Por Sérgio Luiz
Ademais, seguir os passos pelos "Caminhos da Resistência", refazendo a trajetória do ataque e defesa de Piranhas nos anos idos do Cangaço, imaginando a invasão pelos cangaceiros e a defesa da cidade pelos moradores, como muitos sentiram, foi arrepiante. Ir a Grota de Angico e ouvir explanações lógicas possíveis, possibilita uma análise mais técnica e racional de um episódio histórico complexo e diverso no que tange ao que aconteceu realmente.
Ter participado de mais uma edição do Cariri Cangaço é juntar-se na realização da preservação do patrimônio memorial da história de uma civilização. A Civilização Nordestina que ainda é discriminada, por outro lado tão rica, tão linda e tão histórica, a civilização existe e resiste. O Cangaço é um fato histórico dessa civilização, onde também o Brasil apareceu ao mundo.
O marco Cariri Cangaço é uma bandeira de resistência, a qual simboliza a essência de um povo que é sua história. Agradeço ao ilustre curador do Cariri Cangaço Manoel Severo pelo convite e a acolhida pelos distintos conselheiros e membros do Cariri Cangaço.
Sérgio Luiz , pesquisador, Itabuna - Bahia, 13 de agosto de 2022
O Cariri Cangaço Piranhas aconteceu entre os dias 28 e 30 de julho de 2022 na cidade ribeirinha de Piranhas, baixo São Francisco, no estado de Alagoas, nordeste do Brasil.
https://cariricangaco.blogspot.com/2022/08/o-reencontro-de-uma-familia-abencoada.html
http://blogdomendesemendes.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário