Por Geraldo Júnior
Embora identificado na tradicional fotografia do bando de lampião em limoeiro do Norte/Ce tirada em 15 de junho de 1927, alguns pesquisadores/historiadores afirmam que o cangaceiro Menino de Ouro foi ferido gravemente durante a tentativa de invasão à Mossoró/Rn e que veio a falecer durante a fuga, antes de chegar à Limoeiro do Norte/Ce, sendo enterrado em terras cearenses.
Segundo
o pesquisador/escritor Antônio Amaury Corrêa de Araújo, Menino de Ouro não foi
o cangaceiro que foi morto nessa ocasião, e que inclusive esteve pessoalmente
com ele há algumas décadas atrás.
Pesquisador e escritor Dr. Antônio Amaury Corrêa de Araújo
Um detalhe que devemos observar
com atenção é o fato de todos os moradores da região da Lagoa do Rocha (Chapada
do Apodi) em Limoeiro do Norte/CE., serem unânimes em afirmar que o cangaceiro
que foi ali enterrado é realmente o “Menino de Ouro”. Inclusive, o próprio
senhor que serviu de guia para Lampião até Limoeiro, afirmou ser o referido
cangaceiro.
Onde está a verdade nisso tudo? Será mais um enigma não solucionável do cangaço? Na imagem acima em destaque (círculo), aquele
que é apontado por alguns como sendo o cangaceiro Menino de Ouro. Observem que
na foto ele está identificado como “Alagoano” - (Informações de: Geraldo
Antônio de Souza Júnior - administrador do grupo O Cangaço).
ADENDO:
http://blogdomendesemendes.blogspot.com
Por José Mendes Pereira
Menino de Ouro é o nº 25 e sua foto está com um círculo
Não sou um grande conhecedor do cangaço e muito menos querer ser, sou apenas um estudante que muito erra, aqui acolá acerta, mas acho que o pesquisador e historiador Dr. Antonio Amaury tem suas razões sobre o cangaceiro Menino de Ouro.
O pesquisador Geraldo Júnior disse: “Segundo o pesquisador/escritor Antônio Amaury Corrêa de Araújo, “Menino de Ouro” não foi o cangaceiro que foi morto nessa ocasião (referindo-se após a saída da frustrada tentativa de assalto à Mossoró), e que inclusive esteve pessoalmente com ele há algumas décadas atrás”. - https://www.facebook.com/groups/ocangaco/?ref=ts&fref=ts
Escritor Antonio Amaury
Dona Francisca da Silva Tavares é a viúva de Antonio Luiz Tavares, o cangaceiro Asa Branca, a segunda esposa do mesmo.
Asa Branca.
Asa Branca nasceu no dia 10 de janeiro de 1902 e faleceu de problemas cardíacos em Mossoró, no dia 02 de novembro de 1981, sendo que os seus restos mortais repousam no Cemitério São Sebastião em Mossoró, aos fundos do túmulo de José Leite de Santana, o ex-cangaceiro Jararaca.
Francisca da Silva Tavares viúva do cangaceiro Asa Branca
Dona Francisca reside aqui em Mossoró no Estado do Rio Grande do Norte, e sempre que eu tenho um tempinho, a visito em sua casa. Excelente senhora, educada e muito simpática.
Foi me contado por ela o que segue, mas não sei se for preciso, se ela continuará contando do jeito que me contou em sua casa, porque as pessoas às vezes mudam os seus depoimentos, mas certo dia, acho que já se foram dois anos quando ela me falou o seguinte:
Quando ela morava em Macaíba, no Estado do Rio Grande do Norte, 41 min (29,0 km) da capital Natal, segundo ela, o ex-cangaceiro “Menino de Ouro” morava vizinho à sua casa, e muito ajudou ao casal criar seus filhos, pois eles estavam em dificuldades financeiras, e como ele não tinha família, isto é, filhos, o que ele adquiria referente a alimentos, sempre levava para sua casa, no intuito de ajudar o “Asa Branca” sustentar a sua família.
Perguntei se quando eles saíram da cidade de Macaíba se o cangaceiro “Menino de Ouro” havia ficado lá. Ela disse que ele ficou morando lá, mas não soube mais o seu destino. Esta foi a informação que foi dada por ela sobre o cangaceiro “Menino de Ouro”.
http://blogdomendesemendes.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário