Por: José Mendes Pereira
Do grupo reunido por Lampião no início do século XX, cinco ainda estão vivos
De acordo com o escritor João de Sousa Lima, todos já têm mais de 90 anos. São eles:
1 - Manuel Dantas Loyola, o Candeeiro, hoje mora em Buíque, no Estado de Pernambuco.
2 - José Alves de Matos, o Vinte e Cinco. Mora em Maceió, no Estado de Alagoas.
3 - Dulce, em Campinas – no Estado de São Paulo. Esta, com a morte da cangaceira Adelaide, companheira do cangaceiro Criança, aquela que morreu na Planta do Milho, filha de Lé Soares e irmã de Rosinha de Mariano. Logo que Adelaide faleceu, Dulce amasiou-se com Criança.
4 - Aristeia Soares de Lima, que era a companheira do cangaceiro Catingueira, morava em Paulo Afonso, no Estado da Bahia. Mas atualmente mora na cidade Delmiro Gouveia, no Estado de Alagoas.
5 – O cangaceiro Bem-Te-Vi aquele que causou a tragédia de Lídia de Zé Baiano, a mais bela das cangaceiras, assassinada por seu companheiro o Zé Baiano. Bem te vi delatou a traição de Lídia ao seu companheiro.
João de Sousa Lima soube que ele com 101 anos residia numa roça próxima a Paulo Afonso, fui atrás da história, mas a família não permitiu que ele conversasse com ele.
6 - Maria do cangaceiro Juriti (aquele que foi morto pelo delegado Deluz, dentro de uma fogueira). Diz João de Sousa Lima que essa o deixou frustrado. Qunado soube que ela ainda estava viva, foi a sua procuras para fazer uma entrevista. em companhia do amigo cineasta Wolney Oliveira e diz ele que quando tocaram no assunto “Cangaço” a mulher ficou bastante inquieta, nervosa, disse que poderia enfartar se eles insistissem com perguntas sobre este assunto.
Maria de Juriti faleceu recentemente. Eu não conseguir a data do falecimento de Antônia, a primeira mulher do cangaceiro Gato, mas ela morreu recentemente com mais de 100 anos de idade.
Essas informações são de grande credibilidade, pois o maior caçador de cangaceiros para registrá-los, é o escritor e pesquisador do cangaço, João de Sousa Lima, o qual nos dá essas notícias.
Mossoró 27 de dezembro de 2010.
José Mendes Pereira – Mossoró - estudante do cangaço.
Nenhum comentário:
Postar um comentário