Publicado
a 02/09/2019
O
conselho que o Padre Cícero deu a Lampião quando ele veio ao Juazeiro do Norte
Categoria
Licença
http://blogdomendesemendes.blogspot.com
Germinia Pinho da Silva Góes, foto abaixo, Nascida em 23 de Junho de 1928. Mora em Araci-Bahia. Foi visitada na infância pelo bando de Lampião. Relato feito em Dezembro de 2007 à Fernando Tito.Sabendo dos rumores que Lampião estava nas redondezas, meu pai José Tibúrcio da Silva, ao viajar para Queimadas mandou que minha mãe, Marcionília Pinho da Silva, fosse dormir na casa do cunhado (Martinho Pereira da Silva) que ficava perto, eu Germinia Pinho da Silva tinha apenas seis meses de idade.
- Bom dia meus senhores! Com que autoridade vocês fizeram isso?Eles responderam:
-A ordem que nós temos é quando chegarmos a uma fazenda e encontrar fechada colocar fogo na casa.Ela respondendo disse:
- Fez muito errado.Eles perguntaram:
- Cadê seu marido? Por que ele correu?Ela disse:
- Ele não correu, está viajando, está em Queimadas.Eles disseram:
- Nós soubemos em João Vieira que ele tem uma tropa de burros.Ela respondeu:
- Ele está viajando com essa tropa de burros, pois ele é cargueiro.Eles retrucaram dizendo:
- Por que a senhora correu?Respondeu ela:
- Eu não corri apenas fui dormir na casa do meu cunhado, se eu estivesse corrido não estava aqui com um curral apartado com as cabras e o outro com o gado. Estou vindo agora porque a minha filha que carrego nos braços chorou para comer, então vir tirar leite das cabras para fazer mingau para dar a ela.O cangaceiro disse:
- Pois, então rodei e apague o fogo, que lá nos potes tem água.Ela falou:
- Tem mesmo, porque quem botou não foram vocês, fomos nós que botamos água nos potes.Minha mãe entrou e apagaram o fogo.
-Viemos porque o meu chefe mandou e se encontrasse seu marido era para arrancar o caco da cabeça dele e levarmos como prova que ele estivesse morto.Ela disse:
- Pois não vai arrancar porque ele não correu e nem está aqui, está viajando.Então eles se despediram e voltaram para o arraial João Vieira.