Seguidores

terça-feira, 28 de maio de 2024

PROCESSO DE 1922 REVELA TOCAIA DE LAMPIÃO PARA MATAR DELATOR DE SEU PAI…

 Por Carlos Medeiro

Capa do processo que denunciou Lampião por morte que vingou o delator do pai

Eram por volta das 19h do dia 14 de agosto de 1922, quando Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, dois irmãos e mais um grupo de cangaceiros foram até Água Branca, no sertão alagoano, fazer uma tocaia e cumprir uma missão que juraram a si mesmos.

Eles esperavam a passagem de um homem: Manoel Cipriano de Souza, que foi morto com três tiros, um dado por cada um dos irmãos Ferreira.

Revelação importante

Segundo Lampião, foi ele quem delatou o local onde estava seu pai, José Ferreira dos Santos, no dia 18 de maio de 1921. Nessa data, ele foi morto pelo tenente José Lucena de Albuquerque Maranhão, em Mata Grande, sertão de Alagoas.

A morte do pai de Lampião é um episódio marcante para o cangaço. A história conta que os irmãos Ferreira resolveram entrar na vida do crime para vingar os ataques que o pai sofria de um vizinho — que virou inimigo — chamado Zé Saturnino. A morte do pai foi o estopim para eles entrarem no cangaço.

Justiça acha processo

O processo judicial que denunciou Lampião e mais quatro cangaceiros pelo crime estava guardado no Fórum de Maceió. Ele traz detalhes que eram desconhecidos do crime.

No assassinato do suposto delator Cipriano foram denunciadas cinco pessoas: 

Lampião

Livino Ferreira, irmão de Lampião

Antônio Ferreira, conhecido como Esperança e também irmão de Lampião

Antônio Rozendo, conhecido como Antônio Gelo

Antônio Bagaço… 

O documento foi encontrado recentemente, junto com outros processos, pelo juiz e historiador Claudemiro Avelino. Todas são denúncias que acusam Lampião ou cangaceiros do seu bando por crimes de mortes, ro… - 

Veja mais em 

https://noticias.uol.com.br/colunas/carlos-madeiro/2023/09/23/processo-resgatado-revela-tocaia-de-lampiao-para-matar-delator-do-pai-em-al.htm?cmpid=copiaecola

Carolina Brígido

 http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário