UNIVERSIDADE
DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE – UERN
FACULDADE DE
FILOSOFIA E CIÊNCIAS SOCIAIS – FAFIC
DEPARTAMENTO
DE GEOGRAFIA - DGE
XXIII ENCONTRO
ESTADUAL DE GEOGRAFIA DO RIO GRANDE DO NORTE (EGEORN)
MINI-CURSO: O
PLANEJAMENTO EM GEOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: CONTEÚDOS E PRÁTICAS
Ministrante:
Prof. Jeyson Ferreira Silva de Lima
(Departamento
de Geografia-CAWSL/UERN/ASSU)
Ementa:
O Planejamento
escolar, nas suas diversas concepções e dimensões, é um dos assuntos mais
discutidos atualmente no âmbito dos cursos de pedagogia e licenciaturas. Com as
mudanças recentes no ensino, é preciso compreender a sua importância, fazendo
um resgate das principais aspirações teóricas e das políticas atuais que
orientam a pratica docente e que interferem no cotidiano escolar. Assim, o
minicurso tem como foco problematizar o planejamento em geografia escolar, suas
dimensões, perspectivas e desafios, tendo em vista que, o planejamento em
Geografia assume grande relevância, uma vez que essa disciplina escolar, apresenta
grande diversidade temática. Deste modo, é salutar que o professor de geografia
assuma uma postura ativa frente as diferentes concepções que orientam os
currículos nos níveis de ensino, saiba utilizar diferentes metodologias e
estratégias que viabilizem um processo de ensino-aprendizagem mais dinâmico e
coerente com os valores atuais do espaço geográfico.
Quantidade de
participantes: máximo 25
Material:
· Um
texto/esquema para cada participante;
· Lápis
grafite e borrachas;
· Cola
branca;
· Folhas
de papel A3;
· Uma
caixa de coleção multicor.
Segundo
Libâneo (1994), há três níveis de planos no cotidiano escolar:
• Plano
da Escola;
• Plano
de Ensino; e
• Plano
de Aula.
Plano da Escola
/ Instituição: É um documento que contém orientações gerais da escola;
• Evidencia
as concepções pedagógicas e orientações teórico metodológicas da instituição;
• Faz
a caracterização do espaço físico e da clientela (alunos); e
• É
coletivo;
Plano da
Escola
|
Posicionamento
e Finalidades da Educação Escolar
|
Bases
Teórico Metodológicas
|
Contextualização
social, política, econômica e cultural da escola
|
Características
sócio-culturais dos alunos
|
Objetivos
educacionais Gerais da Escola
|
Diretrizes
gerais para a elaboração do plano de Ensino
|
Diretrizes
quanto à organização e à administração
|
PIMENTA, Sônia
de Almeida, 2008
Plano de
Ensino: Corresponde ao trabalho docente a ser desenvolvido no ano / módulo,
dividido em unidades sequenciais, de acordo com as temáticas propostas;
• É
elaborado por professores e equipe pedagógica;
• Contém
os objetivos do conhecimento; e
• É
provisório
Plano de
ensino
|
Disciplina –
Ciclo – Ano – nº de Aulas
|
Justificativas
|
Objetivos
Gerais
|
Objetivos
Específicos
|
Conteúdos
(unidades didáticas)
|
Desenvolvimento
metodológico
|
Processos de
avaliação
|
Bibliografia
|
PIMENTA, Sônia
de Almeida, 2008.
Plano de Aula:
É o plano desenvolvido para uma aula, ou conjunto de aulas. Possui caráter
específico para cada tema;
• É
um detalhamento do plano de ensino;
• É
um instrumento cotidiano do professor;
• Ambos
os planos devem considerar as diretrizes curriculares de ensino.
Plano de
Aula
|
Escola
|
Série/Ciclo:
|
Unidade
Didática
|
Objetivos
Específicos
|
Conteúdos
|
Metodologia
|
Recursos
Necessários
|
Avaliação
|
Bibliografia
|
PIMENTA, Sônia
de Almeida, 2008.
ALGUMAS
REFERÊNCIAS SOBRE ENSINO DE GEOGRAFIA E PLANEJAMENTO
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de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: v História e
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Enviado pelo professor, escritor, pesquisador do cangaço e gonzaguiano José Romero de Araújo Cardoso
http://blogdomendesemendes.blogspot.com