Seguidores

terça-feira, 24 de novembro de 2020

FALECEU EM SÃO PAULO IRMÃ DO CANGACEIRO LUIZ MACÁRIO, CABRA DE CONFIANÇA SINHÔ PEREIRA

Por Junior Almeida

Escritores Frederico Pernambucano de Melo e Júnior Almeida

Faleceu na manhã desta terça-feira (24), na Santa Casa de Misericórdia de Santo André, São Paulo, onde estava internada, a senhora Maria Auxiliadora Macário (foto), de 92 anos, vítima de um AVC – acidente vascular cerebral – sofrido na última sexta-feira, dia 20, em sua residência.

Auxiliadora era irmã caçula do célebre cangaceiro Luiz Macário, lugar tenente de Sinhô Pereira, e por esse motivo, ela, junto com suas irmãs mais velhas, saíram de Pernambuco para o Sudeste do país ainda na juventude, pois toda família vinha sendo perseguida pelas Forças Volantes que combatiam o cangaço.

Maria Auxiliadora Macário

Macário era cabra de confiança de Sinhô e foi abatido pela volante comandada pelo bravo capitão Zé Caetano, na Fazenda Carnaúba, em São José do Belmonte, em 24 de agosto de 1921, combate que se celebrizou por ser o batismo de fogo dos irmãos Ferreira, Antônio e Virgulino, futuro Lampião.

Lampião e Antonio Ferreira

Segundo Nertan Macedo, Sinhô Pereira teria dito aos jovens cangaceiros:

Vão lá no Bom Nome e digam ao Zé Caetano que se ele quiser brigar, que venha aqui ou marque qualquer lugar para a luta, pois nós estamos com muita vontade de brigar. Dê o recado na presença de muita gente, pois se disserem a ele, sozinho, ele não vem.

Escritor Nertan Macedo

Só uma pequena observação quanto essa passagem da História do cangaço: é consenso entre os estudiosos do tema que tal convite para briga existiu, porém, segundo Ronald Vieira, neto do major Chico Vieira, sobrinho de Sinhô Pereira e proprietário da Fazenda Ipueira, que quem levou o recado do cangaceiro para o comandante da volante não foi os Ferreira, e sim um meninote de nome “Zé do Major”, que assim era chamado por ter sido criado pelo major Chico Vieira.

Conta-nos Ronald Vieira que:

O jovem estava de passagem pela Carnaúba com destino a Bom Nome, e foi incumbido por Sinhô Pereira de levar o desaforado recado e que Zé do Major era bastante mal criado, e que depois dele ser o portador do “convite” para brigar, feito a Zé Caetano, major Chico Vieira perguntou-lhe porque tinha dado tal recado, tendo o jovem respondido ser bem mandado. O major então pegou uma peia, e lhe disse que sendo ele bem mandado, escolhesse comer merda ou levar uma surra, ficando o atrevido moleque com a segunda opção.

https://www.facebook.com/photo/?fbid=3245482825563534&set=gm.1519309838277955

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário