Por José Mendes Pereira
Na literatura cangaceira existe uma ideia que poderia acabar com o cangaço do nordeste do Brasil de uma vez por toda. E ela teria saído da boca do célebre ex-cangaceiro Antônio Silvino. Não tenho a fonte, mas vale lembrar ao leitor que não é invenção minha, pois ela está lá no estudo cangaceiro.
Os estudiosos do cangaço sabem que as minhas palavras empregadas a seguir, não fugirão do sentido do que possivelmente afirmou o ex-cangaceiro Antônio Silvino, porque não disponho da fonte para reproduzir as palavras originais, que foram mais ou menos assim.
Certo dia um repórter teria perguntado ao famigerado cangaceiro o seguinte:
- Qual será a melhor maneira de colocar um ponto final no cangaço nordestino, senhor Antônio Silvino?.
E ele sem gaguejar, respondeu:
- Para que o cangaço tenha um fim de uma vez por toda senhor, basta acabar com a rede de coiteiros. Perseguir esta rede, até que os membros dela cheguem ao ponto das suas desistências de protegerem cangaceiros. Sem coiteiros, o cangaço não tem como seguir a sua estrada, porque tudo fica difícil para os marginais. Como eles irão adquirir alimentos e o necessário para se manterem dentro da caatinga?
Mais uma vez, esta informação não é invenção minha. Não disponho da fonte, mas lá está registrada. Sou um estudante do cangaço que abomino histórias sem fundamentos, e que venham atrapalhar os bons trabalhos que os pesquisadores, escritores e cineastas têm feitos aos longos anos de seus estudos e pesquisas, com muitas responsabilidades.
http://blogdomendesemendes.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário