Seguidores

quinta-feira, 13 de março de 2025

DOM GABRIEL MARCHESI

Por Valdir José Nogueira

Foto: Com o Bispo Diocesano de Floresta Dom Gabriel Marchesi e o pároco da Paróquia São José, de São José do Belmonte Padre Américo de Sá Leite Neto.

Presidiu a Celebração da 1ª Noite de Novena da 168ª Festa em honra do Excelso Padroeiro São José de São José do Belmonte Dom Gabriel Marchesi, Bispo Diocesano de Floresta. Foi a terceira vez que um Bispo de Floresta visitou São José do Belmonte. O primeiro a visitar nossa Paróquia foi Dom Augusto Álvaro da Silva entre os dias 5 a 10 de março de 1913; o segundo foi Dom José de Oliveira Lopes entre os dias 23 a 28 de maio de 1916. Lembrando que no passado a Paróquia São José, de Belmonte pertenceu a Diocese de Floresta, fundada pela Igreja de Roma em 5 de dezembro de 1910, a primeira do Sertão pernambucano, desmembrada da então Diocese de Olinda, que na mesma data foi elevada a Arquidiocese. No dia 20 de dezembro de 1910 foi nomeado D. Augusto Álvaro da Silva seu primeiro bispo. Tendo existido até 2 de agosto de 1918, a Diocese de Floresta foi substituída pela Diocese de Pesqueira. Todavia a Diocese de Floresta foi restabelecida a 15 de fevereiro de 1964, pelo Papa Paulo VI, desmembrada da Diocese de Pesqueira.

A Paróquia São José de São José do Belmonte pertenceu a Diocese de Floresta (1910 a 1918), a Diocese de Pesqueira (1918 a 1956) e hoje pertencente a Diocese de Afogados da Ingazeira erigida a 2 de julho de 1956, pelo Papa Pio XII, desmembrada da Diocese de Pesqueira, por meio da bula "Qui volente Deo", tendo como padroeira Santa Maria Madalena, celebrada aos 22 de julho. Sua instalação, entretanto, só ocorreu aos 19 dias do mês de maio de 1957, quando da tomada de posse do seu primeiro bispo diocesano, Dom João José da Mota e Albuquerque. Este bispo - que mais tarde se tornaria arcebispo de São Luís, escolheu como lema do seu episcopado "In manus tuas" (Em tuas mãos), e por quatro anos foi o pastor diocesano.
https://www.facebook.com/photo/?fbid=9512744215451889&set=a.1169670796425981

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

NO INTERIOR DO CASARÃO QUE FICA LOCALIZADO NA CIDADE PERNAMBUCANA DE SÃO JOSÉ DO BELMONTE NO ESTADO DE PERNAMBUCO, QUE NO PASSADO PERTENCEU AO CORONEL LUIZ GONZAGA GOMES FERRAZ, ASSASSINADO POR LAMPIÃO E BANDO NO DIA 22 DE OUTUBRO DO ANO DE 1922.

 Por Geraldo Júnior

O casarão foi palco de um crimr terrível praticado por Lampião e seus comandados, crime esse que foi encomendado por Sinhô Pereira, que pouco antes de abandonar o cangaço e passar a chefia do bando à Lampião, por questões pessoais e familiares, encomendou a morte do coronel Luiz Gonzaga.

O casarão foi cercado e atacado pelos cangaceiros no amanhecer do dia 22 de outubro de 1922. Sem chances de defesa o coronel, em ato desesperado, tentou se resguardar subindo no sótão de madeira da casa, porém devido ao seu peso e ao estado crítico das madeiras o sótão cedeu e o coronel caiu no meio da sala que naquela ocasião já estava infestada de cangaceiros, selando assim o seu destino. Durante a invasão do casarão também foi morto o cangaceiro Baliza, morte que ainda hoje gera dúvidas em relação à real autoria, levantando a suspeita de morte por fogo-amigo, já que Baliza ameaçava a liderança de Lampião à frente dos remanescentes do bando deixado por Sinhô Pereira. Assunto para outra matéria.
Na fotografia anexada a essa matéria estou ao lado da amiga Perginha Machado, atual moradora do histórico casarão que no longínquo ano de 1922, recebeu a indesejada visita de Lampião.
Fica registrado!

https://www.facebook.com/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

UMA RARIDADE FOTOGRÁFICA ONDE APARECEM OS EX-CANGACEIROS CRIANÇA (TERCEIRO) E SILA, COMPANHEIRA DO EX-CANGACEIRO ZÉ SERENO.

Por Geraldo Antônio de Souza Júnior
Fotografia registrada pelo fotógrafo Jorge Bodanzki e cedida gentilmente ao nosso canal pelo jornalista Humberto Mesquita.
Fica o registro!
SIGAM e CURTAM o canal (Página) Cangaçologia para receber todas as nossas atualizações e ficar a par de todas as histórias e acontecimentos que envolvem a história a respeito do fenômeno cangaço, que aqui serão publicadas.
Geraldo Antônio de Souza Júnior - Criador e administrador do canal Cangaçologia.

https://www.facebook.com/photo/?fbid=978077087802380&set=a.419872530289508

http://blogdomendesemendes.blogspot.com