Por José Mendes Pereira
Algumas pessoas confirmam que o João Ferreira da Silva, o João Peitudo é mesmo filho de Lampião e de Maria Bonita. Mas quando foram feitos outros exames para se ter esta certeza que ele é filho dos reis do cangaço?
Os primeiros testes de "DNA" foram feitos em 1994, e sabemos que não foram concluídos. Com isso, não temos nenhuma comprovação que ele é realmente filho do casal de cangaceiros.
Um escritor e pesquisador do cangaço (não vou revelar o seu nome), de nome e renome no que diz respeito aos estudos cangaceiros, me falou certa vez que, não houve comprovação sobre este caso, e que para se comprovar, terá que começar tudo de novo.
Mas será tão difícil que isto aconteça, porque quem tinha interesse de saber da sua paternidade era o João Ferreira da Silva, mas infelizmente partiu muito cedo para a eternidade.
De acordo com a minha lógica, porque em 1938, em abril ou possivelmente no mês de maio, o capitão Lampião não esteve no Ceará. Muito menos Maria Bonita apareceu grávida na caatinga nordestina. Então, o João Ferreira da Silva, o João Peitudo nunca foi e nem será filho do capitão e da rainha do cangaço Maria Bonita.
Se o João Ferreira da Silva, o João Peitudo é considerado filho de Lampião porque se parece com ele, então, o comediante Tom Cavalcante também é filho do capitão Lampião.
Diz o ditado o seguinte: "Nem tudo que parece, é". O humorista Tom Cavalcante é talhado e esculpido o capitão Lampião em sua juventude. Mas mesmo parecendo, ele não tem nenhuma gota de sangue do facínora Lampião. Então, o homem estudado, já que ele não mais está aqui entre nós, tem que a sua família mandar fazer o exame de "DNA", para ter a certeza que é mesmo filho do capitão. Do contrário, não adianta imaginação. A imaginação é sempre uma pulga detrás da orelha, ou um carrapato colado à carne.
Nota:
O jornalista e pesquisador do cangaço Robério Santos, me disse agora a pouco, que foi comprovada a paternidade do João Ferreira, sendo Lampião, seu pai.
Robério Santos esteve com o filho do João Peitudo no dia 27 de outubro deste ano.
Grande pesquisador, findo aqui as minhas inquietações sobre a paternidade do João Ferreira da Silva, o João Peitudo. Não tenho mais o que falar, já que o jornalista dispõe de documentos.
Obrigado, Robério Santos e parabéns pelo seu trabalho sobre o mesmo!
http://blogdomendesemendes.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário