Seguidores

segunda-feira, 14 de setembro de 2020

LIVRO “O SERTÃO ANÁRQUICO DE LAMPIÃO”, DE LUIZ SERRA

 

Sobre o escritor

Licenciado em Letras e Literatura Brasileira pela Universidade de Brasília (UnB), pós-graduado em Linguagem Psicopedagógica na Educação pela Cândido Mendes do Rio de Janeiro, professor do Instituto de Português Aplicado do Distrito Federal e assessor de revisão de textos em órgão da Força Aérea Brasileira (Cenipa), do Ministério da Defesa, Luiz Serra é militar da reserva. Como colaborador, escreveu artigos para o jornal Correio Braziliense.

Serviço – “O Sertão Anárquico de Lampião” de Luiz Serra, Outubro Edições, 385 páginas, Brasil, 2016.

O livro está sendo comercializado em diversos pontos de Brasília, e na Paraíba, com professor Francisco Pereira Lima através deste e-mail:

franpelima@bol.com.br

Já os envios para outros Estados, está sendo coordenado por Manoela e Janaína,pelo e-mail: anarquicolampiao@gmail.com.

Coordenação literária: Assessoria de imprensa: Leidiane Silveira – (61) 98212-9563 leidisilveira@gmail.com.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

AGENDE SUA VISITA NO MUSEU DO CANGAÇO

Por Anildomá Willans

Mergulhe na história do cangaço seguindo nas PEGADAS DE LAMPIÃO. Agende sua visita pelos telefones do CARD.

https://www.facebook.com/photo?fbid=784977998939870&set=a.132609564176720

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

PADRE AGOSTINHO O CAPELÃO DO CANGAÇO

 Por João de Sousa Lima

https://www.facebook.com/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CANGACEIRO BEM-TE-VI FOI ENTERRADO EM CARINHANHA

Por João Miguel

Em Carinhanha, o jornalista entrevistou senhor conhecido como “Virgilinho”, que deu abrigo a Bem-ti-vi. Além de Virgilinho, outro depoimento importante foi do comerciante Jorjão do Bar, que contou a história que Bem-ti-vi repetiu inúmeras vezes sobre Lídia e Zé Baiano.

Jornalista Robério Santos na sepultura de Bem-te-vi na cidade de Carinhanha,no sábado (26). Foto: Reprodução de Robério Santos

Vinte e oito anos depois o jornalista e pesquisador Robério Santos localizou no cemitério Senhora Santana, na cidade de Carinhanha, no oeste da Bahia, o túmulo em que foi sepultado Demócrito, que no cangaço tinha o nome de guerra de Bem-te-vi. Ele viveu na cidade como Benedito Bacurau até o ano de 1991, quando faleceu de causas naturais, com pouco mais de 80 anos.

Conforme o blogueiro Sérgio Silva, em 2016 ele conversou com o jornalista e sinalizou que o famoso cangaceiro Bem-ti-vi poderia ter sido enterrado na cidade ribeirinha, momento que pesquisador iniciou um trabalho até encontrar relatos importantes no livro do escritor Wilson Lins, o qual citava o cangaceiro.

Em Carinhanha, o jornalista entrevistou senhor conhecido como “Virgilinho”, que deu abrigo a Bem-ti-vi. Além de Virgilinho, outro depoimento importante foi do comerciante Jorjão do Bar, que contou a história que  Bem-ti-vi repetiu inúmeras vezes sobre Lídia e Zé Baiano.

De acordo com relatos do pesquisador, assim que fugiu do estado de Sergipe em julho de 1934, Bem –te-vi ficou escondido na cidade de Iuiú,posteriormente foi morar em Carinhanha.Ele teria tido um caso com Lídia,companheira do cangaceiro mais temido Zé Baiano.

Em conversa com o portal Folha do Vale, Robério afirmou que antes de se esconder em Carinhanha, o cangaceiro Bem-te-vi  teria feito parte de um outro grupo de cangaceiro como “Jacaré”.

“Ele ainda morou um tempo na cidade de Juazeiro, no Norte da Bahia, até se mudar para Iuiú,posteriormente Carinhanha. Essa história não é novidade na cidade, principalmente para o pessoal que conviveu com ele. Em Carinhanha ele montou uma sapataria e não se casou”,disse Robério.

Segundo o site Lampião Aceso, o cangaceiro Coqueiro se apaixonou por Lídia. E sempre a seguia e presenciava a cangaceira mais linda transando sob as moitas de cipó de leite com o seu amado secreto Bem-te-vi quando das viagens de Zé Baiano.


https://folhadovale.net/cangaceiro-bem-te-vi-foi-enterrado-em-carinhanha.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

POÇO DO NEGRO E O CARIRI CANGAÇO NO CENTENÁRIO DE NAZARÉ 2017..

 Por Manoel Severo


O sol forte castigava e dava as boas vindas a Caravana Cariri Cangaço no final da manhã de sábado, 14 de outubro de 2017 quando a programação do Cariri Cangaço Floresta - Centenário de Nazaré nos trouxe a outro dos mais emblemáticos cenários históricos do cangaço: A segunda morada da família Ferreira, o Poço do Negro...


Ingrid Rebouças e Manoel Severo
Rubelvan Lira e o Poço do Negro

No lugar, dois monumentos testemunhavam a visita do Cariri Cangaço: As ruínas e escombros da antiga residência, da qual só sobraram restos de tijolos e telhas, e o Umbu-cajá centenário, plantado pela família de Lampião no ano de 1917.

Quirino Silva, Marcelino Granja, Célia Maria, Ricardo Ferraz e dona Ivoneide
 Cristiano Ferraz, Marcelo Alves e Louro Teles
 Quirino Silva, Célia Maria e Getúlio Bezerra
Beto Puça, Ricardo Ferraz, Betinho Numeriano, Mabel Nogueira e Netinho Flor
  Quirino Silva, Célia Maria e Juliana Pereira
Secretário de Cultura de Pernambuco, Marcelino Granja
Quirino Silva e Louro Teles

A lendária fazenda Poço do Negro, segunda morada de seu Zé Ferreira e os "meninos" Antonio, Virgulino, Levino e etc...logo após as primeiras refregas entre os filhos de Zé Ferreira e Zé Saturnino, quando não mais era possível à família Ferreira permanecer morando em Vila Bela; na Passagem das Pedras, acabaram mudando para o Poço do Negro, a cerca de 2 km do centro da vila de Nazaré. Ao se estabelecerem ali começaria um dos mais violentos e sangrentos conflitos que se tem notícia na historiografia do cangaço: Lampião contra os Nazarenos, Nazarenos contra Virgulino.


Documento: A Visita ao Poço de Negro pelo Conselheiro Cariri Cangaço Raul Meneleu
FONTE: https://www.youtube.com/watch?v=5uARbfHunV8

Um dos principais personagens da visita técnica a fazenda Poço do Negro foi a presença de um primo em segundo grau de Virgulino Ferreira, o senhor Pedro Ferreira Lima, que nasceu e viveu boa parte de sua vida na fazenda Poço do Negro. Por alguns minutos Pedro Ferreira recordou para todos os convidados, momentos e os episódios marcantes de sua vida e da vida dos ferreira no Poço do Negro, inclusive a história do plantio do pé de Umbu-Cajá feito pelos irmãos Ferreira e que completa exatamente 100 anos. 

Seu Pedro é Filho de Alfredo Ferreira e neto de Manoel Gomes Jurubeba, seu pai é primo legitimo de Lampião, um fato curioso por ocasião da visita do Cariri Cangaço foi a apresentação de uma foto estampada em muitas publicações da temática cangaço onde "Seu Pedro" aparece ainda menino ao lado de dona Chica Jacosa,sua tia, e os irmãos Ana Clemente e Eloi Clemente, exatamente na porta da fazenda da família Ferreira na fazenda Poço do Negro. 


Quirino Silva, Paulo George, Célia Maria e Bismarck Oliveira
Quirino Silva, Paulo George, Célia Maria e Junior Almeida
Cristiano Ferraz
"Amigo Manoel Severo,eu agradeço de coração pela oportunidade de participar de um evento de grande importância para a história do Cangaço e que venham outros Cariris!"
Raimundo Evangelista
Rita Pinheiro a Garimpeira da Cultura no Poço do Negro

Um dos momentos polêmicos da visita técnica foi quando seu Pedro falou da estada de Ezequiel; suposto irmão de Lampião à Nazaré e a Fazenda Poço do Negro no ano de 1984, "quando ele chegou aqui e olhou para este Pé de Umbu-cajá abraçou-se com ele e desmaiou..." Na verdade seu Pedro corrobora com a hipótese de que o suposto Ezequiel que esteve em Serra Talhada e Nazaré na década de 1980 era mesmo o irmão de Lampião, que havia morrido, segundo a literatura do cangaço em 1931 num combate contra o tenente Arsênio em terras baianas.


"Hoje o Cariri Cangaço realiza uma homenagem simbólica às testemunhas mudas do Cangaço, no caso o pé de Umbu-Cajá, plantado a exatos 100 anos pelos irmãos ferreira, que a partir de hoje com a inauguração deste marco histórico, deixamos  o registro importante do que restou dos tempos de Lampião aqui no Poço do Negro"ressalta Manoel Severo.
 Seu Pedro Ferreira e a historia do Poço do Negro
 Ivanildo Silveira com a foto histórica: O garotinho é o senhor Pedro Ferreira,  a senhora de branco, dona Jacosa e os irmãos Eloi e Ana Clemente ao lado; na porta da 
casa dos Ferreira em Poço do Negro.
Bacia que pertenceu a família de Virgulino
 
Inaugurado o Marco Histórico no Poço do Negro

 Curador do Cariri Cangaço e inauguração do Marco Histórico
 Ricardo Ferraz, Manoel Severo e Marcelino Granja
Netinho Flor, Ricardo Ferraz e Verluce Ferraz
Ivanildo Silveira
Ranaíse e Junior Almeida
Nivaldo Pereira, Afrânio Oliveira, Leonardo Gominho, Ivanildo Silveira e Josué Santana 
Vanessa Novaes, Maria Luíza, Aglézio de Brito

A solenidade de inauguração do marco registrando os 100 anos do Pé de Umbu-Cajá da família Ferreira foi conduzida pela Comissão Organizadora Local, representada por Netinho Flor e Emanuel Nogueira; o Zinho; além do Conselheiro Cariri Cangaço Ivanildo Silveira, e a Placa Comemorativa foi uma iniciativa do Cariri Cangaço, da Prefeitura de Floresta e da Comissão Local.

A Placa foi descerrada pelo Curador do Cariri Cangaço, Manoel Severo Barbosa, pelo Prefeito de Floresta, Ricardo Ferraz, pelo Secretário de Cultura do Estado de Pernambuco, Marcelino Granja e por seu Pedro Ferreira Lima, num dos momentos marcantes do evento celebrando o Centenário de Nazaré.


Quirino Silva, Célia Maria e Paulo George
 Augusto Martins e Cristiano Ferraz
Quirino Silva
 "Parabéns meu amigo Manoel Severo e a todos os envolvidos neste magnífico evento Cariri Cangaço Nazaré 2017. Aqui em Nazaré do Pico estaremos sempre de braços abertos em receber 
movimento como esse"
Gilson Nazaré.
Betinho Numeriano
Márcia Filardi, Zilda Lima, Tereza Barros, Ranaise Almeida, Edvaldo Feitosa, 
Francimary Oliveira, Ingrid Rebouças e Junior Almeida
Marcos Ferraz, Junior Almeida, Manoel Severo e Gilson Nazaré
"Cariri Cangaço, tem que viver para conhecer..." Camilo Lemos

Vamos recorrer ao grande escritor José Bezerra Lima Irmão que nos ensina um pouco mais sobre a segunda morada dos Ferreira:"A nova casa de José Ferreira no Poço do Negro ficava a meia légua de Nazaré, ao lado esquerdo da estrada velha que ia para Floresta. Embora Nazaré fosse município de Floresta, o Poço do Negro ficava no município de Vila Bela (atual Serra Telhada), pois o Riacho Grande ou Riacho da Ema, que separa os dois municípios, fazia uma volta à esquerda, logo abaixo do povoado, e o Poço do Negro ficava no outro lado do riacho. Era uma casa ampla, de tijolos crus, com 9 metros de frente por 10 de fundo, tendo um pé de umbu-cajá à frente. Ao lado direito da casa ficava o curral de pau a pique. Do mesmo lado, cinquenta metros mais abaixo, ficava a casa de Manoel Lopes, e mais adiante, o riacho. Dali se avistava, do lado do nascente, a bonita Serra do Pico, ponto de referência nas planuras cinzentas daquelas caatingas.

 Rangel Alves da Costa 
Josué Santana
Raimundo Evangelista

"Zé Ferreira e os filhos vieram aqui para a fazenda Poço do Nêgo, da velha Chica Jacoza, avó deles e dali pra frente só aumentou a briga com as família de Nazaré", assevera Ulisses Ferraz "Flor", filho de um dos mais destacados Nazarenos, Euclides Flor. "A casa ficava bem aqui, hoje só resta os escombros e restos de tijolos, as telhas, muitas delas foram aproveitadas na casa de taipa bem ali ao lado (fotos acima) ", comenta Netinho Nogueira mostrando o local onde havia a casa original da família Ferreira no Poço do Negro.

 Wescley Rodrigues
Getúlio Bezerra e Raul Meneleu 

Retornar a Nazaré é sempre um grande privilégio, não só por toda a história que ali se guarda, mas pela grande amabilidade de seu povo. A cada passo, a cada casa visitada, a cada abraço, a cada sorriso e palavra nos sentimos "parte da família", todos sempre solícitos e prontos para compartilhar conosco um pouco da valorosa historia de seus recentes ancestrais. A visita ao Poço do Negro foi um ponto marcante dentro da Programação do Cariri Cangaço Floresta-Centenário de Nazaré 2017.

Fotos: Evanilson Sousa, Junior Almeida e Louro Teles

Cariri Cangaço Floresta-Centenário de Nazaré
Visita a Fazenda Poço do Negro, 14 de Outubro de 2017
Serra Talhada, Pernambuco

http://cariricangaco.blogspot.com/2017/10/poco-do-negro-e-o-cariri-cangaco-no.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com