Seguidores

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

A SEDUTORA CAIXA DE FÓSFOROS

Por Clerisvaldo B. Chagas, 4 de setembro de 2014 - Crônica nº 1.254

Sempre percebi um encanto todo especial na chamada caixa de fósforos. Falo do seu formato pequeno, quase quadrado, sendo bonita até dentro do bolso da camisa. Está certo que a palavra composta era outra beleza para a escrita no papel, mas mesmo com a nova ortografia caixa de fósforos mantém a formosura. 


É bem verdade que a palavra sem os hifens ficou igual à senhorita sem a flor que usava no cabelo, mas caixa de fósforos é caixa de fósforos, com hifens ou sem hifens.


Nunca fumei e nem pretendo, entretanto, achava o gesto uma verdadeira fantasia quando o cidadão iluminava o cigarro. Era como se um ato mágico estivesse acontecendo no clique do pauzinho na caixa, na chama do pequeno cilindro e nos gestos os mais variados do fumante para apagar o palito de fogo.  Uns faziam um círculo no ar, outros agitavam a mão e outros ainda jogavam o palito ao solo com um fascínio especial em fazê-lo. E como eu apreciava esses gestos que pareciam ensaios teatrais!

Parece que os cangaceiros também gostavam de objetos ou coisas que ostentavam fogo: Lampião, Corisco, Candeeiro, Querosene e até Caixa de Fósforos, na época cangaceiro com hífen.

 Caso o leitor tenha vivido no tempo sem energia elétrica, há de convir como eram bonitos esses objetos que iluminavam as trevas: lampião, candeeiro, artefato popular trabalhado em zinco e com pavio de algodão retorcido. Mas a caixa de fósforos que se tornou tão comum que você não enxerga o it continua sendo olhada por mim com olhar poético, para as cabeças de negros emparelhadas no interior; para o rótulo amarelo implorando leitura; para o seu formato sedutor; para o seu assento em qualquer lugar ou para os seus filhotes em chamas circulando na mão e lançados na mácula da rua.

É longa e bela a história do fósforo como nós o conhecemos. Vem paulatinamente se aperfeiçoando através de centenas de anos até passear no bolso dos homens e nas bolsas das mulheres. Nem mesmo o isqueiro mais tentador conseguiu derrubá-lo.

Meus respeitos amiga e sempre SEDUTORA CAIXA DE FÓSFOROS



http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário