Clerisvaldo B. Chagas, 12 de dezembro de 2025
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica: 3329
Uma panela de alumínio, vertical
e comprida, pelas ruas de Santana do Ipanema, vai remando no alto de dois
metros do negro Fubica. A meninada já sabe. O brilho do metal anuncia um
produto não inflacionado que resiste ao tempo. As crianças, os velhos, os adultos
esticam as bochechas com apenas cinquenta centavos de fubá. O jovem, preto,
fino e atlético é calado e paciente. Serve a sua eterna clientela o “pão” de
cada dia. É a fubá trabalhado com capricho que sai limpo, cheiroso para alegria
dos citadinos. Pode ser comido puro, com açúcar ou com leite. Este é um quadro
da última década do século XX. O negro Fubica vem de longe. Lá do povoado
Jorge, ou melhor, da antiga Tapera do Jorge. Nada existe de especial no quadro
urbano apresentado.
Não existe nada de especial para
os olhos populares porque a cena é rotina nas ruas ensolaradas de Santana.,
cidade ladeirosa construída em patamares e colinas. Mas, para os pesquisadores
de Negros em Santana, Fubica é protagonista de movimento histórico. Uma cena do
Brasil antigo na tela de um pintor francês. É Santana do Ipanema, terminando o
milênio com a presença negra e simpática dos seus alforjes históricos.
CHAGAS, Clerisvaldo
B. Negros em Santana. Grafpel, Maceió, 2003. Pag.34.
Este livro foi produzido em
parceria pelos escritores Clerisvaldo, Marcello Fausto e Pedro Pacífico V.
Neto, adaptado do TCC do autores, em curso de especialização de Geo-História do
CESMAC, em Santana do Ipanema, AL.
NEGROS EM SANTANA, no texto
acima, refere-se ao povoado Tapera do Jorge, comunidade quilombola situada à
margem direita do rio Ipanema, no município de Poço das Trincheiras. O negro
Fubica apresentado acima, é personagem real com nome trocado propositadamente.
E o fubá, iguaria do milho, era muito comum na alimentação, principalmente
rural, tanto o fubá quanto o xerém. A formação da comunidade Tapera do Jorge,
perdeu-se no tempo e nem a pessoa mais velha do núcleo, soube
precisar. Provavelmente foi formada por negros fugidos do cativeiro.
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