Seguidores
terça-feira, 6 de abril de 2021
O REFÚGIO DE LAMPIÃO CONTO NOVO - 05/04/21
O PROFESSOR, POETA, ESCRITOR, PESQUISADOR DO CANGAÇO E GONZAGUIANO KYDELMIR DANTAS RECEBEU A PRIMEIRA DOSE CONTRA A COVID-19
Por kydelmir Dantas
Foi hoje! A primeira dose... O agradecimento foi assim: A Deus (pela oportunidade da vida); ao SUS, força motriz para a Saúde desta Nação acéfala; a todas equipes da Secretária de Saúde de Nova Floresta-PB (aqui representada pelas enfermeiras Geoneide - Karina - Geane), Beto agente comunitário e Doutore(a)s...
Por estarem na linha de frente no combate a este mal. Amém, Aleluia e que venha a 2ª dose!
fotos: Nerizangela Firmino.
https://www.facebook.com/
http://blogdomendesemendes.blogspot.com
FESTIVAL DE REPENTISTAS
Por José Di Rosa Maria
https://www.facebook.com/photo?fbid=1546504958879438&set=a.125013001028648
http://blogdomendesemendes.blogspot.com
OS ARUBU COMEU
Clerisvaldo B. Chagas, 6 de abril de 2021
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica: 2.505
Seu Agenor era um verdadeiro cientista. Homem rude da nossa cidade, tomava conta do motor alemão da Empresa de Força e Luz que abastecia Santana do Ipanema com eletricidade. Era inventor e artesão, uma espécie de professor Pardal. Morou uma época em nossa Rua Antônio Tavares, vizinho de apenas duas casas. Sua esposa era chamada Mariquinha. O casal, quando do meu conhecimento, já era gente da terceira idade.
Para mim, pessoas ótimas, mas eu não entendia o porquê de uma musiquinha que a meninada cantava na rua, entre tantas outras normais e chulas que se ouviam de adultos sem-vergonhas. Mas a melodia de Mariquinha, eu nunca soube do sentido e absolutamente nada. Cantava com os outros meninos como quem estava marchando:
Dona Mariquinha
Cadê Pompeu?
Pompeu foi pra rua
Os arubu comeu...
Quem era Pompeu? Apesar das cantigas acontecerem nas imediações da sua casa, Dona Mariquinha tinha duas filhas: Dedé e Lola. Dedé, solteira. Lola, casada com o músico chamado pelo povo de Zé Bicudo ou Zé de Lola. Salvo engano também era motorista de praça. Mas, nada de Pompeu! Quem diabo era Pompeu? Por que Pompeu fora para rua? Porque os urubus comeram Pompeu?
Quem for do meu tempo me explique direitinho esse negócio. Talvez o escritor Luiz Antônio, Capiá, saiba alguma coisa.
Lembro-me que a casa de Agenor, também foi habitada por Zé Bicudo e Lola, Dona Zora, Valmiro, atual prefeito de Poço das Trincheiras e outros bons vizinhos.
Voltando, porém, a Seu Agenor, um cientista que foi relevante para Santana do Ipanema, nunca vi uma homenagem à sua inteligência, nem sequer um beco. Diz-se no Sertão que “pão comido é pão esquecido”. Santana hoje, com energia elétrica de Paulo Afonso, prefere fazer de conta que Agenor não existiu. Para que serve um homem que garante energia para uma população durante quatro anos? Para que um cientista na cidade?
A história de Agenor para as novas gerações, nunca foram registradas em livros. Ela se mistura apenas com o enigma “sem importância” da melodia de dona Mariquinha:
Dona Mariquinha
Cadê Pompeu?...
INAUGURAÇÃO DO PRÉDIO NOVO DA EMPRESA DE FORÇA E LUZ, EM SANTANA DO IPANEMA, ENTRE 1961 E 1965. (FOTO: LIVRO 230/DOMÍNIO PÚBLICO/Acervo B. Chagas).
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2021/04/osarubu-comeu-clerisvaldob.html
http://blogdomendesemendes.blogspot.com
LUTO EM MOSSORÓ
A médica veterinária JÚLIA MÁRCIA VIEIRA foi vencida pela COVID-19. Nos associamos com pesar aos familiares e amigos.
https://www.facebook.com/photo/?fbid=10208646221788958&set=gm.3722081734541896
http://blogdomendesemendes.blogspot.com
CANGACEIRA DADÁ
Dadá. Imagem retificada por mim.
https://www.facebook.com/rubensantoniodasilvafilho/posts/5561822340524681?notif_id=1617712686208533¬if_t=close_friend_activity&ref=notif
http://blogdomendesemendes.blogspot.com
CORISCO - DOC 200 ANOS
O "Alagoas, dois séculos de História", traz a história do Cristino Gomes da Silva Cleto, mais conhecido como Corisco (Água Branca, 10 de agosto de 1907 - Barra do Mendes, 25 de maio de 1940) que foi um cangaceiro do bando de Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião. Confira!
http://blogdomendesemendes.blogspot.com
MARIA JOVINA E A TRAIÇÃO AO CANGACEIRO PANCADA
Maria Jovina e a traição ao cangaceiro PANCADA..