Antônio
Cícero (cantador), Dona Dina e Luiz Gonzaga (Missa
dos Vaqueiros de Canindé), acordacordel.blogspot.com.br
A popularidade
da música nordestina (côco, rojão, frevo, baião, etc.) se deve a um sanfoneiro,
um músico e compositor que fez escola. Trata-se evidentemente, de Luiz Gonzaga,
carinhosamente apelidado de “Lua”.
Luiz Gonzaga reinventou a musica nordestina, tirando aquela imagem do sertanejo “Matuto”. Utilizando-se da figura de cangaceiro que, com a música, fez com que se tivesse outra imagem do nordestino.
A música de Luiz Gonzaga consegue até hoje mostrar o sentimento de paixão do nordestino pelo seu torrão natal, mostrando o guerreiro que vence a seca, fome e as demais dificuldades enfrentadas pelo povo nordestino naquela época. Cantando acompanhado de sua sanfona, zabumba e triângulo, levou a alegria das festas juninas e dos forrós pé-de-serra.
"Luiz
Gonzaga é um documento da cultura popular. Autoridade da lembrança e idoneidade
da convivência. A paisagem pernambucana, águas, matos, caminhos, silêncio,
gente viva e morta. Tempos idos nas povoações sentimentais voltam a viver,
cantar e sofrer quando ele põe os dedos no teclado da sanfona de feitiço e de
recordação" (Cascudo. 1992)
Gabriela Vasconcelos
Análise da letra "A Triste Partida" - Patativa
Na música, o
que toca o leitor não é a linguagem de caráter popular de uma pessoa que “não
sabe”, mas o sofrimento de saber o que é ter fome ou dor, tristeza ou
felicidade, mágoa ou prazer. Essa grande relação entre o bom e o ruim é
restituída no contexto sertanejo, que testemunha um modo de vida, reivindica
valores próprios e elabora a identidade verdadeira, autêntica e legítima do
sertão. A música, é a representação mais fiel daquilo que o nordestino
retirante sente quando é expulso do seu rincão pela seca. A letra fala da
saga de uma família que, depois de perder todas as crenças, troca a seca do
sertão por São Paulo “para viver ou morrer”, mas com uma certeza: de um dia
voltar; ela também aborda a velha política coronelista que nunca tentou
resolver os problemas da seca, o inchaço cada vez mais das grandes capitais
pelos migrantes em "busca de uma vida melhor".
A canção se tornou um marca da música popular brasileira pelo fato das diversas ousadias de sua gravação. Como, por exemplo, conter 19 estrofes, cantadas no decorrer de oito minutos – quando as canções nunca passavam de três minutos e só eram gravadas num único canal, o que significava gravar todos os instrumentos e vozes ao mesmo tempo, como se fosse ao vivo.
Boiadeiro
Como já
dito, a música relata a realidade da vida de um boiadeiro e sua a vida com o
gado, como o trata. Na época muitas pessoas viviam da vida de boiadeiro, o que
era bem comum, então ele fez essa música para relatar a vida e as dificuldades
encontradas por essas pessoas, que saem cedo para cuidar do gado. A música
também faz uma relação à questão de que muitas vezes essas pessoas chegavam ao
ponto de só ter o seu gado como um bem. Do mesmo modo que "A Triste
Partida" essa música relata uma das maiores dificuldades enfrentadas pelos
nordestinos.
Fontes:
http://professorniobarbosa.blogspot.com.br/2011/03/analise-critica-sobre-vida-e-obra-de.html
http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20090617124559AA8skEu
Wandra Marianna.
http://100luizgonzaga.blogspot.com.br/2012/06/analise.html
http://blogdomendesemendes.blogspot.com
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