Acervo do JaoziJan Jaaozinn
Dois registros pouco divulgados do Ten. João Bezerra dando uma entrevista para o jornalista João Martins, quando tratava dos ferimentos que recebeu no combate em Ângico/SE, no hospital de Maceió/AL, 1938.
Dentre os volantes e cangaceiros que saíram baleados na Grota, o Coronel Bezerra foi um deles. Seria, segundo as informações, alvejado na coxa, mas não sendo grave, conseguindo ainda participar das inúmeras fotografias e entrevistas que ocorreram naquele 28 de julho. Segundo sua esposa, Cyra Britto, quando o mesmo chegou em Piranhas carregavam ele e a coluna as cabeças dos famigerados bandoleiros. Chegando em sua casa, mesmo ferido, ainda dava ordens para que informassem aos seus superiores sobre a tamanha feitoria do Tenente.
Enquanto estava sob os cuidados de sua noiva, as volantes e moradores comemoravam a morte do cego; cantarolando a famosa Mulher Rendeira e disparando tiros. Alguns militares usaram perfumes que foram encontrados nas barracas dos bandoleiros, misturando o cheiro com o suor, sangue e pólvora, exalando um aroma forte naquele momento.
𝐅𝐎𝐍𝐓𝐄: 𝑶 𝑱𝒐𝒓𝒏𝒂𝒍/𝑹𝑱 - 1938.
𝐎𝐁𝐒: Na reportagem cita que o registro foi tirado em um Hotel no Rio de Janeiro, em outubro de 1938. De fato, Bezerra esteve na antiga Capital nesse período, porém, a fotografia não foi feita por lá. Em comparação com a do mês de agosto do mesmo ano, período que João Bezerra esteve em tratamento, a mesma vestimenta e o ambiente se igualam. É claro que tem cerca de dois meses de diferença do mês de agosto para outubro e que o jornal estaria sim certo de dizer que esta foto foi registrada no Hotel, porém, não podemos esquecer que por muito tempo as reportagens utilizavam fotografias repetidas e antigas, além de identificações erradas. Temos exemplos de jornais de 1929 citando que estes cangaceiros foram registrados naquele mesmo ano, porém, utilizavam uma fotografia do ano de 1926.
.𝗖𝗔𝗡𝗚𝗔𝗖̧𝗢 𝗕𝗥𝗔𝗦𝗜𝗟𝗘𝗜𝗥𝗢.
https://www.facebook.com/photo?fbid=300863626335770&set=pcb.2369506699924927
http://blogodmendesemendes.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário