Por Roberta Calini Gomes Pereira
Sou estudante
do curso de Licenciatura em Filosofia e já presenciei duas greves. Em nenhuma
meus queridos professores foram respeitados por parte do governo do estado.
A UERN é a nossa única universidade estadual e tem cumprido muito bem o seu papel social junto à população do Rio Grande do Norte, principalmente pela interiorização do ensino superior público gratuito e de qualidade. Isto tem promovido a capacitação de profissionais para a melhoria da educação, da saúde e para o desenvolvimento regional e do RN.
Basta que os governos cumpram o papel do estado no financiamento da educação, inclusive promovendo concursos e convocando os aprovados.
Entretanto, os governantes não têm cumprido tal papel e vêm deteriorando as condições de trabalho na UERN, para roubar da sociedade potiguar o seu maior patrimônio, privatizando-a.
Por causa disso os professores da UERN estão há mais de dois anos com salários defasados e atrasados.
Contra isto, estão em greve desde 10/11, por falta de qualquer proposta do governo.
Por isso, juntamente com os servidores da Saúde, as categorias acamparam nos jardins da governadoria e ocuparam a SEPLAN, pressionando a uma negociação.
A justiça, porém, não obrigou o governo a pagar os salários dos servidores, mas obrigou-os a desocuparem o Centro Administrativo, sob a "força policial".
Quero, portanto, denunciar este descaso das autoridades judiciárias e do governo para com a Saúde e com a Educação do RN e conclamar os nossos professores a darem o exemplo de consciência política, para que nós, estudantes, possamos aprender na prática o que nos ensinam na teoria: que _a luta é a mãe de toda mudança_ (Heráclito). Pois, como mudar a Educação, se nós, futuros educadores, não conhecermos na prática a realidade que teremos que explicar na teoria? Vamos à luta porque o nosso futuro começa no passo da educação!
_Roberta
Calini Gomes Pereira_ (6° período de *Filosofia: FAFIC UERN*)
Enviado pelo professor, escritor, pesquisador do cangaço e gonzaguiano José Romero de Araújo Cardoso
http://blogdomendesemendes.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário