Por Manoel Severo
Wescley Rodrigues, Honório de Medeiros e Manoel Severo, em Nazarezinho
Mesa de Abertura do Cariri Cangaço Parayba 2014 em Nazarezinho
Prefeito Salvan Mendes entrega Diploma a Iris Mendes Medeiros
As primeiras palavras do curador do Cariri Cangaço, Manoel Severo, foram para ressaltar "a grande satisfação de novamente está em Nazarezinho, a partir do esforço de Wescley Rodrigues, Iris Mendes e César Nóbrega, numa demonstração de que quando há o trabalho sério e determinado as coisas realmente acontecem e que seja um exemplo para a luta pela restauração da casa do Jacu"; já o prefeito de Nazarezinho, Salvan Mendes, reafirmou a disposição do poder público municipal em "se esforçar dentro das possibilidades do município na direção da restauração e tombamento do Jacu e fazer inclusive daquele patrimonio um lugar de turismo, unindo o artesanato, a comida, etc". Novamente o representante da FUNESC, Lau Siqueira, ressaltou "o grande trabalho que está sendo realizado pelo Cariri Cangaço no fomento e resgate dessa história e ainda mais na mobilização da sociedade para a restauração desses patrimônios históricos".
Ingrid Rebouças, Paulo Gastão e Elane Marques
Iris Mendes enterega Diploma a Ramon Batista
Lau Siqueira entrega o Diploma a Sra. Maria do Socorro Leon
Em seguida a primeira conferência da manhã trouxe a professora Maria do Carmo Pereira, descendente direta de João Pereira, do Jacu. Formando mesa ao lado de seu pai; Janduí Pereira, um dos herdeiros do Jacu, e do professor Wescley Rodrigues, Maria do Carmo nos apresentou muito do sentimento que habita o coração dos descendentes da família Pereira, mesmo depois de tantos anos do fatídico episódio que envolveu a morte de João Pereira e desencadeou a entrada de seu filho, Chico Pereira, no cangaço.
Wescley Rodrigues, Maria do Carmo e Janduí Pereira
Maria do Carmo e Janduí Pereira
Janduí Pereira e o "pequeno Chico Pereira"
Honório de Medeiros
Zeca Aguiar, Manoel Severo e Tomaz Cisne
A nítida sensação de pertencimento ao lugar e às origens foi a tônica principal da conferência de Maria do Carmo Pereira. A cada frase, a cada palavra, podíamos sentir no calor da narrativa da Saga de Chico Pereira o quanto ainda se faz presente todo o sentimento. "João Pereira foi realmente um homem à frente de seu tempo, dedicado apenas à família e ao trabalho, era um grande empreendedor. Conciliador por natureza acabava angariando a atenção e respeito de todos, certamente por isso talvez tenha sido vítima dessa tragédia", afirma Maria do Carmo que ainda revela: "Nunca vou esquecer os momentos marcantes que tive ao lado de Padre Pereira; um homem sem igual, um intelectual inigualável, um ser humano único, e por ele, também, não podemos deixar essa história morrer".
Secretário José Cícero entrega Diploma ao prefeito Salvan Mendes
José Cícero, Dra. Francisquinha e Profa. Maria José
Guerhansberger Tayllor e Cesar Nóbrega
Jorge Remígio e Narciso Dias
Na oportunidade da Conferência da professora Maria do Carmo Pereira, foi lançado o livro de Elane Marques e Paulo Gastão sobre o processo de Acari contra Chico Pereira. "Não poderíamos lançar essa obra em outro lugar a não ser aqui em Nazarezinho e ainda por mais na presença de familiares tão próximos de Chico Pereira, para nós é uma grande alegria " Confirma Paulo Gastão .
Manoel Severo
Curador do Cariri Cangaço
Cariri Cangaço Parayba 2014 - Nazarezinho
http://cariricangaco.blogspot.com
http://blogdomendesemendes.blogspot.com
Parabéns Pesquisador Severo pela presença dos descendentes da família de Chico Pereira no evento por você organizado.
ResponderExcluirAntonio Oliveira - Serrinha