Por Na Rota do Cangaço
Asa Branca, conhecido por sua gentileza e bons modos, o que vai de contra ponto tendo em vista que era cangaceiro, do bando de lampião. Antonio Luiz tavares Filho de Antonio Luiz e de dona Maria da Conceição, natural de Cajazeiras do Rio do Peixe no Estado da Paraíba e nasceu no dia 10 de Janeiro de 1901, faleceu no dia 02 de Novembro de 1981, vitima de problemas cardíacos, na cidade de Mossoró no RN, mesma cidade onde foi morto em combate o cangaceiro Jararaca, e uma curiosidade a cerca do assunto, é que o túmulo de asa branca fica ao lado do de Jararaca no cemitério são Sebastião. Popularmente conhecido em Mossoró como o cemitério velho.
Asa Branca permaneceu 5 longos anos no bando de lampião, lá ele vivenciou não somente a rotina de lampião, mas também a rotina de crimes do bando, saques, sequestros, assassinatos, e fulgas, eram coisas comuns ´para seus olhos Um ano depois de seu primeiro crime, por volta do ano de 1922, Lampião fez uma visita à propriedade onde Antônio Luiz Tavares se encontrava escondido.
A agilidade com que o jovem, de apenas 14 anos, fazia uso de armas de fogo aguçou a curiosidade do Rei do Cangaço. Prontamente o recrutou para o seu bando. Ele esteve no ataque a Mossoró, atirando contra a trincheira da Estrada de Ferro.
Asa Branca foi preso pela polícia do Ceará e e transferido para Mossoró la, foi julgado e cumpriu pena de 10 anos. Paga a sua dívida para com a sociedade, ele voltou para o Ceará. Somente retornou para Mossoró quando já estava esquecido pela população.
Tornou-se cidadão pacato, pai de família e trabalhador algo que ele fez questão de ressaltar, prefere n se lembrar que já fez algo errado. E chegou a trabalhar no Instituto de Educação de Mossoró, no meio de professores e estudantes.
http://cariricangaco.blogspot.com/
http://blogdomendesemendes.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário