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quarta-feira, 7 de novembro de 2018

SANTANA TINHA CARTAZ

Clerisvaldo B. Chagas, 7 de novembro de 2018
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica: 2001

 Fazendo leitura de fotografia antiga, notamos a figura discreta do cartaz. O cartaz era uma superfície de madeira de, aproximadamente, dois metros de comprimento por oitenta centímetros de largura. Possuía dois pés para se apoiar em qualquer tipo de solo e uma corda para abraçá-lo ao poste determinado. No máximo era afixado em dois lugares, mas tinha o seu ponto preferido na esquina do casarão à esquerda da Matriz de Senhora Santana. Ali era o famoso Hotel Central de Maria Sabão, como central também era o poste de luz diferenciado. O cartaz anunciava o filme do dia, primeiramente, do Cine Glória, cinema situado à Rua Coronel Lucena. Mas também anunciava os embates dos times de futebol Ipanema X Ipiranga, agremiações locais que causavam frenesi na multidão.
CARTAZ NO POSTE. (FOTO: LIVRO 230).
O cartaz ficava mais chamativo quando surgia nitidamente pintado de branco ao fundo, destacando o anúncio. Não temos lembrança de quem o colocava no ponto, mas havia um funcionário chamado Roque, no cinema, que parecia ser o transportador. O próprio Cine Glória também possuía o seu painel de anúncios de filmes, distribuídos na parede interna. Pelas grades vazadas que serviam de porta, dava muito bem para que os transeuntes ficassem bem informados das novidades. No dia em que o cartaz faltava no ponto central, criava expectativa.
Outras formas de anúncios eram realizadas na época, como por exemplo, através do sistema de autofalantes distribuídos na cidade, tanto em postes quanto no alto dos prédios. Posteriormente, o cartaz passou a servir ao Cine Alvorada, construído no Centro para substituir o Cine Glória. Nunca soubemos de nenhum vandalismo praticado nos anúncios. O cartaz era ponto de encontro de todos e por isso mesmo bastante respeitado.
Houve época em que apelidamos o lugar como A Esquina do Pecado, em alusão ao filme. Ali nos degraus das casas comerciais se reuniam naturalmente a juventude para discutir os problemas do mundo.
E a vida continua.


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SEIS ANOS SEM ALCINO (MAS ALCINO VIVE)

*Rangel Alves da Costa

Quando ao entardecer do dia 1º de novembro de 2012, Alcino Alves Costa se despediu da vida terrena, o seu Poço Redondo e todo o sertão emudeceram entristecidos, silenciaram em prantos, lamentaram a dor da partida daquele que simbolizava a própria vivência sertaneja. E tudo através de seu amor pela terra, seus estudos e escritos sobre os sertões, seus versos e prosas cantando a vida matuta, a singeleza do viver sertanejo, as passaradas em revoada pelos horizontes ensolarados ou de chamas acesas ao por do sol.
Foram 72 anos vividos, mas quase de uma eternidade pelo que semeou, brotou e colheu. Nascido em 1940, dois anos após o fim do cangaço com o massacre da Gruta do Angico, ali mesmo no seu Poço Redondo, mais tarde Alcino seria reconhecido como um dos maiores estudiosos do tema, pontificando pelos livros escritos e como palestrante sempre requisitado e aplaudido. Participou da fundação do Cariri Cangaço – entidade de estudo de fenômenos históricos, sociológicos e culturais nordestinos – e hoje dá nome ao seu Conselho Curador.
De rara inteligência, com agudeza de pensamento sem igual, não possuía, contudo, formação acadêmica alguma. Na verdade, estudou somente até o quarto ano primário, depois abdicando da vida escolar para aprender outras lições nos livros do mundo. E como Alcino aprendeu! E como Alcino ensinou! Rapazote, logo se tornou exator no fisco estadual. Mas demorou muito e a política partidária atraiu às suas hostes o sertanejo filho de Dona Emeliana e Seu Ermerindo. E aos 26 anos foi eleito prefeito de seu berço natal.
Durante três gestões Alcino comandou os destinos de Poço Redondo. Destas passagens, ainda hoje se comenta sobre sua aversão a sapatos, a ternos, aos luxos de um administrador municipal. Nunca se deu bem com sapatos nem com paletós e gravatás. Calçava um sapato somente quando ia ao palácio governamental, mas só faltava trocá-lo por havaianas logo após a porta dos gabinetes. Só se sentia bem, só se sentia com vida, cortando as ruas e as estradas do seu sertão tendo nos pés as suas inseparáveis havaianas.
A política, contudo, não foi a sua grande paixão. O sertão, sim. O sertão foi a grande seiva e o sopro maior na vida de Alcino. E através do amor pelo sertão a busca maior pela sua história, pelas suas raízes, pela sua cultura, pela sua saga de vinditas sem fim. Por isso mesmo que se tornou poeta das coisas matutas, escritor do mundo-sertão, pesquisador de suas raízes mais profundas, um verdadeiro menestrel daquilo que mais amou: o sertão e seu povo, o sertão e sua luta, o sertão e sua guerra. Daí também seu amor pelo estudo do cangaço.
Foi através do estudo do cangaço que o seu nome ultrapassou fronteiras. Seu livro “Lampião Além da Versão – Mentiras e Mistérios de Angico” é hoje tido como obra-prima e de referência necessária ao estudo dos fenômenos cangaceiros. Mas escreveu muito mais: “O Sertão de Lampião”, “Lampião em Sergipe”, “Poço Redondo - A Saga de um Povo”, “Canindé de São Francisco - Seu Povo e sua História”, “Sertão, Viola e Amor”, “Saudação a Paulo Gastão”, “Preces ao Velho Chico” e o romance “Maria do Sertão”. Como compositor, letras suas foram gravadas por Clemilda, Dino Franco e Mouraí e muitas outras duplas sertanejas. Era também apresentador de programa radiofônico
Desde 2013 que a memória histórico-literária de Alcino está preservada num memorial que leva o seu nome na cidade de Poço Redondo. Seu nome continua vivo nas pessoas do seu sertão, mas principalmente em regiões mais além. Com efeito, todo o Nordeste e além-fronteiras reconhece e valoriza a obra daquele que sempre gostava de assinar seus artigos como “O Vaqueiro da História”. Essa força de permanência de Alcino foi assim retratada pelo poeta cordelista Manoel Belarmino, também de Poço Redondo, em estrofes assim:

“Alcino cravou raízes
Nestas terras catingueiras
No Sertão do São Francisco
Dos vaqueiros, das rendeiras,
Do cangaço, dos romeiros,
Das rezas das benzedeiras

Aqui no Poço Redondo
Escreveu com maestria
A saga de seu povo,
A vida no dia a dia,
A nossa história viva,
Nossa luta e valentia.

Um homem de coração
E de grande devoção
Que conseguiu abrigar
Com muito amor e paixão
Bem no fundo do seu peito
Todo esse imenso sertão.

Alcino desde menino
Sempre teve graça e glória
Homens assim nunca morrem,
Ficam vivos na memória,
Pois nunca se viu morrer
Um Vaqueiro da História”.

Ainda hoje, é como se aquelas havaianas estivessem cortando os chãos sertanejos e o seu dono, sempre no seu passo sem pressa, seguindo em busca de antigos testemunhos ou simplesmente em direção a qualquer banco da Praça da Matriz para refletir sobre o seu sertão e mirar os horizontes. E no seu olhar as craibeiras floridas e os anjos sertanejos tocando pífanos.

Escritor
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AGRADECIMENTO!

Por José Mendes Pereira

Agradeço imensamente ao professor Pereira lá de Cajazeiras no Estado da Paraíba pelo presente dos livros abaixo para minha pequena biblioteca. 

Os interessados poderão adquiri-los através deste e-mail: 

franpelima@bol.com.br



e Flores do Pajeú História e Tradições de Belarmino de Souza Neto.

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RESGATE & MEMÓRIA DO CANGAÇO


Por Volta Seca o Pop Star do Cangaço

O grande Antonio dos Santos, Volta Seca, em matéria do jornalista Nonnato Masson para o Jornal do Brasil, edição de 18 de julho de 1962, dentro da série de reportagens "Brasil Pra Seu Govêrno" que o saudoso jornalista maranhense escreveu no início dos anos 1960 para o JB.

Esta foi mais uma das inúmeras entrevistas que Volta Seca deu para jornais e revistas de todo o Brasil durante sua vida. Sua "carreira midiática", na verdade, teve início logo assim que ele foi preso, em fevereiro de 1932, com apenas 14 anos de idade. Sua prisão ganhou as páginas dos jornais do país inteiro.

Desde então, ele nunca deixou de estar na mídia, pelo menos até o final dos anos 60, início dos 70, quando passou a levar uma vida mais recolhida, no interior de Minas Gerais.

Volta Seca foi um dos cangaceiros mais entrevistados da história, só perdendo talvez para a cangaceira Sila. Aliás, ele cobrava pelas entrevistas que dava, até mesmo como forma de sobrevivência financeira, no período imediato à sua saída da prisão, após cumprir vinte anos de cadeia. Volta Seca foi, nos termos da cultura popular, o pop star do Cangaço. Só faltou escrever sua autobiografia. (rubens stone).

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LAMPIÃO E MARIA BONITA



(Lampião é um sujeito raríssimo cuja história não se encerra. Circunscrito a seu ambiente, o semiárido nordestino, Virgulino Ferreira da Silva, bandido, assassino, terrível, encontrou Maria da Déa, casada, inquieta, aventureira. A união da dupla e a vida entre seus seguidores apresentou ao país, preocupado em ser moderno, uma forma diferente, assustadora e sedutora de viver. Gênio militar inato, galanteador, sábio, pernóstico, malvado, justo... Quantas pessoas foram capazes de reunir tantos defeitos e qualidades? Quantas mulheres abandonaram tudo para seguir o grande amor?

Testemunhada, contada, recontada, reescrita, a vida e o amor de Lampião e Maria Bonita, um legítimo romance de aventura, só podem ser projetados como ficção coletiva, erguido sobre as fundações deixadas por tantos outros narradores que se aventuraram a contar seu romance. A saga dos dois é uma história verdadeira que, até hoje, alimenta a mística do cangaço e continua mexendo com o imaginário popular).

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O ANTIGO BAIRRO "RABO DA GATA" DE MOSSORÓ

Por José Mendes Pereira

Em todas as cidades brasileiras tinham os seus bairros que antes eram famosos por razões engraçadas ou apelidos, e quem mora em Mossoró mesmo não sendo mossoroense, mas que residem há muitas décadas aqui, sabe muito bem que no início dos anos 70, do século XX estão lembrados do bairro com o nome “Rabo da Gata”.
Não sei bem a sua origem, mas geralmente estes nomes de bairros engraçados são criados por pessoas que lá vivem, e poderá ter sido por razões de criações de ruas bem apertadas ou curtinhas, fazendo com que lembre mesmo um “rabo de gata”, e com isso, surgiu este nome engraçado para as moradias que lá foram criadas.
O bairro “Rabo da Gata” em Mossoró era localizado nos fundos do Cemitério São Sebastião, o cemitério velho como ele é atualmente chamado pela população, devido a criação de um outro cemitério, e se estendia pelo lado Oeste pegando a Avenida Diocesana. Pelo lado Norte lá passa a Rua Duodécimo Rosado, e pelo lado sul está a Rua João da Escóssia.
O bairro “Rabo da Gata” ficava na periferia da cidade, onde lá vivia uma porção de pessoas além de pobre, e existia um grande número de mulheres que vivia da venda do seu corpo, isto é a chamada prostituta.
As suas casas eram construídas de taipas, e algumas delas cobertas com papelões, além de outras que eram totalmente feitas e cobertas com papelões, e com essa estrutura paupérrima era fácil de medir o tamanho da pobreza que reinava no meio daquela gente.
O bairro “Rabo da Gata” não era um ambiente tão louvável assim para se passear por lá, por falta de paz, além das briguinhas entre aquela gente que lá morava, oferecia perigo para as pessoas que não eram de lá, mas por ali transitavam, principalmente o perigo era maior na parte da noite, e é porque naquela época não existia ainda a destruidora de vida humana que é a droga, mas tinham marginais que por lá perambulavam à procura de coisas valiosas para roubarem.
Nos dias de hoje, a droga ceifa a vida de muitas pessoas, e a classe que mais sofre é a juventude, que após usá-la algumas vezes, já está totalmente dependente do infeliz vício.
Mas o antigo “Rabo da Gata” deixou de ser um bairro pobre, e hoje é conhecido como o maior bairro nobre de Mossoró, onde lá vivem pessoas de alto nível social, e uma boa parte daquela área passou a ser chamada de bairro “Nova Betânia”, onde lá estão os maiores Aranhas-céus e mansões no poder de pessoas da alta sociedade. Mas nem todo bairro "Nova Betânia" era parte do bairro "Rabo da Gata".
O galopante crescimento da cidade de Mossoró fez com que o bairro “Rabo da Gata” fugisse às pressas dali para dar lugar a casarões e edifícios construídos tanto no sentido horizontal como vertical por pessoas da classe alta, e também dando emprego ao pessoal da construção civil. O "Rabo da Gata era um bairro muito conhecido pela população de Mossoró.
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LAUDO APONTA QUE RAYANE FOI MORTA POR ASFIXIA E TEVE PESCOÇO QUEBRADO

Autor do crime confessou ter dado um “mata leão” na vítima e depois a estrangulado com um cadarço.
Reprodução facebook


A adolescente Rayane Paulino Alves, de 16 anos, achada morta depois de sair de uma festa, em Mogi das Cruzes (SP), foi assassinada por asfixia mecânica causada por estrangulamento. A causa da morte foi confirmada pelo primeiro laudo da perícia, entregue nesta terça-feira (7/11), à Delegacia de Homicídios, que investiga o caso.

O laudo aponta que o corpo apresenta uma fratura no osso hioide do pescoço da jovem, causada provavelmente pelo golpe conhecido como “mata-leão”, que teria sido aplicado pelo autor confesso do crime, o segurança Michel Flor da Silva, de 28 anos.

De acordo com o delegado Rubens José Ângelo, que atua no inquérito, o osso quebrado no pescoço da vítima é indicativo de morte violenta. A perícia encontrou também hematomas e sulcos deixados na pele do pescoço pelo cadarço usado para enforcar Rayane.

O segurança contou ter tirado o cordão da bota da adolescente, usando-o para enforcá-la. Silva afirma que, antes de matar a jovem, teve relações sexuais consentidas com ela, mas, segundo o delegado, todas as circunstâncias apontam para estupro. Ângelo aguarda laudos complementares sobre vestígios de espermatozoides na vítima e o exame toxicológico.

Na noite de 20 de outubro, um sábado, Rayane havia saído de casa para ir a uma festa com duas amigas. O pai a deixou na casa de uma delas, mas a adolescente não voltou, nem deu notícias. As amigas disseram que a jovem se sentiu mal e decidiu ir embora antes. Ela teria saído sozinha e a pé do local.
O corpo da adolescente foi encontrado oito dias depois em uma área de mata, no bairro Lambiri, em Guararema, no interior paulista. No celular da jovem, encontrado à margem do km 170 da Via Dutra, havia uma ligação para o 190, da Polícia Militar.
Imagens de câmeras de segurança e uma caneta achada próxima do corpo levaram a polícia ao autor confesso do crime. Silva trabalhava como segurança na rodoviária de Guararema, para onde a garota foi levada por um motorista de aplicativo que a encontrou caminhando na estrada.
O segurança confessou ter se oferecido para levar a jovem até sua casa. Conforme o delegado, no caminho, o homem mudou o rumo e estuprou Rayane próximo do local onde o celular foi encontrado Ela teria reagido e ele, que é capoeirista e lutador de artes marciais, aplicou o golpe que a deixou desmaiada.
Quando se livrava do corpo, na área de mata, ele teria percebido que a jovem ainda estava viva e usou o cadarço para asfixiá-la. Ao ser preso, dez dias após o crime, Silva confessou ter matado a jovem, mas negou o estupro.
O segurança alegou que a jovem “surtou” após ter consentido em manter relações sexuais e ameaçou denunciá-lo por estupro. Ela ainda o teria agredido com pontapés e, ao contê-la aplicando o golpe no pescoço, achou que a tinha matado e decidiu se livrar do corpo.

O segurança cumpre prisão temporária de 30 dias na cadeia de Mogi das Cruzes, mas deve ter a preventiva decretada e será transferido para um Centro de Detenção Provisória (CDP) ao final do inquérito.

Conforme o delegado, ele vai responder por homicídio com ao menos quatro qualificadoras – motivo torpe (a própria satisfação sexual), emprego de meio cruel (asfixia), sem dar chance de defesa à vítima, devido à desproporção de força física, e acobertamento de outro crime (estupro).

Ainda é analisado um possível agravante de feminicídio. Silva responderá também pelos crimes de estupro e ocultação de cadáver, podendo se condenado a até 60 anos de prisão.

O segurança é casado, tem um filho pequeno e não tinha passagens pela polícia. Até a manhã desta quarta-feira (7/11), o segurança não tinha defensor constituído. Conforme a polícia, ele teve audiência com um advogado, que ainda não confirmou se atuará na defesa do acusado.

MAIS SOBRE O ASSUNTO

https://www.metropoles.com/brasil/policia-br/laudo-aponta-que-rayane-foi-morta-por-asfixia-e-teve-pescoco-quebrado?utm_source=push&utm_medium=push&utm_campaign=push 

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CASOS DE FAMÍLIA...

A separação de Maria com Zé de Neném e o‘aprochego’ com o "Rei do Cangaço"
Por Sálvio Siqueira
Maria Gomes de Oliveira, segunda filha do casal José Gomes de Oliveira, José Felipe e de dona Maria Joaquina Conceição de Oliveira, Maria Déa, como toda moça no desvirginar da adolescência, sonha em casar e ter seu ‘príncipe encantado’ ao seu lado por toda a vida.
Nos sertões nordestinos esses sonhos eram, na maioria das vezes, uma maneira de fugir, escapar, do modo, maneira, ao qual eram tratadas as meninas pelos pais.
A criação não era nada fácil para um casal de agricultores, vivendo exclusivamente do que a roça lhes oferecia. O maior temor de um pai, ou uma mãe de família, naquela época era ter sua filha vendendo seu corpo nos cabarés das cidades. Principalmente a mãe, pois o machismo reinante faziam-na exclusivamente culpada. Com esse receio, em vez de educar, mostrando o fato, como a coisa se dava, e assim ela própria teria tempo para construir uma forte ‘muralha’ como defesa, os pais faziam eram manter suas filhas como escravas, ensinando, quando ensinavam, como ser obedientes em tudo ao marido. Logicamente, como em toda regra tem exceção, nessa também teve a sua.

O Casório… 

Como em toda adolescência faz-se os grupinhos de moças e rapazes, com particulares e ‘segredos’ entre eles, naquele tempo, também tinha. Nos anos que se seguiram, Maria foi ‘ganhando’ uma ruma de irmãos, e fazendo amizades com algumas primas e primos. Logicamente todo mundo teve sua, ou seu, confidente, e Maria Gomes, Maria de Déa, tinha sua prima Maria Rodrigues de Sá como tal. Nas festividades, sambas e forrós que tinham na região, nas cidades de Santa Brígida, Santo Antônio da Glória e Jeremoabo, todas no Estado baiano, as quais ficavam mais perto de seu lugarejo, Malhada da Caiçara, pelos cálculos da época, como suas primas e amigas, Maria de Déa arrumou namoricos com um ou outro rapaz. 
Quis o destino que Maria se apaixona pela primeira vez por um de seus primos chamado José Miguel da Silva, por todos conhecido como Zé de Neném, da mesma localidade em que nascera, na Malhada da Caiçara, tendo uma espécie de ‘atelier’, ou um quarto de trabalho, um local para trabalhar, em Santa Brígida, onde exercia sua profissão de sapateiro.
Zé de Neném

"(…) Zé de Neném era filho de Pedro Miguel da Silva conhecido por todos na região pela alcunha de Pedro Brabo e Maria Conceição Oliveira, apelidada de Neném. O parentesco do sapateiro com Maria de 'Déa' vinha por parte da sua avó, Generosa Maria da Conceição, uma senhora que era conhecida pelo apelido de Juriti e que era irmã de Zé Felipe, pai de Maria (…).” (“A trajetória guerreira de Maria Bonita – A Rainha do Cangaço” –LIMA, João de Sousa. 2ª Edição. Paulo Afonso, BA, 2011).
 A FOTO DA CASA DOS PAIS DE MARIA BONITAFoto da casa dos pais de Maria Bonita.
Como a família de Maria Gomes, a família de Zé de Neném era bastante grande. Naquela época não havia os meios contraceptivos atuais e, com toda certeza, fazer, fecundar, filho era como se fosse um investimento para o futuro, erroneamente pensavam assim os catingueiros. No futuro eles iriam ajudar os pais nas lidas diárias das fazendas, essa, e simplesmente essa, era a razão. Dentre as irmãs do sapateiro, destacamos Mariquinha Miguel da Silva, que, em determinada época, deixa seu marido, Elizeu, que era proprietário da fazenda Ingazeira onde moravam, e dana-se no mundo sombrio e incerto do cangaço com o bandoleiro Ângelo Roque, chefe de um dos subgrupos do bando de Lampião, que tinha a alcunha de ‘Labareda’.
Maria e José casam-se.

Não demoraria muito para que se começassem as incompatibilidades.

A Separação…Maria era por demais ciumenta e seu esposo, Zé de Neném, um verdadeiro ‘pé de forró, não saindo dos sambas.
Certa feita, estando Zé em um dos vários botecos, bebendo com alguns conhecidos, chega Maria e arma o maior escarcéu. Zé se defendia das acusações de Maria até quando pode, porém, a baiana encontra em um de seus bolsos uma lembrança de uma ‘amiga’, um pente com o nome da mesma. Nisso o pau quebrou pra valer. E a já conturbada vida a dois entre Zée Maria, pelo fato de Maria não engravidar, desmorona-se de vez.
maria bonita
Maria Bonita – Fonte – http://umas-verdades.blogspot.com
“(…) Maria encontrou um pente em um dos bolsos do marido, com o nome de uma moça gravado no objeto (…). Este tipo de discussão e separação tornou-se uma constante e marcou significativamente o relacionamento dos dois (…). O casal não chegou a ter filhos. Alguns amigos confirmam a esterilidade do sapateiro Zé de Neném, que não chegou a engravidar nenhuma das mulheres com quem viveu (…).” (Ob. Ct.) 

Pois bem, nessa, como em tantas outras ‘separações’, Maria Gomes correia a procura dos braços acalorados e protetores de seus familiares, apesar de seu pai, Zé Felipe, não concordar com tais separações, ela assim procedeu por várias vezes.
E Chega Lampião!!!

Em uma dessas separações, já se indo alguns dias, mais ou menos quinze dias de Maria estar na casa de Déa, sua mãe, ela, por um acaso conhece o “Rei dos Cangaceiros”. Achamos, particularmente, que num ímpeto, Maria deixa aflorar seu ego, e permitiu que se falasse o cupido. Tanto Maria, quanto Lampião sente alguma coisa dentro deles de cara. A atração foi dupla e contagiante. Lampião, que tanto fez arapuca, tanta emboscada aprontou, caiu de quatro pela armadilha que o destino lhe fez. A morena da Malhada da Caiçara acabou de domar uma fera nascida e criada na região pernambucana do Pajeú das Flores. Não podendo mais esconder sua paixão, Lampião inventa de inventar uma encomenda, vários bordados em lenços de seda, simplesmente para ter a desculpa, de vindo ver se tinha algum lenço pronto, vir mesmo era Maria. Sabedora dos planos de Virgolino, Maria, logicamente aceita a encomenda e trata de, também, curtir aqueles raros momentos.
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“(…) Era uma sexta-feira, Lampião pisou o batente da casa de Zé Felipe e Maria Déa. Odilon Café apresentou ao cangaceiro uma das filhas daquele casal, que no momento se encontrava ali, por estar separada do marido.
 

Novos sentimentos renasceram naqueles minutos seguintes. Depois de uma rápida conversa, lampião pergunta a Maria:
– Você sabe bordar?
– Sei!
– Vou deixa uns lenços pra você bordar e volto daqui a duas semanas pra buscar!
Este foi o primeiro diálogo realizado entre Lampião e aquela que seria a sua grande companheira e eterna paixão, até o fim da vida (…).” (Ob. Ct.)

 A FOTO DE DONA DÉA MÃE DE MARIA BONITA
A partir de determinado tempo, ou de um dos encontros entre eles, não teve mais volta. O pai de Maria Gomes, Zé Felipe, não aprovava o namora entre ela e Lampião. Já por outro lado, sua mãe, Maria Déa, parece que até ‘cortar jaca’, cortou, para que eles se encontrassem.

Violência Policial contra a Família de Maria Bonita
Naquele tempo, a casa que recebesse com maior constância visita de cangaceiro, com toda certeza, logo, logo receberia a visita de alguma das volantes que caçavam os grupos. Então, rastejando os vestígios dos cangaceiros, as volantes terminaram fazendo, também, várias ‘visitas’ a casa da fazenda do pai de Maria Gomes, Zé Felipe. Com o aperto que deram no velho patriarca, cacete nele e sua família, até Zé de Neném foi pra debaixo da madeira, Zé Felipe resolve mandar sua filha para casa de um parente na fazenda Malhada, nas Alagoas. Para que assim, as volantes os deixassem em paz. Ao saber disso Lampião vai e dá um ultimato para Zé Felipe, ou ele manda buscar sua Filha em terras alagoanas ou ele destrói a fazenda com tudo que nela existia. Sem ter, novamente, uma saída, Zé Felipe manda alguém buscar Maria, sua filha.
Maria Bonita
Maria Bonita – Fonte – blogs.ne10.uol.com.br
Ao retornar, Maria Gomes percebe o quanto sua família estava envolvida numa encrenca desgraçada por seu romance com o ‘Rei do Cangaço’. Nesse momento, ela toma uma decisão importante que mudaria a vida de muita gente, principalmente a do pernambucano fora-da-Lei, para que a Força Publica deixasse seus familiares em paz. Quanto da localidade de onde Maria Gomes resolvera seguir com Lampião, não fora na fazenda onde nascera, a Malhada da Caiçara, e sim, numa outra localidade, onde cuidava de sua avó materna, Ana Maria, que estava enferma, denominada Rio do Sal. 

Ao contrário do que pensou, planejou Maria de Déa, a Força Pública não se afastou da casa de seus familiares, pelo contrário, as visitas tornaram-se mais constantes e violentas, tendo como alvo principal o velho Zé Felipe, seu pai.
Estando já a não aguentar mais tanta pressão e cacete, Zé Felipe recebe a visita de um dos soldados da volante, que era seu amigo Antônio Calunga, dizendo-lhe que o comandante da volante recebera ordens superioras de acabar totalmente com a fazenda Malhada da Caiçara, matando todos que naquela ribeira moravam.
A FOTO DE ZÉ FELIPE PAI DE MARIA BONITA
Zé Felipe, pai de Maria Bonita.
Zé Felipe agradece ao amigo, junta sua família, desce rumo às águas do “Velho Chico” aluga uma embarcação, coloca todos dentro e passa para o solo alagoano. Vai montar residência no sítio chamado ‘Salgado’, no município de Água Branca. Porém, sua estada nele é curta. Pega suas trouxas novamente, levanta acampamento, junta seus familiares e parte rumo ao local denominado ‘Salomé’, o qual, hoje é a cidade de São Sebastião.
Nessa agonia, tendo de deixar suas terras por serem perseguidos e maltratados, constantemente, pela volante, um de seus filhos, conhecido como Zé de Déa, resolve juntar-se ao cunhado, Lampião. Lá estando, conta por tudo que seu pai, sua mãe, seus irmãos e irmãs passam. Lampião ordena que se façam as vestes, bornais, cartucheiras, em fim, toda a tralha de um cangaceiro para seu ‘cunhado’, e separar-se, também, as armas para o mesmo usar. No entanto, Maria sua irmã, não permiti que ele use armas. Mesmo estando por mais ou menos oito dias no acampamento, Zé de Déa e sempre aconselhado pela irmã para não fazer parte daquela vida em que ela metera-se. Termina o irmão por ceder aos conselhos da irmã.

O “Rei dos Cangaceiros”, através da sua malha de informantes, sabe da fuga do sogro e sua família, assim como tem o conhecimento da ordem e do nome do policial comandante incumbido da tarefa de matar toda a família de Maria, sua amada, que seria o tenente Liberato de Carvalho.
Recado de Capitão para Capitão…
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Maria Bonita cangaceira
Certo dia chega a casa onde moravam Zé Felipe e sua família, uma volante policial. Começam a destruir as coisas, matam alguns animais que estavam soltos, mas, próximos a casa. Sem ninguém da família na casa para saciar a ira dos volantes, sobra para um morador das redondezas, que seria, segundo indicaram, um coiteiro, o qual é colocado debaixo de cacete e depois assassinado pela tropa.
“(…) Uma volante visitou a casa de Zé Felipe e não encontrando ninguém, quebraram as madeiras dos currais, destelharam e quebraram parte do telhado da residência, matando alguns animais. Menos sorte teve o coiteiro Manuel Pereira, conhecido como Manuel Tabó, que por não ter fugido acabou sendo espancado e morto pelos soldados (…).” (Ob. Ct.)
Lampião, sempre ardiloso, sabia que partir para enfrentar de cara a volante, indo a desforra, pelo que fizera nas terras da Malhada da Caiçara, usa de outra artimanha. Ordena a um de seus ‘cabras’’ que vá em determinado lugar, e peça a determinada pessoa para vir vê-lo. Essa pessoa já havia, em outras oportunidades, feito o mesmo que ele o enviaria para que fizesse.
Essa pessoa era conhecida pelo apelido de Tonico, e era irmão de Zé de Neném, ex marido de sua companheira Maria de Déa.
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Atual Delegacia de Polícia Civil de Jeremoabo, o antigo aquartelamento dos tempos do Cangaço – Fonte – Rostand Medeiros
Lampião escreveu uma missiva e determina que o jovem a leve ao Capitão João Miguel, em Jeremoabo, BA. Assim, o jovem após dar voltas e ter a certeza de não estar sendo seguido, parte rumo ao destino determinado. Lá chegando, procura o oficial no QG. 
“(…) Tonico seguiu em direção ao quartel, sendo recebido por um sargento que fazia a guarnição e lhe perguntou:
-O sinhô qué fala cum quem?
-Com o Capitão João Miguel!
-Eu posso resolver?
-Não, tem que ser com o Capitão!
O sargento foi até a sala do capitão, retornou alguns minutos depois e pediu para que Tonico o seguisse até a sala do oficial (…).” (Ob. Ct.)
Tonico era frio, Lampião sabia escolher a pessoa certa para cada missão específica. E essa era bem difícil de ser cumprida, pois tinha que o colaborador entrar em um quartel militar. Chegando diante do capitão, esse dispensa o sargento e recebe o papel que lhe é entregue pelo portador.
“(…) O Capitão João Miguel, depois que leu o bilhete, falou: “Se você está numa missa dessa, não é preciso pedir segredo, pois você deve ser da confiança de Lampião”.
Os dois conversaram secretamente, trancados dentro da saleta. O Capitão João Miguel mandou a resposta: diga ao Capitão que pode mandar o sogro dele voltar, pois a partir de hoje não passará mais nenhum soldado na sua porta.  Na manhã seguinte, ao despertar, Tonico regressou da sua missão, trazendo consigo, a promessa positiva de que nenhuma volante iria mais importunar aquele pedaço de chão e sua gente V…).” (Ob. Ct.)

Vejam que Virgolino não só sabia manejar as alavancas das armas que usou, mas, também, com tinta, pena e papel, fazia suas defesas diante de uma guerra particular, imposta por ele mesmo, contra seus inimigos.
Uma das coisas que mais ocorreu no cangaço foi à traição, tanto do lado dos cangaceiros e coiteiros, como mesmo do lado daqueles que os davam combates. E essas atitudes, tomadas por dinheiro ou ‘favores’, foram mais um motivo para que Lampião prolongasse por quase vinte longos anos, seu reinado de sangue, lágrimas e mortes nas entranhas do sertão nordestino.
Fonte “A trajetória guerreira de Maria Bonita – A Rainha do Cangaço” – LIMA, João de Sousa. 2ª Edição. Paulo Afonso, BA, 2011. Foto Ob. Ct. Benjamin Abrahão.
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