Por José Mendes Pereira
Sebastião
Pereira da Silva foi um cangaceiro do nosso nordeste brasileiro e é mais conhecido como Sinhô Pereira. Sua cidade natal é Serra
Talhada, no Estado de Pernambuco, tendo vindo ao mundo no dia 20 de janeiro de 1896.
Era alfabetizado e antes de ser cangaceiro era camponês.Era descendente do Coronel Andrelino Pereira da Silva que vei a ser Barão de Pajeú.
O motivos do ingresso ao cangaço foi para defender a sua família, tendo recebido a missão de comandante a tropa de vingadores. Anos depois pressionado politicamente e perseguido
por forças policiais, foi obrigado viajar em companhia do primo Luiz Padre para
Goiás e em seguida, Minas Gerais, e lá recebeu o título de cidadão mineiro.
O que levou a abandonar o cangaço foram por dois motivos: O seu estado de espírito estava de tal forma desajustada que já não tinha condição de conduzir as ações do grupo que comandava, e sofria de reumatismo constante.
Ao deixar o cangaço, no ano de 1922, Sinhô Pereira presenteou o seu bando de cangaceiros ao futuro célebre Virgulino Ferreira da Silva que já era conhecido por Lampião.
Sinhô Pereira faleceu numa manhã no final do ano 1972, em Lagoa Grande, Estado de Minas Gerais, deixando para trás uma vida e uma história marcada de angústia, dores e vontade de viver feliz com sua família e amigos.
http://blogdomendesemendes.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário