Por Marcel Ahless Em 20/07/2019
A marca rival
da Piaggio nasceu após Ferdinando Innocenti perder tudo na Segunda Guerra
Mundial.
Durante a
Segunda Guerra Mundial a Europa viu-se devastada pelas bombas e invasões de
exércitos.
Na Itália, que
é a tônica destas linhas, na qual os aliados travaram batalhas contra o
exército alemão, surge nos entulhos uma ideia que revolucionaria o mercado da
duas rodas na Europa. No mesmo país, o Brasil teve participação na invasão com
as Forças Expedicionárias Brasileiras, fazendo com que capitães
norte-americanos elogiassem os soldados pela destreza na hora de sitiar as
cidades.
Sem mais
delongas, trata-se de uma breve história de um scooter icônico: a Lambretta.
LAMBRETTA
‘NASCE DAS CINZAS’
Ferdinando
Innocenti, criador da Lambretta, esteve envolvido com construção e
infraestrutura durante boa parte de sua vida.
Após a
‘Segunda Grande Guerra’, assim como muitos italianos, viu-se sem dinheiro. O
país passava por crise econômica.
Innocenti viu
a oportunidade de criar um veículo de mecânica simples, pequeno e econômico.
Para que isso se concretizasse, ele contatou Pier Luigi Torre e Cesare
Pallavicino, ambos engenheiros aeronáuticos.
O primeiro
modelo construído por Ferdinando Innocenti e seus engenheiros foi o Modelo A,
em 1946. Seu nome era Lambretta 125M.
A fabricação
em série do scooter aconteceu em Milão, no bairro de Lambrate, nome este que
ficou conhecida como uma marca.
LAMBRETTA
125M: MODELO A; ESPECIFICAÇÕES
Os componentes
cromados e o design chamavam atenção pelas ruas de Milão, com suas pequenas
rodas de 7 polegadas.
O primeiro
modelo não tinha suspensão, e seu pequeno motor 125 era de apenas 3
velocidades.
Um ano depois,
surgiu a primeira atualização da moto, o scooter Lambretta 125B, já com
suspensão traseira.
O sucesso da
marca foi imediato, e surgiram os modelos Lambretta 125LC, na qual a estética é
parecida com as modernas de hoje.
Posteriormente,
outros, como 15FC, 125FD e a Lambretta 125LDA. Esta última com partida
elétrica, incomum para o ano de seu lançamento, que é 1954.
MARCA
Lambretta é um
desses casos dos quais o produto transfaz-se em sinônimo de marca. Poucos devem
saber, mas o nome da marca é Innocenti, como seu criador. Lambretta é nome dado
aos modelos das motos.
Dentre tantos
lançamentos nos anos recorrentes, a Innocenti teve uma rival no início que
disputam até hoje o mercado de scooters: a Piaggio.
A ‘guerra’
entre as duas marcas tiveram o gênesis na década de 1950, com os modelos Vespa
(Piaggio) e Lambretta (Innocenti).
O mercado
italiano para as duas marcas ficou pequeno, e a briga ficou séria também no
restante da Europa.
O ciclomotor
Lambrettino 48 deu início ao ritmo de produção da fábrica. No fim da década de
1950, a Lambretta 150 LD série 3 sobressai entre os outros modelos pelas vendas
na Grã-Bretanha. À mesma época, a Lambretta 175 chegava a 103 Km/h.
FOTO: Atriz
italiana Elsa Martinelli
Cada vez mais
inovando, a Innocenti lança o modelo LI 125 em 1958, com paralamas fixos. O
mercado britânico contribuiu para melhorias no scooter italiano, com um público
cada ano mais exigente.
Em resposta,
surgem os modelos Lambretta TV 200, de 1963 e as edições especiais, a saber:
Lambretta
Rallymaster LI 150 – equipada com acessórios e design esportivos;
Lambretta LI
150 Special ‘Marcapasso’ – preparada para corridas;
Lambretta
Cento – voltada ao público feminino, lançada em 1964.
Ainda na
Inglaterra, aos anos 60, surge a subcultura Mods Movement, em oposição a outras
subculturas igualmente associadas a motocicletas, como Café Racer e Scrambler.
Os Mods faziam
uso dos scooter Vespa e Lambretta pelas ruas de Londres.
Esse movimento
é retratado no filme Quadrophenia (1979), do diretor e roteirista Franc Roddam.
FOTO: Cena do
filme Quadrophenia (1979).
Nessa época,
portanto, os scooters Vespa e Lambretta saíam da fábrica com possibilidades
para customização, algo que o público britânico gostava.
MERCADO
INDIANO
Pelos anos de
1971 a 1972 a marca tornou-se do governo indiano, sob a gerência da Scooters
India Limited. Não obteve o mesmo sucesso dos primeiros anos. O fim da gestão
aconteceu em 1977, com a série GP.
RESSURGIMENTO
Décadas
depois, sem novos modelos e novidades, alguns grupos fizeram tentativas de
reviver os tempos áureos da marca italiana, sem sucesso.
Mas aconteceu
em 2017, com a reinterpretação austríaca do estúdio KISKA que trouxeram à
Lambretta armas páreas para competir com a Vespa novamente.
Com isso,
foram lançados modelos remetidos às décadas de 1950 e 1960, com a essência que
levou a Innocenti pela Europa.
Foram lançados
os modelos:
Scooter 125;
Scooter 200;
Série de
Lambretta V-Special 4 tempos e transmissão CVT.
O design retrô
ganhou tecnologia atual, como:
Iluminação em
LED;
Entradas USB;
Tela de LCD;
Capacete com
as cores e logotipos da marca.
Fonte:
Equipe MOTO.com.br
http://blogdomendesemendes.blogspot.com
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