Por Darlan Valverde
Me encontrei com um passado que por muito permeou-se o desamparo, o medo, o sofrimento e a violência sertaneja. Cenário tomado por uma delirante e arrebatadora paisagem, a cidade de Piranhas maternou um sísmico fenômeno cultural conectando memórias através de várias idades, cores, pensamentos e linguagens; falou-se ali então um único idioma: Cariri Cangaço.
Essa multiplicidade de afetos e pessoas alcançou o coração de todos presentes numa memorável experiência para a vida. A didática peregrinação pelas ruas da cidade, cantando e contado os fatos ali acontecidos chancela o sucesso dessa festa de conhecimento.
O descanso do grande escritor Antônio Amaury, que finalmente agora navega eternamente nas históricas águas do majestoso Chico, emocionou até o canto da aves. A trilha para a Grota do Angico traduziu, na verdade, uma espécie de romaria do saber; trago em minha bagagem desse magnífico evento algo muito precioso, algo que não se encontra em qualquer baú de ouro.
Trago em meu embornal a raríssima importância de novos amigos que ali conheci, chego energizado, faminto por devorar meus novos livros autografados por autores incríveis que tive o imensurável prazer de conversar e conhecer. Cariri Cangaço é sinônimo de tudo isso e muito mais, amplifico-me nessa manifestação que tem a ciência, a poesia, arte e muito amor como respaldo.
Obrigado Cariri Cangaço !
Darlan Valverde, 03 de agosto de 2022 Senhor do Bonfim - Bahia, Brasil.
http://blogdomendesemendes.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário