Clerisvaldo B. Chagas, 3 de agosto de 2022
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica: 2.745
Meu amigo quer fazer um churrasco, mas não sabe a melhor carne a ser usada. Independente do preço muita gente não sabe também qual é o melhor pedaço do boi. Essa polêmica presenciei nos anos 60 entre boiadeiros e fazendeiros. Cheguei à conclusão que todo o questionamento é questão de gosto. Um dizia: “A melhor carne do boi é a chã de fora”. Era rebatido: “De fato é gostosa, mas é dura, prefiro a chã de dentro”. Um terceiro: “A melhor carne é o filé”. Novo rebate: “Não gosto, só fede a mijo”. Resolvemos dá uma forcinha, mas continua sendo uma questão de gosto. As carnes geralmente são chamadas de primeira e de segunda conforme a parte do boi de onde é retirada. A traseira é considerada de primeira e ali estão as chamadas carnes nobres; a dianteira são as de segunda, mais ou menos assim distribuídas:
Na traseira da rês estão, de cima para baixo na anca do boi: Picanha, lagarto, chã de fora, chã de dentro, patinho. Mais abaixo Alcatra, maminha da alcatra, fraldinha, ponta de agulha e músculo
Dianteira: Acém, pescoço, peito, paleta (perna).
No meio da rês: de cima para baixo: filé mignon, filé de costela, contrafilé, capa de filé e aba de filé.
Assim fomos a um churrasco delicioso e na medida, como dizem por aqui. Mas o comandante da festa diz: “Não perguntam nem que tipo de carne está no prato?”. E nós: “Quando terminar a brincadeira, perguntaremos”. Parece até um sacrilégio falarmos sobre churrasco no Brasil nesses dias em que muita gente estar passando fome, comprando osso e vendo carne de boi somente na propaganda.
Mas no Brasil, o boi estar representado em todas as Grandes Regiões, até mesmo na Amazônica onde o gado é introduzido na marra. Quem não gosta do boi neste País, gosta da vaca. Quem lembra do filme “Vidas Secas”, baseado no livro de Graciliano Ramos?! Aparece um folguedo de Guerreiro onde o boi é cantado dramaticamente. E enquanto vamos exportando carne bovina para o resto do mundo, o preço do boi gordo dispara nesta nação e dá um coice dos diabos na refeição diária de boa parcela da população.
E com esse desembesto nos preços, churrasco agora só se for do Bumba-Meu-Boi que berra nos festivais de Maceió.
Nenhum comentário:
Postar um comentário