Telma de Barros Correia - (Profa.
Dra, SAP-EESC-USP)
Derby e Pedra
Ao
longo de sua trajetória empresarial Delmiro construiu ainda uma reputação de
empresário ousado e inovador. Três de seus empreendimentos - o Derby, a usina
hidroelétrica em Paulo Afonso e a fábrica e vila operária da Pedra - evidenciam
tais atributos.
O
Derby foi um centro comercial e de lazer - que incluía mercado, hotel, cassino,
velódromo, parque de diversões e loteamento residencial - inaugurado no Recife
em 1899. Depoimentos de observadores da época revelam a admiração causada pelo
Derby junto a segmentos da população do Recife, e o orgulho diante deste
empreendimento que parecia colocar a cidade em sintonia com o que havia de mais
moderno e de bom gosto no mundo de então. O Derby surgia como expressão de
progresso e civilidade, como um local ameno que ornava e dignificava a cidade,
como um centro de diversões modernas que trazia ao Recife os prazeres inéditos
produzidos com o auxílio da técnica e da ciência.
Tal admiração era compartilhada
por viajantes. Quando trata de Pernambuco no livro "The New Brazil",
publicado em 1901, a escritora americana Marie Robinson Wright confere uma
relevância especial ao Derby - que visitou em outubro de 1899 -, ao qual
reserva três das doze ilustrações do capítulo e um último parágrafo bastante
elogioso:
"Muitos estrangeiros visitam
o porto de Pernambuco todo ano, e não é raro ver meia dúzia de nacionalidades
representadas nos hotéis de seus atraentes subúrbios, especialmente no Derby,
que é um dos mais pitorescos lugares que se pode imaginar, com bonitas casas,
sombras de arvoredos, leve movimento das águas do rio, pequenas pontes
artísticas semi-enterradas na vegetação das margens, e canoas alegremente
pintadas deslizando na superfície da água. Este subúrbio goza da distinção de
possuir um dos melhores hotéis da América do Sul; o Hotel do Derby é
perfeitamente moderno em todos os sentidos e orientado por um padrão
metropolitano de serviço. O mercado do Derby é um dos maiores estabelecimentos
do seu tipo, no Brasil, e está equipado para os amplos negócios que diariamente
são nele realizados. O subúrbio deve seu aspecto atraente à empresa de um
cidadão muito progressista, Senhor Delmiro Gouveia, o proprietário, que tem
pessoalmente dirigido tudo em sintonia com o desenvolvimento do
empreendimento" (WRIGHT, 1901, 314).
Uma
estratégia agressiva de propaganda e de promoção do local, através da imprensa,
buscava colocá-lo em evidência e firmá-lo como ponto de encontro de
"famílias distintas" e local de diversões moralizadas e modernas.
Algumas singularidades diferenciavam
o Mercado do Derby dos mercados brasileiros da época, aproximando-o do conceito
do shopping center atual. Era um empreendimento privado e voltado, inclusive,
para o comércio de produtos sofisticados. Lá, além dos artigos usualmente
comercializados nos mercados na época como os alimentos, se vendia gelo, todos
os jornais diários, artigos para fumantes, havia filial da Livraria Francesa, perfumarias,
lojas de tecidos, de calçados, de louças, de miudezas, entre outras. Sua
localização fora do centro da cidade, em área cercada por rios e mangues,
garantia um isolamento espacial, coerente com a busca de um ambiente autônomo e
com lógica própria, ideal para favorecer as compras e longe de tudo que possa
dificultá-la - o barulho e o movimento das ruas, a falta de segurança, as
intempéries naturais. Bondes de bagagem, ligando o Derby a outras localidades,
trafegavam pela manhã para atender aos usuários.
No
Derby o consumo era promovido como espetáculo, distração, aventura e prazer,
utilizando-se diferentes estratégias que pretendiam absorver o vigor dos
jovens, os anseios dos entusiastas do progresso e a vida social das famílias.
Os proprietários empenhavam-se em colocar a diversão como finalidade do
empreendimento. Ao Derby, procurava-se ligar a idéia de progresso, distinção,
status e bom gosto. O prédio - com sua higiene, bom gosto, luxo, conforto,
iluminação elétrica com uso cenográfico amplamente explorado e localização em
área "aprazível" à margem do rio Capibaribe - surgia como uma atração
em si. O "magnifico pessoal" que atendia os clientes, a música e a
variedade de comidas, bebidas e jogos completavam o espetáculo proposto por
este "Centro de Diversões". Na busca atrativos para o local, a
técnica constituía-se em outro dos principais elementos mobilizados. "Suas
maravilhas" foram alardeadas - a magia da luz elétrica, os "quadros
surprehendentes" do cinema e as engrenagens complicadas e caras dos novos
aparelhos de diversão - e exibidas, com ampla publicidade, no local. Com o
título "Paris no Derby", organizou-se no mercado "um pavilhão
para exhibição de diversos apparelhos electricos de diversões" (Jornal
Pequeno, 11 set. 1899, 2).
A difusão da prática de esportes modernos, na
qual segmentos da população urbana buscavam sinais de distinção social, foi
largamente mobilizado, no Derby, pela promoção de jogos e atividades
esportivas, tais como corridas de bicicleta (com casa de apostas), regatas,
apresentações de ginástica, jogos de bilhar, dados e dominó, tiro ao alvo,
boliche e corridas de pedestres. Também se promoveu apresentações musicais
(bandas militares, colegiais e de sociedades musicais, orquestras, concertos
individuais), carrossel, queima de fogos de artifício, sorteios, exposições,
exibições de filmes e peças teatrais. No Derby, festas tradicionais foram
recriadas: a missa se desloca do recinto da igreja para o templo do consumo,
incorpora as grandes massas, mistura-se às formas novas de diversão. As
comemorações do Natal de 1899 se deram entre missa campal, salva de tiros e
corridas de ciclistas. Matérias de jornal noticiavam as grandes multidões - de
até oito mil pessoas, segundo matéria no Jornal Pequeno - que acorriam ao
Derby, elas próprias mostradas como um espetáculo à parte (Jornal Pequeno, 27
dez. 1899, 2). Com este atrativo chamado ao prazer, buscava-se estender o
consumo às horas livres, comprometendo as noites e os dias santificados com a
atividade.
A
concepção do Derby foi favorecida pela divulgação de experiências européias e
americanas, através, sobretudo, de revistas especializadas e de exposições da
indústria. Delmiro Gouveia visitou a Exposição Universal de Chicago, de 1893,
evento no qual teria encontrado inspiração para a concepção do Derby, cujo
mercado revela particular inspiração no Fisheries Building, projetado para a
Exposição de Chicago por Ives Cobb.
Mais
dignos de admiração, entretanto, revelaram-se os empreendimentos da usina de
Paulo Afonso e de Pedra, realizados em regiões distantes e até então pouco
acessíveis do Sertão. Plínio Cavalcanti, em artigos e conferência, narrou a
epopéia, comandada por Delmiro, que teria representado a construção da usina
hidrelétrica: o transporte das imensas máquinas até o sertão através de
estradas precárias e de abismos, superando o descrédito, o desânimo e o temor
de auxiliares (CAVALCANTI, 1927). Em relatos de contemporâneos acerca de Paulo
Afonso, revela-se o profundo impacto causado pela grandiosidade da cachoeira -
sua beleza sublime em meio à fúria dos elementos - e o júbilo ante a
possibilidade de sujeitá-la aos imperativos do progresso. O filme "A
Cachoeira de Paulo Affonso e a Fábrica de Linhas da Pedra", que estreou no
Recife, em 1923, centra seu enfoque na contraposição entre a força da cachoeira
e força ainda maior da técnica que ousou submetê-la a uma utilidade prática
(Correio da Pedra, 12 ago. 1923. p.1).
Mas
nenhum dos empreendimentos dirigidos por Delmiro despertou mais entusiasmo e
admiração que a fábrica e a vila operária da Pedra. Para Assis Chateaubriand
Pedra surge como uma reversão heróica das contingências do meio, como uma dupla
vitória sobre os elementos e sobre a essência do sertanejo. Sublinhando a
paisagem seca e desolada e as violentas variações de temperatura, o autor
enfatiza a hostilidade do ambiente natural da região de Pedra e seu poder
avassalador sobre o indivíduo. Em face da visão de uma natureza sem freios,
diante de cujas forças imensas e ferozes o homem se sente ameaçado e impotente,
a ação de Delmiro em Pedra surge como um vigoroso embate da técnica e da razão
contra os elementos (CHATEAUBRIAND, 1990). Neste confronto, demonstrando um
poder que seus contemporâneos vêem como inelutável, a técnica suplanta aos seus
olhos, uma a uma, todas as até então consideradas invencíveis resistências que,
acreditava-se, a natureza inóspita do Sertão impunha à penetração do progresso
e da civilização no seu território.
Na
luta para subjugar esta natureza, vê-se a técnica aliada à tenacidade de
Delmiro. Transpor a distância do litoral a Pedra, suplantar a fúria das águas
da cachoeira, ultrapassar seus abismos e íngremes encostas, desbravar a
vegetação agressiva, vencer a resistência do rígido arenito do subsolo e sobre
ele levantar cidade, pomares e jardins, tudo isto sob um sol escaldante, um
clima seco e um calor asfixiante, era visto como um empreendimento heróico. Tal
empreendimento, considerava-se, além de conhecimentos técnicos, exigia muito de
entusiasmo, autoconfiança, força de vontade, liderança, teimosia e audácia.
Pedra
foi edificada ao longo de 14 anos. Em 1903, quando Delmiro chegou ao lugar, era
um pequeno povoado às margens da Ferrovia Paulo Affonso, no Sertão de Alagoas.
Junto a este povoado, Delmiro comprou uma fazenda onde construiu currais,
açude, uma residência, prédios para abrigar um curtume e, a partir de 1912, uma
fábrica de linhas e um núcleo fabril para abrigar seus operários. Em 1917,
havia em Pedra cerca de 250 casas, chafarizes, lavanderias e banheiros
coletivos, loja, padaria, farmácia e feira semanal, escolas, médico e dentista,
cinema, pista de patinação, banda de música, posto do Correio e Telégrafo.
A
localização de Pedra conciliava demandas referentes a controle social, com uma
posição estratégica em relação a meios de transporte e a fontes de
matéria-prima e de energia. Sua localização era estratégica em termos
econômicos. Situada a 24 km da Cachoeira de Paulo Afonso, Pedra encontrava
facilidades para o uso de energia elétrica e água, captadas no São Francisco,
bem como a possibilidade de utilizar o transporte fluvial no escoamento da
produção. Sua localização permitia, ainda, a utilização da Ferrovia Paulo
Affonso.
Pedra
foi inteiramente concebida por Delmiro Gouveia e edificada sob seu comando.
Revelando uma extrema centralização de decisões, o industrial conduzia
pessoalmente todas as obras. Conforme Hildebrando Menezes, "(...) repetia
sempre que não queria mestres a orientarem a execução das suas obras. Preferia
homens que cumprissem bem as suas ordens e executassem os seus planos"
(MENEZES, 1991, 71). Segundo Arno Pearse, que lá esteve em 1921, tratava-se de "(...)
uma cidade especialmente construída, onde as casas são espaçosas e a
arquitetura e o plano da cidade modernos" (LIMA JÚNIOR, 1963, 206). Todos
os operários da fábrica - com exceção dos rapazes solteiros sem família no
local - moravam em casas de alvenaria, alugadas ou cedidas pela fábrica.
Coerente
com a lógica que presidiu a concepção de núcleos fabris, Pedra foi concebida
como um lugar do trabalho; como um espaço pensado para favorecer a produção de
mercadorias e a reprodução de uma força de trabalho capacitada para o trabalho
industrial e conduzida para respeitar o patrão e suas propriedades. Como uma
extensão da fábrica, o núcleo existia para ela. Pedra foi estruturada como um
meio onde todas as circunstâncias se atrelavam à produção, onde tudo conspirava
para converter o morador em indivíduo previdente, ordeiro, metódico,
trabalhador e obediente. Tal esforço comportou ações voltadas para o controle
do movimento das pessoas e dos contatos entre elas, para a supervisão do
consumo, para a introdução de novas formas de perceber e gerir o tempo, para a
promoção do lazer regrado e da educação, para a alteração de hábitos e dos cuidados
com o corpo e com as casas. A fixação de normas determinando horários para as
diversas atividades, prescrições morais, regras de higiene, proibição do
consumo de bebidas e interdição de hábitos considerados impróprios e maneiras
julgadas indecentes ou insolentes foram algumas das medidas adotadas. Neste
projeto de construção de um novo trabalhador, estratégias de convencimento
foram acompanhadas por medidas puramente repressivas.
A
obediência às normas e regulamentos que regiam a vida em Pedra era apoiada por
uma vigilância sobre cada pessoa, exercida por vigias, vizinhos, chefes,
professoras e pelo próprio patrão. Para evitar situações favoráveis à
contravenção às rígidas normas impostas e reprimir os infratores, uma guarda
privada e o próprio industrial realizavam uma inspeção constante, percorrendo
as dependências da fábrica, as ruas, os locais de lazer, a feira e as moradias.
Segundo Adolpho Santos:
"Todos os dias, pela manhã,
invariavelmente, Delmiro fazia demorado passeio de fiscalização pela vila
operaria, aconselhando uns, repreendendo os faltosos, impondo costumes de
educação domestica, verdadeira romaria de evangelizador exercendo a catequese
de civilização naquele centro semi-bárbaro" (SANTOS, 1947, 37).
A
limpeza das casas e das ruas e a higiene dos moradores eram enfatizadas na
gestão do lugar, tanto através de severos regulamentos, quanto da criação de
serviços de abastecimento d'água e esgotamento sanitário. Todas as moradias eram
abastecidas por energia elétrica, gerada na usina construída por Delmiro na
Cachoeira de Paulo Afonso. As casas de Pedra impressionavam os visitantes pela
regularidade e asseio. Salomão Filgueroa apontava nessas casas a "(...) rigorosa
uniformidade de estylo na construcção e absoluta hygiene" e Plinio
Cavalcanti dizia serem "irreprehensivelmente limpas" (FIGUEROA, 1925;
CAVALCANTI, 1927, 51). O asseio rigoroso das ruas e das casas e a brancura das
construções - a fábrica fornecia cal e exigia a pintura regular das moradias -
foram enfatizados, também, por Assis Chateaubriand, que esteve em Pedra em
1917:
"Antes de tudo, falo do
asseio. É irrepreensível. Dentro e fora da fábrica, individual e coletivo. A
vassoura é ali uma instituição. Tudo é escovado, brunido, polido. Não vi em
parte alguma por onde tenho andado (...) limpeza tamanha e tão rigorosa. (...).
Nas ruas seria impossível encontrar um cisco, um pedaço de papel atirado ao
chão. Aqui e ali se vêem os barris para coleta dos papéis servidos. As carrocinhas
passam e vão esvaziando-os (...). Passa-se como passamos várias vezes por
aquelas calçadas extensas e não se vê uma mancha, um sinal de cuspe no chão. É
tudo lavado, varrido, escovado” (CHATEAUBRIAND, 1990, 65-69).
Em
Pedra, Delmiro Gouveia - não é à-toa que era chamado coronel - colocava-se
simultaneamente como patrão e líder político local. Ao mesmo tempo em que se
opôs a qualquer interferência, em Pedra, dos coronéis da região, criou todo um
aparato policial e administrativo próprio. Vigias, guardas e funcionários o
auxiliavam no controle da ordem e na administração do núcleo. À frente de tudo
estava Delmiro: única autoridade local. Hildebrando Menezes conta que, em
Pedra, Delmiro era "(...) extremamente absorvente, sómente êle
mandava" (MENEZES, 1991, 97). Lima Júnior relata que Delmiro costumava
prevenir os récem-admitidos na fábrica que "(...) na Pedra, ele era tudo:
Deus, o Diabo, a mais alta autoridade" (LIMA JÚNIOR, 1963, 315).
A
vida cotidiana e o trabalho na fábrica eram orientados por normas concebidas
por Delmiro. Extremamente apegado a regulamentos, estabeleceu, inclusive, um
para seus hóspedes. Na fábrica, a regra fundamental era a busca constante de
aperfeiçoar o produto, exprimida em norma escrita pelo industrial:
"Quem manufatura nunca esta
fazendo bem feito de mais.
Por mais minuciosa e bem
cuidada, nunca a fiscalização é suficiente e completa. Nunca se conseguirá ser tão
asseado quanto se deveria. Jamais se poderá dizer que o
produto é irrepreensível, ou livre de defeito. Enfim, todos os dias deve-se
cuidar do melhoramento do produto. Não seguindo estes conselhos,
tudo baqueará" (LIMA JÚNIOR, 1963, 152).
A
norma essencial em Pedra - tão evidente que nem precisava constar de
regulamentos - era a obediência à vontade do patrão. Lauro Góes conta que,
antes de assinar o contrato para trabalhar no escritório da fábrica, foi
alertado por Delmiro: "Aqui o empregado tem que fazer tudo que eu mandar,
seja qual for o serviço, serve?" (GÓES, 1962, 3).
Os
operários de Pedra eram, na sua quase totalidade, originários do próprio
sertão. A maioria compunha-se de flagelados da seca de 1915. Outros eram
pessoas foragidas em função de intrigas e conflitos, as quais chegaram ao local
recomendadas por amigos de Delmiro, ou tendo recorrido diretamente ao
industrial.
Nos
regulamentos que regiam a vida local uma atenção especial era dispensada ao
controle dos operários solteiros, sobretudo àqueles sem família no local.
Moravam em pensões fora do núcleo - na Pedra Velha - e tinham seu acesso a este
- principalmente o contato com as operárias - rigidamente controlado pelos
vigias. Tratados como problema de ordem pública, os rapazes solteiros estavam
proibidos de freqüentar as casas das famílias operárias. No cinema, homens e
mulheres sentavam-se em locais separados, mesmo que fossem casados, enquanto as
crianças também tinham um lugar reservado nas primeiras filas. Segundo Lauro
Góes, Delmiro costumava repetir: "(...) não admito que funcionário nosso
abuse das operárias". Ao tomar conhecimento de que "abusos"
desta ordem estavam ocorrendo, Delmiro exigia o casamento (GÓES, 1962, 28 e
12). Para Assis Chateaubriand, Delmiro teria confidenciado:
"A maioria dos rapazes do
escritório são solteiros e filhos de famílias de gente da burguesia alagoana e
pernambucana. Se mexerem com as meninas operárias, não tem conversa, caso-os no
dia seguinte. Nestas condições, evitemos complicações futuras. Queremos o
mínimo de convivência entre os dois escritórios e a vila operária"
(CHATEAUBRIAND, 1963, 3).
A
fábrica exercia um controle rígido sobre o que era comercializado,
regulamentando a venda de bebidas alcoólicas e proibindo a de produtos como
armas, xales e cachimbo. Delmiro procurava combater formas de consumo julgadas
incompatíveis com o salário e a posição dos operários. Assim, estabeleceu
prêmios para as operárias que se vestissem melhor e de forma mais barata,
buscando incentivar o gosto pela aparência, porém, combatendo "os hábitos
suntuários das mulheres" (CHATEAUBRIAND, 1990, 68).
O
tempo livre e as formas de lazer dos moradores de Pedra também eram objeto de
atenção do industrial. Havia o cassino onde se realizavam bailes e sessões de
cinema; havia banda de música, pista de patinação, parque de diversões e
futebol. O "rink" era o local que concentrava parte destas
atividades, definidas por Assis Chateaubriand como "prazeres
honestos" (CHATEAUBRIAND, 1990, 66). Aos domingos, havia ainda retretas,
cinema e carrossel. A fábrica promovia e incentivava o carnaval, oferecendo
fantasias para os blocos e organizando bailes. Formas usuais de divertimento na
época, como o jogo de azar, a caça e o jogo do bicho, eram proibidos (MARTINS,
1989, 122). Sobre a proibição à caça, Delmiro - em consonância com a idéia da
preguiça como atentado à economia e à razão - afirmava: "Obtenho dois
resultados com isso, ensino-os a serem dóceis com os animais e combato a
vagabundagem. O caçador aqui é um preguiçoso" (CHATEAUBRIAND, 1990, 69).
A
rotina das crianças também era fiscalizada com cuidado. Havia um controle
rígido sobre a freqüência às escolas, tendo sido estabelecidas multas para os
pais que não conseguissem justificar as faltas dos filhos. Regulamentos,
vigilância severa, multas, castigos e humilhações eram os instrumentos básicos
utilizados para mudar características originais dos moradores, impondo novos
padrões de higiene, de vestir e de boas maneiras. As normas, em Pedra, também
eram rígidas em relação aos modos de conduta dos moradores. Puniam-se atos
considerados de incivilidade, como jogar papel ou cuspir no chão, riscar paredes
e fumar cachimbo. Às moças era proibido fumar em público. Para os que
infringiam as normas reservavam-se punições exemplares que iam de reprimendas públicas,
multas e castigos corporais à expulsão do núcleo. A ordem tida como exemplar -
e tantas vezes elogiada - de Pedra fundamentava-se nesta profunda ingerência
sobre a vida privada dos moradores, configurada um despotismo radical do patrão
sobre seus operários.
CONTINUA AMANHÃ.
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