A quarta trincheira de defesa da cidade de Mossoró, em 1927, foi montada nos armazéns da firma Tertuliano, Fernandes & Cia, imagem 01, que Raul Fernandes, na obra abaixo, assim a descreve:
"Os dez armazéns conjugados da firma ocupavam o lado norte da praça Felipe Guerra. A fim de protegê-los, colocaram no sobrado, 160, a leste da praça, seis trabalhadores com cinquenta balas cada um - João Manoel Filho, Antônio Juvenal, João Ferreira da Silva, Luiz Chico, José Manoel e Francisco Canuto. A segunda trincheira fora organizada no sobrado, dormitório dos empregados, na esquina da rua Cel. Gurgel com a Frei Miguelinho. Formada por Manoel Sabino Lima, Francisco Campos Nogueira, Sérgio Queiroz, Francisco Porto, Pedro Maia e Monte Belo. Pouco antes do assalto, chegaram uns comboeiros com rifles, e dez balas cada um. Outra parte do pessoal de Tertuliano foi para a trincheira de Rodolfo."
Próxima trincheira ser postada - Trincheira V
Citarmos as fontes é respeitar quem pesquisou e dar credibilidade ao que escrevemos. Télescope.Fontes: FERNANDES, Raul. ( 09-09-1908-1998). A Marcha de Lampião, Assalto a Mossoró. 7a. edição, Coleção Mossoroense, Volume 1550, Fundação Vingt-un Rosado, outubro de 2009; Fonte do arquivo fotográfico P&B - Azougue. Provável autor da fotografia 01: Manuelito Pereira, (1910-1980); Índice das Matérias Publicadas em Memória Fotográfica.
Escrito por Copyright@Télescope
Meu Amigo José Mendes,
ResponderExcluirEsta foto me tras grandes recordações dos tempos em que eu passava pela calçada desta fabrica e via os homens trabalhando, ouvia o barulho das máquina sendo processada. Parte dele eu mesmo havia colhido nos campos da Fazenda Barra, municipio de Augusto Severo/RN. Quando passava pela linha do trem encontrava um vagão tanque carregando de oleo de algodão. Velhos tempos que não voltam mais, mas que deixaram saudades. Dr. Lima
Cruz-CE/Um Potyguar em Terras Alencarinas
Obrigado, Dr. Lima, pela sua participação ao nosso blog.
ResponderExcluir