Por:Manoel Severo
Ao lado do pesquisador e escritor Magérbio de Lucena, participando do mais tradicional programa de rádio do Cariri; Jornal do Cariri, do jornalista Antônio Vicelmo; naquela oportunidade estávamos realizando a divulgação promocional do Cariri Cangaço 2010. Magérbio de Lucena acabara de contar um pouco mais sobre o "fogo da Piçarra" quando tombou sem vida o cangaceiro Sabino e nós estávamos discorrendo sobre a Programação do Evento para aquele ano, que aconteceu no mês de agosto.
Ao lado da professora Anna Christina, professora da URCA e Diretora do Ponto de Cultura Lira Nordestina e do artesão José Lourenço. Naquele momento estávamos fechando a aquisição de 150 das famosas sandálias do Cariri Cangaço; presente do município do Crato aos participantes do evento no ano de 2010. A arte em xilogravura, gravada em sandálias de borracha, tipo havaianas, traz as figuras de Lampião e Maria Bonita. criação de José Lourenço.
Uma das mais tradicionais famílias do Cariri, também do berço dos Terésios, é a família Macedo, da lendária Marica Macedo do Tipi, protagonista de um dos principais épicos de nossa região: O Fogo do Taveira. Naquela noite, ao lado dos confrades Ângelo Osmiro e Aderbal Nogueira, fomos recepcionados para jantar pelo escritor Vicente Landim de Macedo, autor de Marica do Tipi.
O Grupo Empresarial Porto Freire promoveu a Exposição Cangaceiros, em seu Centro Cultural em Fortaleza. Para o lançamento, além das presenças da jornalista Vera Ferreira, neta de Lampião e do produtor Ricardo Albuquerque, o GECC se fez presente através de seus sócios; Ângelo Osmiro, Manoel Severo, Aderbal Nogueira, Edilson Cláudio, Haroldo Felinto, entre outros.
Em outra oportunidade novamente vamos abrir a tampa do
Baú de nossas lembranças !
Manoel Severo
https://cariricangaco.blogspot.com/2011/12/abrindo-o-baulembrancas-de-2010.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário