jovem após se envolver em questões pessoais com seu vizinho Zé Saturnino. Após a morte de sua mão vítima de enfarto causado pelas tribulações envolvendo seus filhos e de seu pai morto por uma Volante policial alagoana comandada pelo então Sargento José Lucena de Albuquerque Maranhão "Zé Lucena", decide juntamente com seus irmãos Antônio Ferreira "Esperança" e Levino Ferreira "Vassoura", entrar definitivamente no cangaço e a partir de então começa a escrever sua história com sangue, saques e destruições. Por mais de vinte anos Lampião atuou no cangaço pelos sertões do Nordeste e nesse meio tempo se tornou para muitos uma espécie de herói e para tantos outros um bandido frio e sanguinário. O filme "Lampião - O Rei do cangaço" embora oculte partes importantes da história do cangaceiro, não deixa de ser um trabalho grandioso se levarmos em consideração os acontecimentos históricos apresentados e as tecnologias empregadas na época e suas limitações. Destaque para o grande elenco de atores e para o trabalho formidável produzido pelo cineasta e diretor Carlos Coimbra. LAMPIÃO - O REI DO CANGAÇO (CARLOS COIMBRA - 1964).
Geraldo Antônio de Souza Júnior
http://blogdomendesemendes.blogspot.com
Por Itamar Nunes Art
https://www.facebook.com/photo?fbid=4226767980671332&set=a.1150422068305954
http://blogdomendesemendes.blogspot.com