Seguidores

sexta-feira, 31 de julho de 2020

LIVROS SOBRE CANGAÇO É COM O PROFESSOR PEREIRA LIMA


Em tempo de pandemia os livros aliviam o estresse. Adquira o quanto antes através deste e-mail: franpelima@bol.com.br

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LIVRO “O SERTÃO ANÁRQUICO DE LAMPIÃO”, DE LUIZ SERRA


Sobre o escritor

Licenciado em Letras e Literatura Brasileira pela Universidade de Brasília (UnB), pós-graduado em Linguagem Psicopedagógica na Educação pela Cândido Mendes do Rio de Janeiro, professor do Instituto de Português Aplicado do Distrito Federal e assessor de revisão de textos em órgão da Força Aérea Brasileira (Cenipa), do Ministério da Defesa, Luiz Serra é militar da reserva. Como colaborador, escreveu artigos para o jornal Correio Braziliense.

Serviço – “O Sertão Anárquico de Lampião” de Luiz Serra, Outubro Edições, 385 páginas, Brasil, 2016.

O livro está sendo comercializado em diversos pontos de Brasília, e na Paraíba, com professor Francisco Pereira Lima.

franpelima@bol.com.br

Já os envios para outros Estados, está sendo coordenado por Manoela e Janaína,pelo e-mail: anarquicolampiao@gmail.com.

Coordenação literária: Assessoria de imprensa: Leidiane Silveira – (61) 98212-9563 leidisilveira@gmail.com.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

“O FIM DE VIRGULINO LAMPIÃO” O que disseram os JORNAIS SERGIPANO


Autor Antônio Corrêa Sobrinho

"CORREIO DE ARACAJU" - 28/07/38 - SERÁ VERDADE?

Consta-nos com fundamento que, pela polícia alagoana, comandada pelos tenentes Bezerra e Ferreira, foram mortos, no povoado Angico, os bandidos LAMPIÃO, ROQUE, LUIZ PEDRO e mais sete cujas cabeças estão expostas na vila alagoana de Piranhas.

O livro “O FIM DE VIRGULINO LAMPIÃO” O que disseram os JORNAIS SERGIPANOS. 

Como adquiri-lo:

Antonio Corrêa Sobrinho 
Agência: 4775-9
Conta corrente do Banco do Brasil: N°. 13.780-4

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LIVRO SOBRE JARARACA

Por Marcílio Lima Falcão

Sinopse - Jararaca - Memória e esquecimento nas narrativas sobre um cangaceiro de Lampião em Mossoró - Marcílio Lima Falcão.

Jararaca: Memória e esquecimento nas narrativas sobre um cangaceiro de Lampião em Mossoró historiciza a construção das memórias sobre a santificação do cangaceiro Jararaca, morto na noite de 19 de junho de 1927, no cemitério São Sebastião, em Mossoró, pela força policial que o escoltava para Natal, capital do Rio Grande do Norte. A interpretação é realizada por meio da análise da documentação dos jornais O Mossoroense, O Nordeste e O Correio do Povo, da análise de obras com narrativas a respeito da morte de Jararaca, da importância dos lugares de memória como espaços de conflito e das falas dos devotos que visitavam o túmulo de Jararaca no dia de finados. Procura-se compreender as formas de circulação, apreensão e ressignificação das memórias sobre a santificação de Jararaca.

Jararaca - Memória e esquecimento nas narrativas sobre um cangaceiro de Lampião em Mossoró - Marcílio Lima Falcão.

Autor: Marcílio Lima Falcão
Adquira logo este através deste e-mail:limafalcao34@gmail.com
Valor: R$ 
35,00 (incluso a postagem)
Banco do Brasil
Agência: 
3966-7
CC – 
5929-3
Marcílio Lima Falcão

Marcílio Lima Falcão é professor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), mestre em História Social pela
Universidade Federal do Ceará (UFC) e atualmente faz doutorado em História Social na Universidade de São Paulo (USP).
Suas principais áreas de pesquisa são a História Social da Memória, Religiosidade e Movimentos Sociais no Brasil Republicano.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Cariri Cangaço - Convite Especial

CONVITE!


Por Manoel Severo

Convite especial aos amigos da Academia Lavrense de Letras: "Grandes Encontros Cariri Cangaço" neste próximo sábado, dia 01 de agosto às 19h na inauguração do Canal do Cariri Cangaço no YouTube : CANGAÇO: Gênese, Força e Repercussão...Você é nosso convidado especial... 

Até lá. ACESSE:


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O CANGAÇO E EU LAMPIÃO...

Por Raudenio Lima Caruaru


Quem viveu naquela vida
nunca deseje a ninguém
pois quem provou da comida
sabe o gosto que ela tem
fui um produto do meio
derramando sangue alheio
e vendo o meu derramado
hoje resta a minha história
de derrota e de Vitória
em cada livro estampado.

https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

UMA HISTÓRIA... NO MÍNIMO... CURIOSA.

Seria realmente dona "Luzia" filha de Lampião ou tudo não passa de um grande equívoco?
Esperamos em breve termos uma resposta a essa pergunta.
Assistam.
Geraldo Antônio De Souza Júnior 

E PRA NÃO PERDER O COSTUME...


Por Geraldo Antônio de Souza Júnior

... mais uma fotografia inédita de Sila de Zé Sereno.

O local e a data do registro fotográfico são desconhecidos.

Cortesia: Gilaene "Gila" de Sousa Rodrigues (In memoriam) filha do casal cangaceiro Sila e Zé Sereno.

Deixo mais esse registro para o conhecimento dos curiosos e estudiosos do tema cangaço.
Geraldo Antônio de Souza Júnior

http://blogdomendesemende3s.blogspot.com

ENTREGANDO JULHO

Clerisvaldo B, Chagas, 31 de julho de 2020
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica: 2.357

Julho entrega o comando ao mês de agosto, bem molhado. Choveu quase todos os dias de julho em Santana do Ipanema e região. É verdade que foram chuvas moderadas e contínuas, um mês atípico, pois, julho sempre foi o mês de chuvas encorpadas que chegam ao topo da escala. Os ventos também foram moderados e a temperatura não desceu tanto aos 13 graus como em anos anteriores. Mas o que o sertanejo quer mesmo é chuva e esse tema nunca deixou de ser a conversa de rotina. É ela quem traz a riqueza para os rebanhos, para hegara lavoura, para o homem. A preocupação dos proprietários rurais é sempre se essas chuvas vão juntar água nos barreiros, nos açudes, o suficiente para atravessar a primavera e boa parte do verão. Os órgãos noticiosos, porém, não publicam essas informações, deixando a desejar os detalhes do inverno na região, trazendo de volta os esclarecimentos de boca a boca, entre os moradores do semiárido alagoano.


Vem aí o mês de agosto, para muitos o mês do desgosto, dos cães raivosos, da pesca ruim, das grandes tragédias. Mas, para outros, um mês igual a aos demais, todos abençoados pelo Grande Arquiteto do Universo. No Sertão sempre teve na sua primeira quinzena uma concorrência forte com a frieza de julho. Um mês em que os que atrasaram no plantio, correm o risco de perder lavoras de feijão com frio e com a lagarta. Mesmo assim o Sertão está verde formando um paraíso na terra. Ainda tem gente colhendo milho maduro e fazendo aqueles pratos irresistíveis que os meses juninos proporcionam.

Montes e campos verdes no sertão alagoano ( foto: B. Chagas

Boa parte do Alto Sertão de Alagoas já usufrui das águas do Canal do Sertão, o que assegura a sobrevivência o rebanho nos meses mais difíceis. Pelo que se sabe, o Canal que está em São José da Tapera, estará deixando o alto sertão para atravessar alguns municípios do médio sertão pelo núcleo da Bacia Leiteira e logo adentrará à região Agrestina das Arapiracas. Não se vê mais gado morrendo de sede como acontecia no passado. Chegamos de fato a um Nordeste novo e cheio de esperanças e sem regresso.

Deus há de nos abençoar também no mês de agosto. Joelho no solo e Jesus no coração. Sarava! Amém, amém.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

DISSERAM A ANANIAS QUE ELE ERA FILHO DE MARIA BONITA E SEM QUERER QUERENDO, ELE ACREDITOU.

Por José Mendes Pereira

Criar fatos inexistentes é bem mais fácil do que fazer a ditadura no Brasil, como disse o Bolsonaro alguns meses que se passaram, que para voltar a ditadura: "- é bem "facim", mas eu não quero...", assim afirmou ele em uma entrevista a um canal de televisão.

Um acontecimento do cangaço que me deixa sem rumo é sobre a paternidade do  Ananias Gomes de Oliveira que era irmão da Maria Bonita do capitão, e alguns familiares colocaram na sua mente, que ele não era irmão de Maria e sim, filho. E o Ananias que era irmão mesmo da rainha do cangaço, infelizmente, sem querer querendo, acreditou na conversa. Impossível! Por que só depois de algumas décadas passadas é que foi descoberto que ele era filho da Maria? E a visinhança não viu ele nascer do ventre de Maria filha ou de Maria mãe?


Não aparece quem a coloriu.

Na história do cangaço o velho guerreiro Lampião só tem uma única filha reconhecida historicamente, que é dona Expedita Ferreira Nunes, e que mora em Aracaju, no Estado de Sergipe. Ela nasceu em Porto da Folha sob a proteção de um umbuzeiro no ano de 1932,  e com 21 dias de nascida foi entregue pelos pais a um casal de vaqueiros, os quais eram Severo e sua esposa Aurora, que já eram pais de 11 filhos, e segundo dona Expedita Ferreira, foi bem criada com muito carinho por todos eles. O casal sempre dizia que ela não era filha dele, e sim, dos cangaceiros Lampião e Maria Bonita.
 

Sabemos que a rainha do cangaço Maria Bonita durante o tempo em que viveu com o capitão Lampião teve três abortos, fazendo um total de quatro filhos gerados em seu útero contando com dona Expedita. Mas o capitão Lampião mesmo sem saber, poderá ter deixado alguma namorada grávida pelos sertões que passou. Não se tem conhecimento disso, mas não é difícil, porque homem que não obedece as leis é poderoso e domina fácil uma mulher, principalmente quando ela não tem nenhum compromisso amoroso. Dois que apareceram por aí dizendo que eram filhos do rei, foram invenções. 


João Peitudo suposto filho de Lampião e Maria Bonita

O João Ferreira (João Peitudo) que era lutador de box e se dizia ser filho do casal de cangaceiros, que segundo ele, nasceu no ano de 1938, Vera Ferreira que é neta de Lampião diz que não há nenhuma possibilidade do João ser filho dos seus avós, porque ele nasceu em 1942, e os seus avós já estavam mortos há quatro anos. João Peitudo morreu tentando provar que era filho do Lampião.


Vera Ferreira neta de Lampião e Maria Bonita

Em 2005, surgiu o mais recente caso e com grande possibilidade de ser real, segundo alguns especialistas, um dos onze filhos de Maria Joaquina da Conceição, conhecida como "Dona Déa" e José Gomes de Oliveira, o "Zé Filipe" o Ananias (foto no início da página) seria filho de Maria Bonita com Lampião. Acontece que Dona Déa e Zé Filipe são pais da Maria Bonita.


Dr. Antonio Amaury e Manoel Severo.

Li que uma descoberta do Dr. Antônio Amaury Correia teria ouvido de um major reformado do exército de nome José Mutti, um ex-volante da polícia, e que este foi  genro dos pais de Maria Bonita que ele foi esposo de Antonia Gomes de Oliveira, a sogra segredou-lhe que o Ananias era filho do "homem", ela quis dizer referindo-se a ao capitão Lampião.



Antonia Gomes de Oliveira irmã de Maria Bonita

Quem ler sobre cangaço e assim como eu que não tem muita segurança sobre o tema, opino sem atrapalhar os pesquisadores e escritores, e com essa informação de dona Déia, fico meio assustado e me perguntando: Mas quem seria a mãe, Maria Bonita com o Lampião ou a dona Maria Joaquina com o “homem” que seria o Lampião?

O mais interessante é que Ananias nasceu no ano de 1929 e Maria Bonita entrou para o cangaço em meados do ano de 1930. E quem viu Maria Bonita grávida neste período de 1929 a 1930? Ninguém fala que a viu gestante durante este tempo em que ela estava tentando se aconchegar a Lampião.



Volta Seca com a sua esposa

O cangaceiro Volta Seca que ainda era menino na época e que entrou para a empresa de cangaceiros de Lampião em 1929, falou ao Jornal “O Pasquim” que viu Maria Bonita grávida, mas de Expedita Ferreira que nasceu no ano de 1932, e quem cuidou dela foi a sua própria mãe Maria Joaquina.


Expedita Ferreira filha de lampião e Maria Bonita

A verdade não aparece em nenhum caso deste. Ananias que foi considerado neto e ao mesmo tempo filho de criação de dona Maria Joaquina é também uma criação dela, para que ele se tornasse filho de Lampião e Maria Bonita. Com certeza, grávida ela não foi para o cangaço, porque nenhum remanescente de Lampião falou nessa possibilidade entre 1929 a 1930, principalmente o Volta Seca que entrou para o cangaço no ano de 1929. E se Maria Bonita teve o Ananias, não era filho de Lampião e sim, do seu primeiro esposo Zé de Neném. 

Maria Bonita e seu primeiro esposo José de Neném.

O mais interessante é que dona Maria Joaquina segredou ao seu genro a paternidade do Ananias sendo Lampião e Maria Bonita. E qual seria a sua intenção de falar isto em boca de cumbuca, já que a vizinhança sabia muito bem quem seria o pai e mãe do Ananias? 

Informação: 

O que eu escrevi não tem nenhum valor para a literatura lampiônica. São apenas as minhas inquietações. Não prejudica de forma alguma e não contraria os trabalhos dos escritores e pesquisadores. Afinal, tudo que os escritores escrevem eu muito os agradeço, porque é com eles que eu tento conhecer e viajar com os reis do cangaço nas caatingas nordestinas. Um tema apaixonante que é cangaço.

Leia este trabalho no Lampião aceso: 


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

quinta-feira, 30 de julho de 2020

LIVRO “O SERTÃO ANÁRQUICO DE LAMPIÃO”, DE LUIZ SERRA


Sobre o escritor

Licenciado em Letras e Literatura Brasileira pela Universidade de Brasília (UnB), pós-graduado em Linguagem Psicopedagógica na Educação pela Cândido Mendes do Rio de Janeiro, professor do Instituto de Português Aplicado do Distrito Federal e assessor de revisão de textos em órgão da Força Aérea Brasileira (Cenipa), do Ministério da Defesa, Luiz Serra é militar da reserva. Como colaborador, escreveu artigos para o jornal Correio Braziliense.

Serviço – “O Sertão Anárquico de Lampião” de Luiz Serra, Outubro Edições, 385 páginas, Brasil, 2016.

O livro está sendo comercializado em diversos pontos de Brasília, e na Paraíba, com professor Francisco Pereira Lima.
Solicite através deste e-mail: 
franpelima@bol.com.br

Já os envios para outros Estados, está sendo coordenado por Manoela e Janaína,pelo e-mail: anarquicolampiao@gmail.com.

Coordenação literária: Assessoria de imprensa: Leidiane Silveira – (61) 98212-9563 leidisilveira@gmail.com.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

VEM COISA BOA POR AI....


Esperamos Você
Acesse e faça sua inscrição 
através de nosso QRCode


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CANGAÇO - LAMPIÃO E ISAÍAS ARRUDA

Aderbal Nogueira
https://www.youtube.com/watch?v=u1ezU3i9Mug&feature=youtu.be&fbclid=IwAR0ddo3bZunrnS8tBg1wrv5xD6DHoStvf2TebasgnJ2w51YDxneDZSPpWWk 

MAIS UM VÍDEO COM A QUALIDADE ADERBAL NOGUEIRA

Cangaço - Lampião e Isaías Arruda Antônio Amaury fala um pouco sobre o cerco a Lampião por Isaías Arruda e a tentativa de envenená-lo. Fala também da importância dos locais onde aconteceram episódios ligados ao cangaço. Link desse vídeo: https://youtu.be/u1ezU3i9Mug


Do acervo do junior Almeida

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

NO DIA QUE COMPLETOU 82 ANOS DA MORTE DE LAMPIÃO...


Por Geraldo Júnior

... realizamos uma visita ao túmulo de dona Mocinha irmã de Lampião e registramos tudo para trazermos ao conhecimento de todos um pouco da história e o local onde ela está sepultada aqui na cidade de São Paulo/SP.

Meus agradecimentos ao compadre José Francisco Gomes de Lima que me acompanhou e auxiliou nas gravações do documentário.

Assistam e ao final deixem seus comentários, críticas e sugestões.
Forte abraço!

Geraldo Antônio de Souza Júnior

NO TEMPO QUE AVIÕES POUSAVAM EM SERRA NEGRA

Por Manoel Belarmino

Aquelas notícias de que em Serra Negra, naqueles dias 29 e 30 de dezembro de 1981, pousariam aviões fez aquela matutada da roça ficar doidinha para logo cedo se arribar para a "rua". Inclusive eu, que, naquele ano de 1981, tinha apenas 11 anos de idade. Logo cedo, rapazes e moças corriam para a cidade. Serra Negra estava em festa. Grandes inaugurações. O comércio, a feira crescia, as fazendas... Um banco se abria na cidade. O BANEB (Banco do Estado da Bahia).


Pousar aviões numa cidade como Serra Negra significava progresso, prosperidade e esperança. O Campo de Aviação, um aeroporto simplificado, foi construído logo ali perto da cidade, no lado direito da estrada que liga Pedro Alexandre a cidade de Santa Brígida, para receber as autoridades. O prefeito era Dr. Heraldo de Carvalho, o filho do Coronel João Maria de Carvalho.

Os aviões pertencentes à Empresa Abaeté Táxi Aéreo Ltda pousaram faceiros naquela pista de chão batido do aeroporto da Serra Negra, sob os olhares de dezenas de curiosos. Eu era menino, de apenas 11 anos, mas me lembro como hoje daquela correria para ver o avião pousar.

Lembro-me que um menino da cidade, quando o avião estava chegando e sobrevoava a cidade, procurando a melhor posição para pousar, tirou as sandálias dos pés e pois-se a correr para o Campo de Aviação. No trajeto, caiu e quebrou o braço. Levantou-se e continuou correndo para ver o avião pousando. Só percebeu que estava com o braço quebrado e com dores depois que o avião aterrissou e os tripulantes e os passageiros desceram da aeronave. A curiosidade era tanta para quem nunca tinha visto um avião que nem a dor de um braço quebrado impediu de o curioso ver o avião pousar.

Um daqueles aviões que pousaram em Serra Negra naquele Aeroporto Municipal Simplificado de Pedro Alexandre, no início da noite daquele dia 30 de dezembro de 1981, depois de deixar Serra Negra, foi se chocar com a Serra de Itabaiana. Uma tragédia. Todos os 4 ocupantes da aeronave morreram. Renée Calwetti, de 30 anos; Irineu Neto, de 23 anos; Nicolau Mufford Ribeiro, que era engenheiro do Banco do Estado da Bahia - BANEB; e Benedito Sá Souto. Estes dois ultimos de 40 anos de idade. Dois eram tripulantes e os outros dois passageiros eram funcionários do BANEB.

Quando a notícia da tragédia chegou em Serra Negra, a festa, que aconteceria naquela noite, acabou.

Dói no coração quando lembramos que em Pedro Alexandre já pousou avião trazendo boas novas e hoje, nos tempos atuais, pousa quase nada. Dói mesmo no coração e na alma de quem ama de verdade essa terra.

Mas, mesmo assim, ainda há esperança. E ontem , 28 de julho, Pedro Alexandre, a nossa Serra Negra, completou mais um ano de Emancipação Política.

Parabéns, parabéns, parabéns!


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

BEM VINDOS AO CARIRI CANGAÇO NO YouTube


Nosso desejo é levar até você um pouco do conjunto do "Universo Cariri Cangaço"; os principais temas discutidos, os cenários onde tudo aconteceu, as cidades protagonistas desta saga, os personagens marcantes e tudo o mais que fazem da memória e da historia de nosso sertão nordestino um capítulo todo especial. Dessa forma o Canal do YouTube do Cariri Cangaço se une às nossas plataformas digitais: Blog, Facebook e Instagram, num grande movimento de fortalecimento de nossa história , cultura e tradições. 


O Canal do YouTube do Cariri Cangaço tem o apoio institucional da SBEC-Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço; da ABLAC - Academia Brasileira de Letras e Artes do Cangaço; do GECC - Grupo de Estudos do Cangaço do Ceará; do GPEC - Grupo Paraibano de Estudos do Cangaço e do GECAPE -Grupo de Estudos do Cangaço de Pernambuco.

"Cariri Cangaço, onde o Brasil de alma nordestina se encontra" 
agora também no YouTube. 
Copie o Link abaixo e cole em seu navegador: 

https://m.youtube.com/channel/UCWSetStng7pRUXOahy2LziA

faça sua INSCRIÇÃO e ATIVE AS NOTIFICAÇÕES !!!

INAUGURAÇÃO OFICIAL 
DIA 01 DE AGOSTO DE 2020
19 Horas


http://blogodmendesemendes.blogspot.com

AS MULHERES NO CANGAÇO

A imagem pode conter: 4 pessoas, texto que diz "As Mulheres no Cangaço Teresa Raquel Nogueira Emídio"

Olá, pessoal! Sou autora do livro As mulheres no Cangaço.
 Quem quiser ele está por R$ 50,00, fale comigo no privado.

Eu não sei se o Francisco Pereira Lima está autorizado a vender também. Se estiver aqui está o seu e-mail: 

franpelima@bol.com.br


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ALGUM CANGACEIRÓLOGO TÊM FOTOS DE VIRTUOSA IRMÃ DE LAMPIÃO?

Por José Mendes Pereira

Se tiver em seu arquivo foto de Virtuosa Ferreira irmã do capitão Lampião por favor, me envie para eu guardar nos meus documentos. Agradeço muito!

IDENTIDADESdos que aparecem na foto:

1- Zé Paulo primo da família Ferreira;
2 - Venâncio Ferreira (tio); 
3 - Sebastião Paulo primo; 
4 - Ezequiel Ferreira irmão; 
5 João Ferreira irmão; 
6 - Pedro Queiroz cunhado (casado com Maria Mocinha, que está à sua frente, sentada); 
7- Francisco Paulo primo; 
8 - Virgínio Fortunato da Silva cunhado (casado com Angélica); 
9 - ZÉ DANDÃO agregado da família. 
SENTADOS, da esquerda para direita: 
10 - Antônio Ferreira irmão;
 11-Anália Ferreiraq irmã;
12 - Joaninha cunhada (casada com João Ferreira); 
13 - Maria Mocinha ou Maria Queiroz irmã;
 14-Angélica irmã;  
15 - Lampião.

Dos nove irmãos da família Ferreira, dois estão ausentes nesta foto: LEVINO, que morrera no ano anterior, 1925, no sítio Tenório, Flores do Pajeú/PE, em combate contra as volantes paraibanas dos sargentos Zé Guedes e Cícero Oliveira. E VIRTUOSA, que, sinceramente, não sei dizer se simplesmente não quis aparecer na foto, ou já era falecida.

A foto e a legenda eu as adquiri no acervo do pesquisador Volta Seca.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com