Por José João Sousa
O calendário marcava 27 de março de 1928, quando o Estado Maior do cangaço conversava sobre a possibilidade de Antônio, da Piçarra, ter traído a todos, baseado na demora em trazer as mercadorias, visto que não era comum o atraso, Sabino bem não fechou a boca levou um tiro no tórax, disparado pelo sargento Hercílio Nogueira, no mesmo instante que começou a cair uma forte chuva.
Em meio aos trovões, relâmpagos, gritos e tiros, os cangaceirosconseguiram fugir levando Sabino seriamente ferido e em rápidos movimentos e dribles, deixaram as Volantes atirando entre si, confundindo uns com os outros.
Os cabras de Lampião em fuga, fazendo tudo para garantir a vida de Sabino, cuidavam do ferimento como de costume, com ervas do mato e orações. Subiam e desciam os serrotes, os lajedos e evitavam andar por lugares movimentados.
Precárias eram a comida e a bebida, praticamente não dormiam. E assim foram duas intermináveis semanas. De vez em quando, Sabino cada vez pior e sem ânimo, pedia que acabassem com seu sofrimento.
Lampião cuidava de encoraja-lo. Estimulava a viver.
A febre ardia.
O ferimento cheirava mal.
Após muita insistência do moribundo, o cangaceiro Mergulhão topou a parada de abreviar a angustia do companheiro. Nesse momento estavam descansando debaixo de uma quixabeira, alguns cangaceiros chupando umbus para aliviar a cede e a fome ao mesmo tempo. Toda conversa entre os dois estava se desenrolando com toda naturalidade para os presentes. Sabino disse a Mergulhão: “- Quando eu disser amém, você atire,” Cobriu o rosto com o chapéu e começou a rezar o Pai Nosso, quando pronunciou a palavra combinada, um tiro seco rompeu o silêncio daquela manhã de inverno. Mergulhão atendeu ao pedido do amigo, com um tiro de misericórdia em cima do chapéu, para atingir o rosto do lugar- tenente do Rei do Cangaço.
Do livro:
LAMPIÃO E O SERTÃO DO PAJEÚ
De: Anildomá Willans de Souza
De: Anildomá Willans de Souza
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1517605741684698&set=gm.1038125286351587&type=3&theater&ifg=1
http://blogdomendesemendes.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário