Seguidores

domingo, 11 de janeiro de 2015

Historiador José Romero Araújo Cardoso lança seu segundo e-book com estudos nordestinos

Publicado em 11 de Janeiro de 2015 - por Redação

Não é de hoje que o professor José Romero Araújo Cardoso presenteia os amantes da boa literatura com obras de grande relevância para os estudos nordestinos. Ao longo da carreira já são mais de doze livros publicados e um incontável número de plaquetes (publicações com menos de 50 páginas).

Adaptando-se aos novos tempos, acaba de sair do “forno” o segundo e-book de autoria do historiador, intitulado "Notas para a História do Nordeste". A obra foi organizada pela professora Marinalva Freire da Silva, da Universidade Estadual da Paraíba, e conta trinta e três textos, alguns ainda inéditos, como o "Josué de Castro e a Ousadia de Denunciar um Tema Ainda Proibido".

"É um texto que causa reflexão pelas disparidades sociais ainda hoje. A fome ainda é um assunto delicado de se tocar e Josué de Castro ainda é a maior referência sobre este assunto", diz Romero.

Assuntos como a origem do comércio do Nordeste (A Civilização do Couro) e as tradições nordestinas (O Heroísmo das Parteiras Tradicionais) também estão presentes no trabalho que reúne escritos produzidos pelo autor há mais de dez anos.

Sem data ainda para lançamento, "Notas Para a História do Nordeste" pode ser adquirido diretamente com o escritor pelos seus telefones: 9702-3596 e 8738-0646 ao custo de dez reais.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Um comentário:

  1. O título do livro do prof. José Romero já diz tudo: "Notas para a história do Nordeste".
    José Romero, paraibano de Pombal radicado em Mossoró, é um abnegado estudioso da geografia, da história e da cultura do Nordeste.
    Nessa obra, José Romero, professor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte/UERN, aborda temas de interesse permanente envolvendo tradições, a chamada civilização do couro, coronelismo, cangaço, almocreves, vaqueiros, parteiras, secas, Coluna Prestes, Revolta de Princesa, a morte de João Pessoal, Revolução de 30, Canudos, Delmiro Gouveia, Josué de Castro, cordel, Luiz Gonzaga.

    ResponderExcluir