Seguidores

sábado, 13 de julho de 2024

EMERY JUSSIER COSTA - 1946 - 2020

 Por Rosalba Moreira

Fonte da imagem - https://blogcarlossantos.com.br/corpo-de-emery-costa-sera-sepultado-em-mossoro-hoje/

Certamente continuará sendo um admirado comunicador no céu.

DESPEDIDA

Mossoró hoje chora com a partida
De Emery, jornalista e cidadão
Tão querido, respeitado e como não
Ficar triste com essa despedida
Pelo rádio atuou enquanto em vida
No jornal também fez a sua história
Guardaremos no peito sua memória
Seu legado para nós é um presente
Sua missão está cumprida, aqui com gente
Fique em paz, com Jesus em sua glória.

O rádio sempre foi sua paixão, locutor, colunista, jornalista talentoso e respeitado. Deixa seu legado e muitas saudades aos que o admiravam!

Monsenhor Américo (1º esq.), Emery Costa (em pé) e outros pioneiros da rádio (foto: ruralmossoro.com.br) - https://regycarte.com.br/radio-rural-de-mossoro-60-anos-de-credibilidade/

Emery nasceu em Mossoró (RN) e faleceu em Natal (RN), aos 74 anos, vítima do novo coronavírus.

História revisada por Rayane Urani, a partir do testemunho enviado por sobrinha Samantha Cristiane da Costa Oliveira Sato, em 16 de julho de 2020.

 https://inumeraveis.com.br/emery-jussier-costa/

UM POUCO DA BIOGRAFIA DO EMERY COSTA

Por José Mendes Pereira Potiguar.

Emery era natural de Mossoró, e nascido no dia 13 de fevereiro do ano de 1946. Filho de Eliseu Costa de Oliveira e de Julita de Oliveira Costa. Foi casado com Maria Luiza Martins de Almeida Costa, conhecida por dona “MAYSA” O casal teve apenas dois filhos, que são: Mayria Giovanara Costa Pinheiro Dantas e Emery Jussier Costa Júnior.

Foi aluno do curso Madureza Ginasial no Centro Educacional Jerônimo Rosado e cursou até o segundo ano de Ciências Econômicas na UERN. Tem curso de Gestão em Radiodifusão em Recife-PE e no Rio de Janeiro. 

A partir dos dez anos trabalhou com o seu pai na “Padaria São José” e logo, aos 17 começou a trabalhar na Rádio Rural, permanecendo mais de três décadas na emissora, e além do mais, nove anos como diretor. Era um grande jornalista - tendo trabalhado no jornal o Mossoroense (fundado a 17 de outubro de 1872), onde foi diretor e colunista do mesmo. Foi apresentador do programa “PANORAMA POLÍTICO”, apresentado na FM Resistência e na TV Mossoró, canal 7. 

Infelizmente, em 1º. de maio de 2020, o amigo Emery Costa foi recolhido para a Casa do Senhor pela Covid-19.

 http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O RESTAURANTE "UMUARAMA"

 Por José Mendes Pereira


No final da década de 60 do século XX  estendendo até o  início da década de 70, um dos restaurantes que mais brilhou em Mossoró foi o "Restaurante Umuarama", de propriedade do senhor Cristóvão Frota, um dos empresários de Mossoró. 

Kinino um dos maiores empresários de Mossoró (já falecido), José Frota e Cristóvão Frota (também já falecidos) – Rio de Janeiro – 1965 - Fonte da foto: Lindomarcos Faustino 

O Restaurante "Umuarama" funcionava no centro da cidade, em uma das esquinas da Rua Coronel Vicente Saboia,  com o cruzamento da Rua Alfredo Fernandes.

 Casamento de Noguchi Rosado/Neide - Amélia, Cristovam Frota, a garotinha Roberta Cláudia, Padre Huberto Brueing - 17/12/1970 - http://www.azougue.org/conteudo/dobumba34.htm

Lá era onde estava a famosa "nata" mossoroense, e o sujeito poderia encontrar bebendo, almoçando, uma boa parte dos ricaços da cidade como: Jorge Pinto, proprietário do Cine Pax, José Morais, da Casa Morais, Vilmar Pereira - representante da VASP, Renato Costa - proprietário da Rádio Difusora de Mossoró, Paulo Gutemberg de Noronha Costa - proprietário dos cinemas: Caiçara, Jandaia e Miramar de Areia Branca, José Genildo de Miranda - diretor artístico da Rádio Difusora, Hugo Pinto - proprietário da Casa Pinto, Antonio Simão - proprietário da Super Loja Mossoró, Paulo Costa - proprietário da "Loja Comodoro" e outros tantos, além dos políticos e autoridades mossoroenses que frequentavam o restaurante.  

Restaurante Umuarama - 1966 - http://www.azougue.org/conteudo/dobumba34.htm

Este restaurante durou por muitos anos, só deixando de funcionar no final dos anos 70, quando o proprietário Cristóvão Frota resolveu mudar de ramo, e juntamente com o seu filho, o engenheiro Cristóvão Frota Júnior,  criaram a empresa "Sequip" e passaram a prestar serviços à Petrobras.

José Frota, Josivan, Cristovam Frota e Kinino – 1965 -  Lembrando que esta foto possivelmente foi feita no Rio de Janeiro, devido a mesma camisa que o José Frota usa na foto acima, quando estava no Rio de Janeiro - Fonte da foto: Lindomarcos Faustino 

O Restaurante "Umuarama" foi um dos maiores restaurantes de Mossoró, e muito colaborou com o desenvolvimento da cidade, dando empregos para garçons, garçonetes, e outros mais...

Quem viveu  estas décadas em Mossoró, sabe muito bem aonde o "Restaurante Umuarama" funcionava, e que o movimento de pessoas importantes no ambiente era diariamente, entendendo-se até altas horas da noite.

Minhas simples histórias

Se você não gostou da minha historinha não diga a ninguém. Deixa-me pegar outro.

Se você gosta de ler histórias sobre "Cangaço" clique no link abaixo:

http://josemendespereirapotiguar.blogspot.com.br 

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

VAMOS PARA MAIS UMA FOTO POUCO DIVULGADA RELACIONADA AO CANGAÇO.

Por Helton Araújo

Na imagem podemos ver o ex-cangaceiro Antônio dos Santos, popularmente conhecido como Volta Seca, sendo fotografado em uma praia do Rio de Janeiro.

Foto: Revista Noite Ilustrada

Data: Março de 1953.

https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

 

CANGAÇO EM JARDIM-CE.

Por Lampião Governador do Sertão

 Foi muito bom o cariri cangaço em JARDIM-CE.

https://www.facebook.com/photo/?fbid=1011971187217407&set=gm.2475887752620154&idorvanity=179428208932798

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

𝐎 𝐂𝐎𝐈𝐓𝐄𝐈𝐑𝐎 𝐃𝐄 𝐌𝐀𝐒𝐒𝐈𝐋𝐎𝐍

Do acervo do Jaozin Jaaozinn

Fotografia possivelmente registrada no Rio Grande do Norte, onde podemos ver o Coronel Benedito Saldanha (4° sentado da esquerda para a direita) entre os seus colegas.

O Sr. Benedito e seu irmão, Quinca (ou Quincas) Saldanha, eram enormes coiteiros e participantes de um grupo Partidário Político nas regiões do Norte, onde acomodavam bandoleiros da BA, PB, PE, CE, RN e AL. Além de terem sob seu comando grupos de jagunços e cangaceiros, em que utilizavam para seus ataques em fazendas e povoados do Estado paraibano e pernambucano.

Massilon Benevides, um dos mentores e influenciadores da invasão a Mossoró/RN, fora muitas vezes protegido pelos irmãos Saldanha. O cangaceiro afirmava que era afilhado de Quincas, motivo este de proteção. Além do coito, o cangaceiro ajudou na invasão ao povoado Brejo do Cruz-PB, no dia 25 de abril de 1926, ocorrendo o assassinato de homens poderosos da região como os Senhores Manuel Paulino, Dr. Augusto Resende, Dr. Minervino de Almeida entre outros.

Benedito ajudou em questões do preparo e armamento para o grupo de Lampião, Massilon e Sabino, onde ambos iriam invadir Mossoró, no dia 13 de junho de 1927. Um dos seus agregados, que iria compor o bando, levara (ou indicou o local) cerca de 30 fuzis que seriam utilizados no ataque.

De grande Coronel à prefeito da cidade de Itaú/RN, por um curto tempo, em 1933, onde foi retirado do cargo por comandar grupos de cangaceiros e pelas suas arruaças, além de assassinatos. Em 1954, o mesmo morre por envenenamento, cometido por sua amante, em Maranguape/CE.

𝐅𝐎𝐍𝐓𝐄: Livro 𝑴𝒂𝒔𝒔𝒊𝒍𝒐𝒏, do Pesquisador Honório de Medeiros.

.𝑪𝑨𝑵𝑮𝑨𝑪̧𝑶 𝑩𝑹𝑨𝑺𝑰𝑳𝑬𝑰𝑹𝑶.

https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste

http://blogdomendesemendes.blogspot.com