Seguidores

sexta-feira, 25 de outubro de 2024

SERRA DAS PIAS

 Clerisvaldo B. Chagas, 25 de outubro de 2024

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 3.135



Estar aí estampada nos jornais o tombamento de uma carreta na serra das Pias, em Palmeira dos índios. E não é para meter medo em ninguém, mas subir, principalmente, descer a serra das Pias como passageiro pode ser um tormento de apreensão que tem fim apenas quando se vence o declive. Já tivemos muitos receios em nossas viagens de ônibus, rumo a Arco Verde, para encerrarmos os nossos estudos. Muitas vezes descemos a serra das Pias pelas madrugadas, com motoristas de ônibus da Empresa Jotude, pé em baixo, meu amigo. Como diz o sertanejo, “coração no pé da goela”, perante tamanha danação, imprudência e falta de tudo. Muitos inocentes viam dormindo, mas quem estava cordado... Só Deus sabe a apreensão.

A serra das Pias faz parte de uma cadeia de montanhas que formam os contrafortes do planalto da Borborema, particularmente do Planalto de Garanhuns.  Sua rodovia liga a cidade de Palmeira dos Índios, imediatamente a cidade de Bom Conselho. No geral, liga o Sul do Brasil ao Recife. Por ali transitam inúmeras cargas dos mais diferentes produtos em caminhões e carretas. Quando dentro do estado Arapiraca – Palmeira, os veículos ganham tempo transitando via Igaci e que agora será duplicada. Portanto, a serra das Pias é importantíssima via de integração nacional, não se nega, porém, precisa muito de modernização que ofereça muito mais segurança para os usuários comuns e para os imprudentes. Interessante é o sopé da serra no entroncamento de Palmeira. Forma-se um aglomerado de postos de gasolina, churrascarias e lanchonetes que em dados momentos é tanto veículo que até parece uma festa.

Que pena, uma das mais perigosas serras do Brasil, ainda continuar praticamente como foi construída. Nada de duplicação, nada de ponto de escape nas curvas assassinas e engordamento de estatística de acidentes como esse agora do tombamento de uma carreta e seu paradeiro nas águas de um açude, onde submergiu a cabina. Subir e desce a serra das Pias em carro grande é fazer brincadeira de roleta-russa. O cabra não se conforma com o aclive funério e acelera feito doido querendo ser o finado Ailton Sena.

Ali vivi meus sustos.

Não quero retornar.



http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário