Acervo de Guilherme Velame Winzinger
Domingos
Gregório dos Santos, vulgo "Deus-te-guie", era baiano e entrou para o
cangaço ainda muito jovem. Aparece nas fotografias das entregas do bando de
Ângelo Roque em 30 de Março de 1940, ao major Felipe Borges de Castro, na
cidade de Paripiranga(BA). Mas Domingos já estava preso há pelo menos 5 dias e
tudo indica que tenha sido um mediador da entrega do resto do bando.
O cangaço já estava totalmente definhado e agonizando para o fim, o único bando de remanescentes de Lampião ainda ativo em Março de 1940 era o de Ângelo Roque. Outros cangaceiros agiam de maneira isolada, como exemplo "Zé Luiz". Em meados deste mês de Março de 1940 a volante comandada pelo incansável e valente Odilon Flor deu uma brigada com o bando de Labareda nas caatingas de Bebedouro(BA). O resultado deste combate é o fim do bando.
Em 26 de Março de 1940, anunciava o famoso jornal "A Noite": "Capturado, na Baía, perigoso bandoleiro".
"De Paripiranga, o capitão Felippe Borges de Castro, comandante do destacamento do Nordeste do Estado, enviou um radiograma ao Dr. Leôncio de Azevedo, titular da Delegacia de Ordem Política e Social, comunicando ter sido preso o temível bandido Domingos Gregório dos Santos, vulgo "Deus-te-guie", pertencente ao não menos temível como celebre do grupo de Ângelo Roque. A captura que constitui verdadeiro feito para as forças volantes, ocorreu nas caatingas de Bebedouro, município de Geremoabo. O autor da inesperada e sensacional prisão do bandoleiro foi o contratado Laert que apreendeu em poder de Domingos Gregório, 1 rifle calibre 44, com 144 cartuchos e 1 mosquetão, tipo 1908."
4 dias depois dessa matéria, o chefe Labareda junto com os outros cangaceiro, se entregam ao Major Felipe Castro de Borges em Paripiranga(BA).
Fonte: "A
Noite", "O Imparcial".
https://www.facebook.com/groups/179428208932798
http://blogdomendesemendes.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário