Seguidores

segunda-feira, 14 de junho de 2021

O ANTIGO PRÉDIO DO BATALHÃO DE FLORESTA EM PERNAMBUCO PEDE SOCORRO

 Por Archimedes Marques

Bem sabido é que na história do Cangaço os mais ferrenhos adversários de Lampião foram os Polícias Volantes FLORESTANOS e NAZARENOS.

Esses bravos policiais chefiados por incansáveis e aguerridos Comandantes tinham como alojamento principal o BATALHÃO DE FLORESTA de onde eram distribuídas as diligencias necessárias contra o banditismo rural.

Com a morte de Lampião em 28 de julho de 1938 e o consequente fim do cangaço o MAJESTOSO PRÉDIO praticamente ficou inativo e com o tempo serviu para outras atividades até que sem a manutenção estatal adequada chegou ao inevitável deterioramento.

Já na primeira década desse século, prevendo o pior, ou seja, a possível ruina total do prédio vindo ao chão, as personalidades de Floresta unidas a institutos de Cultura, a exemplo do Cariri Cangaço, empreenderam luta para transformar o prédio em PATRIMONIO HISTÓRICO E CULTURAL DE PERNAMBUCO, alcançando êxito no início de 2017, através do Decreto de Tombamento da lavra do então Governador Paulo Câmara.

Com isso esperava-se em consequência que houvesse a tão propalada e sonhada RESTAURAÇÃO do prédio. Entretanto, lá se vão cerca de quatro anos e nada... Colocam-se placas como inicio de trabalho que logo se enferrujam com o tempo e como resultado apenas escoraram as suas principais paredes com peças de madeira, vez que o telhado não mais existe. A estrutura continua fechada e lacrada para que ninguém venha a sofrer um acidente no seu interior. Não há previsão de quando a reforma sairá das folhas de papel do Governo de Pernambuco.

Assim sendo, a ABLAC – ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS E ARTES DO CANGAÇO, dentro das suas atribuições estatutárias, manifesta por elaborar um REQUERIMENTO JUNTO AO MINISTÉRIO DA CULTURA PELA SUA INTERFERÊNCIA NA PROBLEMÁTICA com a consequente pronta Restauração do Prédio da Antiga Força Pública – Batalhão de Floresta, situado na Praça Major João Novaes, nº 251, no centro histórico desta cidade por sua declarada importância ambiental, urbanística, histórica, turística, arquitetônica e cultural, não só para o município de Floresta, mas para o estado de Pernambuco e do Brasil, fazendo justiça aos grandes homens que por ali passaram em tempos de lutas, assim como trazendo divisas para os dias atuais.

Desse modo, solicitamos dos Gerentes e Nobres Membros desses grupos de Facebook que tratam da nossa cultura Nordestina, as suas aquiescências avalizando os nossos propósitos com os devidos comentários pertinentes, para que sejam juntados aos autos afim de fortalecer a nossa PETIÇÃO.

Aracaju, 14 de junho de 2021.

Archimedes José Melo Marques

Presidente da ABLAC

 https://www.facebook.com/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário